sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Aumenta o número de alunos no 1º ciclo

De acordo com um email enviado às escolas (que pode ser lido aqui, mas também acolá), o número máximo de alunos por turma no 1.º ciclo do ensino básico, passa de 24 para 26. A argumentação é no mínimo "fraquinha", mas serve para cortar ainda mais alguns horários de professores. Não sei muito bem porquê, mas   prevejo que este número ainda possa aumentar para 28... Aliás, o céu é o limite quando a contenção orçamental na educação "fala mais alto" que qualquer "desvario no número de nomeações políticas".

Para quem não acredita, transcrevo de seguida o dito email:

"Na sequência de orientações de S. Exa. a Senhora Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, informa-se que, face à procura excepcional de matrículas em escolas do 1.º ciclo do ensino básico e às dificuldades sentidas pelas famílias, escolas e agrupamentos de escolas na colocação dos alunos, foi redefinido o limite máximo do número de alunos por turma neste nível de escolaridade.

Assim, as turmas do 1º ciclo do ensino básico são constituídas por 26 alunos, não devendo ultrapassar esse limite."

4 comentários:

  1. Agora, aos 26 alunos por turma, juntem dois ou mais anos de escolaridade e dentro destes vários níveis... belo panorama!

    ResponderEliminar
  2. Sou prof do 1 ciclo e no máximo tive 19 alunos. Com 26 será horrivel mesmo! Os prejudicados serão os alunos claro, principalmente aqueles que não têm grande apoio em casa porque na escola será «salve-se quem puder«...

    Enfim!

    Marta

    ResponderEliminar
  3. Muito mau mesmo. Depois apresentam-se as estatísticas, já que é disso que vive o país. Enfim...é tão mais fácil fazer as coisas quando se está sentado numa secretária como esses senhores estão..."26 alunos" está bom para as estatísticas, mau para quem quer ensinar, muito mau para quem está a aprender a aprender!

    ResponderEliminar
  4. Parece-me que os cortes ainda não terão terminado...

    ResponderEliminar