terça-feira, 17 de abril de 2012

Sem dinheiro para "Viagra", certamente serão ainda mais disfuncionais

Mega-agrupamentos não serão disfuncionais

Comentário: Segundo Nuno Crato, os novos agrupamentos não darão origem a disfuncionalidades... Pois. Se os atuais mega-agrupamentos já são disfuncionais, os futuros ainda o serão mais. O tamanho conta (isto hoje não está a correr bem ao nível das analogias. Eh eh eh) e a continuarem as agregações receio que um dia destes se tornem de difícil gestão.

O ministro da educação fala em racionalidade... Não o deveria fazer. Existe outra palavra melhor e mais adequada: economia. 

5 comentários:

  1. Ricardo, quanto menos megas tiveres, mais terás de pagar. Ora puxa aí da calculadora e atenta nisto: Para cada 1200 alunos temos um diretor, um subdiretor, 3 (três que foi a conta que Deus fez) adjuntos e dois (ou três) assessores. Ora multiplica. Esse Sócrates foi um verdadeiro visionário (Almeida Santos que o diga)! Nem formação! Qual quê?!Um bacharelato e estaria capaz de ser adjunto; desde que arrajasse votos com fartura para a causa, tudo bem. Caro, tudo isto nos fica muito caro!...

    ResponderEliminar
  2. É na verdade uma questão de economia, mas para além disso é uma questão de bom senso. Então faz sentido pagar-se a um adjunto que nem fez formação e cortar-se o subsídio a um professor qualificado?! Sócrates criou essa legião de gente a lidar com papéis para engrossar o partido. De resto não faz sentido nenhum essa escola burocrática em permanente festarola.

    ResponderEliminar
  3. Para quando a racionalização/economia no ensino superior? Não vejo o Crato preocupado (e sim preocupa-me) com os professores sem alunos no ensino superior... Sim, começando pelos politécnicos e acabando nas universidades é de bradar aos céus... Há professores sem alunos (OK, lá inventam uma meia dúzia de "orientandos" e mostram-se muito afadigados...) em Portalegre e Évora. É só uma amostra do que se passa no resto do país. "E o burro sou eu?"

    ResponderEliminar
  4. A vergonha continua…
    Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, Castelo Branco
    Concelho : Castelo Branco QZP : CASTELO BRANCO
    Grupo de Recrutamento : 420 – Geografia
    Motivo : Substituição (alínea a) do artigo 93º do RCTFP) Detalhe do motivo : Substituição por aposentação
    Tipo Duração : Temporário
    Número de Horas : 8 O horário irá para : Contratação de Escola
    1 Texto Habilitação académica (habilitação própria para o grupo de docência 12 pontos x 3; outras habilitações 5 pontos x 3)
    2 Numérica Graduação profissional (classificação académica + classificação profissional) = nota x 3
    3 Numérica Experiência profissional ( nº de anos de serviço x 1)
    4 Numérica Experiência de trabalho no Agrupamento (soma 1 ponto por cada ano letivo no grupo a que se candidata

    Habilitação própria dá direito a mais pontos!! A Habilitação Profissional é penalizada!!Enfim mais vale colocar o nome da pessoa na oferta de escola.

    ResponderEliminar
  5. certamente como seu blog, contudo, você tem que testar a ortografia em um bom número de seus posts. Alguns deles estão repletos de questões de ortografia e eu a achar que é muito incômodo para dizer a realidade, no entanto, eu certamente voltarei novamente.
    Vimax

    ResponderEliminar