terça-feira, 27 de março de 2012

Revisão curricular - Primeira análise (II)


Se aqui fiz uma análise sobre a variação da carga horária dos alunos, agora vou fazer uma análise e termos de carga horária dos professores.


No 2º ciclo, utilizando os dados fornecidos pelos colegas do Ad duo, com o fim do desdobramento de Ciências da Natureza (pelo que sei é pouco utilizado) e dos pares pedagógicos de EVT e o fim de EA (que também tinha par pedagógico)  serão menos 9 a 11 tempos no 5º e 9 a 11 tempos no 6º ano. Um total de 18 a 22 tempos!!!

No 3º ciclo, em que a Oferta de escola/TIC será semestral e com TIC no 9º ano apenas no próximo ano, o resultado será o seguinte:




No secundário, e não sabendo se haverá desdobramentos nas opções do 12º ano, o resultado será:




Nota: Cliquem nas imagens para ampliar.

8 comentários:

  1. Pelo que vi a Educação Tecnológica desapareceu no 3.º ciclo!! Como é que aparece no quadro "desdobramento ET/OE/TIC??!!

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  2. A ET fará parte das possíveis ofertas de escola. E como existe actualmente, resolvi colocar nessa parte da tablea para melhor compreensão das alterações.

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  3. não deveria constar tambem a redução de um tempo em EV do 9º ano?
    Hugo

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  4. Hugo
    Essa redução já está incluída na 1ª linha, assim como todas as restantes alterações que se vão manifestar no horário semanal dos alunos.
    As restantes linhas correspondem a tempos que não aparecem no horário dos alunos mas que se reflectem nos horários dos professores. É o caso da redução da DT e dos desdobramentos

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  5. Sou professor há mais de um quarto de século. Passei pelos Trabalhos Oficinais, continuei quando Educação Tecnológica era disciplina de opção com par pedagógico, fui colocado no 530 - Educação Tecnológica e agora QUAL É O MEU FUTURO COMO PROFESSOR COMO CIDADÃO COM 52 ANOS DE IDADE? quem me reponde?:-(
    Caros colegas do 530, não podemos que façam de nós os deserdados da Educação. Temos de lutar.
    EXIGIR QUE DA NOVA MATRIZ CURRICULAR DO 3º CICLO DESAPAREÇA "OFERTA DE ESCOLA" E EM SEU LUGAR EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA.
    Temos de LUTAR, MANFESTAR fazer ver que somos professores e não admitimos que nos impeçam de o ser.
    Temos de obrigar o poder político a dar uma solução e não descartar essa função para os Escolas com o sofisma do aumento da autonomia das Escolas.

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  6. Boas!
    Sou professor de Educação Tecnológica, e estou espantado (e triste/preocupado) com esta revisão curricular.
    Quais são as razões para o desaparecimento da disciplina no 3.º ciclo?
    Penso que é um retrocesso educativo, pois os alunos passam a não ter qualquer componente técnica no 3.º ciclo, que lhes serve de estímulo para continuarem os seus estudos nas vias de ensino técnicas/profissionais.
    Esta situação só poderá ser contornada, se houver orientações do MEC para que a oferta de escola seja de teor técnico/prático, preferencialmente de Educação Tecnológica.
    Também não entendo qual é a razão para a Educação Visual passar a ser obrigatória no 9.º ano. Será o lobby das artes a funcionar?
    Na minha humilde opinião, penso que o que se deveria ter feito no 3.º ciclo, seria criar duas áreas obrigatórias nos 3 anos, que seriam:
    Área Artística (Educação Visual + oferta de escola – artística)
    Área Técnica (Educação Tecnológica + TIC)
    Estas duas áreas teriam 90 min cada, e funcionariam em regime de turnos/semestral/semanal.
    Deste modo, todos os alunos teriam experiências nas áreas técnicas e artisticas, o que seria uma mais valia para a sua formação de base.
    Para finalizar, penso que esta reforma só aposta em teorias, e de teóricos que não sabem trocar uma lâmpada ou pregar um prego, estamos cheios!
    Só com teorias, o país não sai deste impasse!
    Precisamos de gente que saiba fazer!
    Dário Baptista

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  7. MUITO IMPORTANTE - PARA TODOS OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
    Contactei hoje (ao final da tarde) a Associação Nacional de Professores de Educação Tecnológica (ANAPET) e falei com a direção, prof. Adérito Gomes, e ele disse-me que esteve reunido (hoje à tarde) com o secretário de estado da educação, e que tem garantias que o MEC não esqueceu a disciplina e que demonstrou abertura para dar instruções às escolas para que no próximo ano letivo, as ofertas de escola sejam preferencialmente nas áreas técnicas e lecionadas por professores de ET.
    Ele disse-me também que o secretário de estado o convidou para fazer parte de um grupo de trabalho, que irá elaborar as diretrizes para as escolas atribuírem os docentes na disciplina de oferta de escola, consoante a sua área de formação.
    Temos que nos mexer, senão a disciplina cai no esquecimento, e a curto prazo acaba definitivamente!
    Os colegas de EVT mexeram-se (e bem), e conseguiram alguma coisa!
    Os colegas de TIC mexeram-se (e bem), e a disciplina aparece obrigatória no 7.º e 8.º ano!
    Para finalizar, ele pediu-me para divulgar a associação pelos colegas de ET, e para todos os colegas de ET lhe enviarem e-mails (ou o contactarem) com sugestões/propostas/reivindicações.
    Aqui ficam os contactos:

    http://aanapet.blogspot.pt/

    E-mail: direcao.anapet@gmail.com

    Tlm - 919480467 (prof. Adérito Sá Gomes - direção da ANAPET)

    Temos que nos unir, pois a união faz a força!
    Cumprimentos.
    Dário Baptista

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  8. Vamos lá recentare o debate:
    No quadros das escolas há um grupo de EV e um de ET.
    Os de EVT vão para onde? Para as Escolas primárias?
    Neste momento é o que interessa debater!
    Porque para leccionar EV estão lá o professores deste grupo e para leccionar ET estão lá os do 530.
    Quem explica este assunto?
    C.E.-530, AESMG

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