quarta-feira, 2 de maio de 2012

A "moda" das aulas assistidas

Há algumas semanas atrás o Arlindo publicou este post
Mas o Arlindo enganou-se. Estas aulas assistidas não só não estão relacionadas com a ADD como vão virar "moda" em (quase) todas as escolas, nos próximos anos.   
Podem encontrar a origem e o objectivo desta "moda" neste documento da IGEC. 








(Cliquem na imagem para aceder diretamente ao documento)


Nota final: Se, por acaso, devido a alguma "amnésia temporária", não se "recordam" do significado de alguma das expressões presentes no documento, podem aproveitar para treinar algo que a maioria dos colegas ensina aos seus alunos, a pesquisa de informação. 

15 comentários:

  1. "Acompanhamento e supervisão da prática lectiva", aqui está a moda...Será que me safei da nota final "malandreca"?

    Cielita

    ResponderEliminar
  2. Clelita

    Qual nota final "malandreca"? ;)

    ResponderEliminar
  3. A nota final do post... Cheia de carisma e diabrura. Diabinho, como sempre!

    Cielita

    ResponderEliminar
  4. Cielita
    Só a pedi a alguns colegas mais "esquecidos" que pratiquem algo que ensinam aos seus alunos! ;)

    ResponderEliminar
  5. Por aqui perto, as escolas que já tiveram avaliação externa este ano, obtiveram a pior classificação (umas BOM, outras apenas SUFICIENTE) no parâmetro "PRESTAÇÃO DO SERVIÇO EDUCATIVO", alegadamente por não desenvolverem esse "Acompanhamento e supervisão da prática lectiva" que consta do referido parâmetro.
    A minha escola vai ter a dita avaliação externa em breve. Estamos com vontade de perguntar à IGE se justifica as faltas dos supervisores, para que possam supervisionar regularmente, deixando os seus alunos sem aula. Caber-me-ia essa tarefa, caso a quisesse desempenhar ou ma impusessem, mas tenho 20 horas lectivas. Deixaria turminhas de 30 alunos, periodicamente, sem aulas de Português, para ir supervisionar colegas?!?
    Não há pachorra!

    ResponderEliminar
  6. Neste caso como "o acompanhamento e supervisão da prática letiva" visam a AEE, todos vão ter “Exçalente”, caso contrário algo não estaria a funcionar… O “acompanhante/ supervisor” quer-se eficiente, eficaz, proativo, modelo a seguir… Ironia minha!

    Cielita

    ResponderEliminar
  7. Cletita
    O problema da sua ironia é que confunde supervisão com avaliação.
    O supervisor não é um avaliador e, por isso, não é um modelo a seguir.
    A sua ironia também revela uma coisa.
    Muitos colegas esquecem-se que a supervisão é muito mais antiga que a ADD. Era e é uma das funções dos antigos delegados de grupo e dos actuais coordenadores de departamento. Se calhar o problema é que ela raramente foi realizada. E agora vai ser aplicada à força e por isso e por ser confundida com a avaliação, muito mal compreendida e aceite.

    ResponderEliminar
  8. E que tal preparar umas aulas e uns testes!

    ResponderEliminar
  9. Advogado,

    Obrigadíssima pelo esclarecimento. Ah! Não tenho nada contra supervisão e avaliação desde que feita com seriedade, rigor e imparcialidade.

    Cielita

    ResponderEliminar
  10. a treta do "Acompanhamento e supervisão da prática lectiva" é um dos pontos que as equipas de inspetores questionam.

    isto não se refere ao modelo de avaliação de desempenho.

    para eles é um elemento de recolha de elementos/ partilha de experiências entre colegas. blá blá e e...

    ResponderEliminar
  11. os delegados, os coordenadores...esses exemplos de boas práticas...de qualidade do ensino e da relação pedagógica...cala-te boca!

    ResponderEliminar
  12. O acompanhamento e supervisão da prática letiva, não são aulas assistidas, dito pelas inspetoras que avaliaram o meu agrupamento em março deste ano. Tem a ver com as planificações: concepção, execução (se estão a ser cumpridas) e avaliação das mesmas, durante todo o ano letivo e não somente para a ADD.
    Agora como é que os diretores vão interpretar a questão é oura história...

    ResponderEliminar
  13. Na minha escola isso já acontece. temos reuniões para falar sobre estratégias e divulgar o que fazemos. Colocamos dúvidas, partilhamos materiais. Acaba por ser interessante

    Grace

    ResponderEliminar
  14. Se este visse então os planos de recuperação, às centenas e todos iguais..
    http://www.profblog.org/2012/05/relatorios-metro-e-ver-qual-e-escola.html#more

    ResponderEliminar
  15. muito bem dito, Albertina.
    até que enfim alguém fala dessa praga que são os planos de recuperação e de acompanhamento... que não são mais do que uma forma de desresponsabilizar o aluno pelo seu pouco ou nulo empenho na aprendizagem...
    mudança a esse nível é urgente.
    o ridículo chega ao ponto de em fevereiro, os professores ficarem presos à cruzinha que fez ou não fez...
    dava jeito nessa altura consultar um vidente para saber qual será a evolução de muitos alunos até junho...

    ResponderEliminar