sexta-feira, 22 de junho de 2012

A génese do burnout


Níveis de stress afetam relação com os alunos

Comentário: Os elevados níveis de stress a que os professores estão sujeitos obviamente que afetam a relação profissional com os alunos, mas o problemas ultrapassa imenso o âmbito do local de trabalho. 

Mas voltando ao cerne da questão, afinal quais serão os principais fatores de criação de stress nos professores?

O estudo fala em dificuldades na gestão de conflitos com os pais e os alunos em ambiente de sala de aula, assim como a desmotivação para o estudo por parte dos alunos e a pressão para o sucesso. Poderia ainda acrescentar outro não referido no artigo (mas que até certo ponto se encontra implícito) e que se relaciona com a hiperburocracia. 

Mas falta a principal fonte de stress nas escolas...

Os nossos colegas de profissão! Pelo menos para mim, não é a indisciplina dos alunos ou a burocracia que me deixam em estado de burnout, mas sim determinadas atitudes de colegas de profissão. Essas sim desgastam, moem, acumulam e (em muitos casos) deixam-nos à beira de um ataque de nervos.


22 comentários:

  1. Corretíssimo! Mas disso não convém falar! Alguns parece que "andem" a minar a paciência de outros para ir bufar na Direção e almejar "tachos e panelinhas", turmas bonitinhas e horários queridinhos!
    Um nojo!

    ResponderEliminar
  2. Não posso estar mais de acordo.

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente, o síndrome de Burnout é real e falo por experiência prória. É das piores coisas, e não desejo a ninguém essa situação. Sentimo-nos incapazes de lidar com as coisas mais insignificantes da vida e a recuperação é lenta, (se é que algum dia volatremos a ser como éramos)!
    Efetivamente, para além dos alunos, a buracracia excessiva, as constantes alterações de legislação, métodos de trabalho, etc., etc., levam uma pessoa a um verdadeiro descarregar de baterias. E depois há que lutar também contra as profunadas injustiças e dsigualdades de tratamento às quias vamos, infelizmente, assistindo entre os próprios colegas! è relamente lamentável que enquanto educadores estejamos também a ficar cad vez mais desprovidos de valores como a solidariedade, a justiça, a cooperação, a interajuda,...

    ResponderEliminar
  4. Peço desculpa pelos erros no comentário anterior. Só depois de publicado é que me apercebi das falhas.

    ResponderEliminar
  5. Se as coisas são um pequeno "inferno" para os professores do quadro, imaginem para um contratado. Para além de serem tratados como estagiários por muitos colegas dos quadros (apesar de terem anos e anos de serviço) têm constantemente a "corda ao pescoço". Andam o ano todo a "saltitar" de agrupamento em agrupamento. Só neste ano letivo lecionei em três escolas diferentes. Na última escola em que estou, para chegar a casa ao fim de semana, tenho que apanhar quatro transportes diferentes. Isso sim é stressante.
    Sei perfeitamente que a maioria dos professores dos quadros também passou por isso, mas pelo menos tinham alguma esperança de ingresso nos quadros. Quanto aos contratados atuais, depois de anos e anos de sacrifício, o que os espera é o desemprego garantido. Isso sim é stressante...

    ResponderEliminar
  6. Absolutamente de acordo.

    ResponderEliminar
  7. Tal como o colega anónimo das 10:27, também eu estou a sofrer do Síndrome de Bournaut. Este ano só consigui trabalhar até ao fim do mês de Fevereiro e até ao momento estou de atestado médico. Também concordo que para além da burocracia, das atitudes dos alunos, o mais difícil de suportar são as atitudes dos pais e das colegas de profissão, onde incluo a Direção. No meu agrupamento nota-se um prazer enorme em desgastar, pisar, humilhar, arranjar conflitos com os colegas.É triste chegarmos a esta situação. O conselho que dou aos colegas que sofrem ou poderão vir a sofrer de Bournaut é que aos primeiros sintomas. não hesitem em pôr atestado médico. É um problema de saúde muito grave e não tentem como eu fiz pensar que são fortes e que amanhã tudo vai passar. Nada disso. E ninguém vos agradece.

    ResponderEliminar
  8. Quando escrevi "as colegas" queria escrever os colegas de profissão.

    ResponderEliminar
  9. De repente parece que estão a falar do meu agrupamento!!! Eu também estou de atestado desde Janeiro. Nunca fui tão humilhada em toda a minha vida e quanto às minhas colegas do 1º departamento... continuo a dizer-lhes o mesmo - nada! Mas a minha direção gosta de uma boa cusquice, passo a expressão!

    Stress?! Tinha de fugir, ou então iria agredir fisicamente os alunos que me insultavam e as colegas que fazem de conta que os seus alunos se portam bem...

    ResponderEliminar
  10. Concordo com o anónimo das 11:35. Se os professores efetivos sofrem de stress imaginem os contratados. Dirão os especialistas: pois, mas esses não são professores, logo não podem dar-se ao "luxo" de ficarem doentes. Ficam com as piores turmas, trabalham em várias escolas ao mesmo tempo, não têm direito a reduções, nem a um vencimento digno das funções que desempenham e, depois de vários anos a penar são corridos para o desemprego. Os contratados são de FERRO. Só pode.

    ResponderEliminar
  11. Quando nos quiseram dividir em titulares e não titulares fomos à luta. E vencemos?
    Parece que não. Perdemos.
    Agora sim estamos divididos, somos todos professores mas perdemos a capacidade de ouvir o outro, lutar por nós e pelos outros.
    Se aumentam os dias da componente lectiva anual então só podemos todos ter uma atitude que é cumprir rigorosamente as nossas 35 horas de trabalho semanal.
    Não é esse o horário de todos?

    ResponderEliminar
  12. nao percebo pq se continua a querer DIVIR

    contratados ### do quadro

    falem das vossa "desgraças" mas nao dividam ,,, cada um sabe de si

    so se enterram mais

    ResponderEliminar
  13. Pelos comentários deixados, continua a verificar-se, infelizmente, aquilo que havia dito antes: divisão e falta de solidariedade e ajuda entre colegas!
    Parece que em vez nos preocuparmos com a triste realidade vivenciada no nosso sistema educativo e com os problemas que conduzem à situação de stress/burnout e as suas dramáticas implicações pessoais e profissionais, estamos a discutir quem é mais afetado: contratados ou efetivos?Até numa questão de saúde parece que há pessoas que preferem dividir as hostes.
    Na verdade, TODOS somos professores e se pensam que os do quadro têm todas as mordomias, deixo-vos com um exemplo:
    - sou do quadro e estou colocado a 300 km da residência habitual;- - há 20 anos que não sei o que é dormir em casa própria, a não ser nos fins de semana e nas interrupções letivas, que agora também vão (quase) acabar;
    - continuo a concorrer sempre que possível e a passar pelo "stress" de saber o resultado dos concursos;
    - passo a semana longe da família e dos filhos, pois para educar os dos outros acabo por não poder cuidar dos meus, já que com ensino noturno atribuído e com um ordenado de 1200 euros não dá para pagar duas casas e ainda por cima uma ama noturna ou alguém que esteja disponível para ficar com as crianças até ao final das longas reuniões que temos;
    - sou DT e tenho cursos regulares, CEF e turmas PCA;
    etc., etc.
    Estes são apenas alguns dos exemplos para comprovar que a única diferença enter contratados e efetivos era até agora a certeza de que, em setembro, se tinha horário, mas nem isso já é garantido.
    Portanto, apelo a todos para que sejamos mais unidos e juntos lutemos por um ensino de qualidade e condições de trabalho dignas!

    ResponderEliminar
  14. Para a/o idiota que pensa que ter um esgotamento e entrar em depressão é um luxo dos professores do quadro envio o meu lamento. Sou do quadro há vários anos, mas também já tenho os meus kms na dita carreira docente! Sou do quadro e a mim também me dão o «lixo» que os que são da cor da direção não querem... Sim, sou docente e não aguentei a pressão, mas esta falta de solidariedade assusta-me mais do que a certeza que tive de que todos estamos a um passo da loucura, a distância de um clik! E eu sou mais importante do que isso, por isso, se não aguentar continuarei a procurar ajuda médica porque os meus colegas, na sua maioria, viram-me as costas...

    ResponderEliminar
  15. enquanto o nosso País,continuar a ser governado por politicos incompetentes,será assim...
    há 40 anos não havia estas injustiças,garanto-vos.
    havia legislaçao que se cumpria,havia direitos ,hoje há exploraçao do mexilhao ...aparecem as depressoes; e,como soldado doente não serve o rei ,vai para a rua,dá geito e entra o amigo...

    ResponderEliminar
  16. A 31 de Agosto o meu BurnOut começa e vai aumentando progressivamente no mês de Setembro até saber onde vou parar e o que me vai acontecer nesse ano...este ano o meu BurnOut começou mais cedo e piora a cada novidade deste governinho que sorri e fala com falinhas mansas ao mesmo tempo que nos dá uma facada nas costas!

    ResponderEliminar
  17. Pelo que li ... os professores estão todos malucos... ignoram os abusos e faltas de respeito que fazem aos próprios colegas!? Que valorem transmitem estes colegas bestas aos alunos? Na minha escola é de facto uma cópia do que falaram em comentários anteriores... os colegas vivem só do seu EGO , são preconceituosos, egoístas, não há sentimento de união...anda tudo a lamber as botas do chefe. BRRR estarei a viver na idade média, com tanto VASSALISMO? E faço um alerta os colegas contratados têm muito a mania... nem sequer cumprimentam os mais velhos. É vergnhoso.

    PROF. DO QUADRO, 35 anos.

    ResponderEliminar
  18. QUANTO MENOS FALAREM MELHOR .NUMA EMPRESA .... É SÓ TRABALHO E TRABALHADOS.
    A ECONOMIA SOBE É COM VASSALAGEM E NEGÓCIOS.
    ASSIM,ESTAMOS.

    ResponderEliminar
  19. Sinceramente, não entendo estes dois últimos comentários... vassalagem? negócios?... enfim...

    ResponderEliminar
  20. Colega Ricardo

    Este post vem mesmo a propósito do que também se passa comigo e na escola onde estou...

    Vou tentando enganar o burnout com faltas por tempos em dias em que sinto mais em baixo, e com atestados médicos curtos (5 dias/7 dias) quando começo a sentir vontade de partir a cara aos alunos e de mandar os "lambe-botas, perfeito-efientíssimos" colegas...

    Hoje então foi uma tarde "genial", com um conselho de turma do 7ºano de 2horas e meia, presidido por uma DT que foi feita para a burrocracia do MEC...Para além disso adora ouvir-se a ela própria (fala, fala, fala...) e para lá de muitos sorrisos vem ao de cima a faceta autoritária e chantagista...

    Este país está entregue a bichos, onde tudo fede.

    ResponderEliminar
  21. correcção * de mandar os "lambe-botas, perfeito-eficientíssimos" colegas à m**** ...

    ResponderEliminar