sábado, 10 de setembro de 2011

FNE justifica a assinatura do acordo

Se acederem ao sítio da FNE terão a oportunidade de ler a justificação dada para a assinatura do acordo que levou Nuno Crato a anunciar o novo modelo de ADD.

Como ainda me encontro na fase de "digestão" da notícia, não quero tecer comentários depreciativos ou fazer juízos de valor "a quente". Para já, interessa-me obter mais algumas informações extra, para além das que constam no novo modelo de ADD acordado ontem (aqui) e que possam constituir (de alguma forma) uma atenuante para mais um acordo feito a la minute.

Para já, apenas consegui encontrar uma novidade na justificação da FNE:

"(...) Mas este acordo ainda acaba com os efeitos negativos da avaliação de desempenho sobre a graduação profissional para efeitos de concurso. Em relação aos docentes dos quadros, os resultados da avaliação não se repercutem na graduação profissional, porque já têm expressão na redução da duração do escalão seguinte. No caso dos docentes contratados, as classificações de avaliação de desempenho positivas – Bom e Muito Bom – asseguram de modo igual o crescimento de um ponto na graduação profissional. (...)"

Novidade que ainda não consegui compreender mas que mesmo assim me parece algo estranha... Nos próximos dias, deverão aparecer mais informações e o documento do acordo. Nessa altura poderemos obter mais conclusões.

5 comentários:

  1. Estranho mesmo... Mas coisa boa não deve ser :-(

    ResponderEliminar
  2. Se todos os que tiverem um ponto por obterem Bom ou Mt Bom ficam todos com a graduação que tinham. Antes, só obtinha um ponto quem perfizesse 365 dias. Agora, se o ponto é atribuído a todos independentemente de não terem esse tempo de serviço, acho justo.
    A minha dúvida é saber se quem tem 365 dias tem 2 pontos. Se for assim acho injusto, dado que este ano praticamente só os que tiveram a sorte de renovar terão esses dias. Ficarão duplamente beneficiados.

    ResponderEliminar
  3. É verdade têm um ponto pela bom ou muito bom, e mais uma ponto de ano de serviço. E ainda podem ter ainda mais um ponto ou seja 2 pontos na graduação profissional se tiverem excelente.

    ResponderEliminar
  4. estranho é eu não conseguir localizar essa informação no texto que o min propôs e que os sindicatos divulgaram... será que foi novidade de última hora negocial?

    ResponderEliminar