segunda-feira, 4 de julho de 2011

Santana Castilho arrasa Passos Coelho

Apenas por acaso ontem (3 de Julho de 2011) tive oportunidade de ver em directo, Santana Castilho na SIC Notícias, a criticar de forma absolutamente clara o programa do Governo para a educação. Para quem tem andado atento nos últimos meses, sabe perfeitamente os motivos de tão aguerrida intervenção...

Muito daquilo que Santana Castilho aborda e critica vai ao encontro das preocupações de muitos de nós, enquanto professores. Para ver, ouvir e reflectir...

16 comentários:

  1. Ainda não tinha visto.
    Lúcido.
    jk

    ResponderEliminar
  2. Olá Ricardo!
    Pelo que tenho ouvido, o que ele diz não vai "de encontro" ao que nós temos andado a dizer, mas sim "ao encontro de" ;) Pequenos grandes pormenores...
    Outra coisa (não sabia onde te questionar isto): ouvi agora uma colega de grupo dizer que a directora lhe tinha acabado de dizer (atenção que ela é do quadro) que não valia a pena entregar evidências para quem não tinha pedido aulas assistidas, porque não iria passar de "Bom"... Que achas disto? É mais uma prova de que os contratados (que hoje tiveram que entregar o relatório) vão corridos a "Bom" e nem vão dar-se ao trabalho de ler, não é?

    ResponderEliminar
  3. Olá Ricardo;
    Por acaso também vi a entrevista e pensei em ti e neste teu espaço fabuloso.Achei a entrevista muito lúcida e muito pertinente. Todos os professores deveriam ter acesso à informação que lá foi transmitida.
    Pena é que agora, talvez, já seja tarde demais. Com a maioria absuluta, já estámos a ver do que este governo é capaz. Alegra-me o facto de não me sentir responsável por ele lá estar, mas a verdade é que sofrerei as consequências como todos os outros.
    Fica bem!!!

    ResponderEliminar
  4. Peço desculpa pelo lapso"maioria absoluta e não absuluta"

    ResponderEliminar
  5. O dedinho fez uma pergunta que muitos colegas já me têm feito. Também não sei responder.Sou do quadro e não pedi aulas assistidas mas dizem-me que tenho de entregar evidências e duas planificaçõs de duas unidades lectivas.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada maria! Aqui A dedinho também apresentou as evidências, que era o que era pedido por Lei, mas como a minha directora faz o que quer e lhe apetece e não perde uma oportunidade para humilhar os professores, decidi "auscultar-vos" :)

    ResponderEliminar
  7. Arrasador!! Dedinho: entregue tudo, não confie na sorte que tem sido madrasta para os professores. A ADD varia de escola para escola, consoante a Direcção.

    ResponderEliminar
  8. Pena que o Professor SC só agora nos vena dizer muitas destas coisas. Mas estavam à espera de quê? O pessoal acreditou naquela carinha de escuteiro encartado que ia sempre dizer a verdade. Ora aí está ela: a(s) verdade(s) segundo Passos Coelho.

    Estamos entregues! Ou melhor: deixámo-nos entregar!

    Quanto às dúvida da "dedinho" e não só, vão por mim que fui PCE muitos muitos anos: não acreditem no que vos dizem; façam exactamente o que está na lei! Porque nunca se sabe.

    ResponderEliminar
  9. Para dedinho: Agradeço a correcção... Não são muitas vezes, mas de vez em quando acontece errar.

    Relativamente à questão que colocas, mesmo com essa eventual "recomendação" por parte da direcção da escola eu entregaria na mesma as evidências. Assim eu estaria de acordo com o regulamentado na legislação e ninguém teria desculpas para fazer "jogo menos limpo" na avaliação. Mas isso sou eu, que tento na medida do possível cumprir com a lei (e fazê-la cumprir, mesmo que seja meu "patrão").

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Para tn: Continuo a considerar muito cedo tecer críticas sistemáticas a um Governo recente. Para já ainda me encontro na expectativa de ver como vão cumprir com os cortes que constam do acordo da troika.

    ResponderEliminar
  11. Obrigada, Ricardo! Realmente, até escreves muito bem... para alguém "das ciências" (isto é piada, é irónico, porque para mim não tem nada a ver!), eheh...
    Já entreguei tudo hoje, claro!
    Bem-hajas pela actualização!

    ResponderEliminar
  12. Para dedinho: Escrevo mais ou menos bem. Por vezes tenho de alterar os posts por dar conta que cometi falhas. Mas faz parte da aprendizagem e do aperfeiçoamento de qualquer professor.

    Quanto a ser das ciências, não sei se tem muito a ver, mas acredita que antes de começar com este blogue a minha "escrita" era bastante pior. Eh eh eh...

    Quanto à entrega de tudo, não me surpreendeste. Como residente da casa "Professores Lusos", não esperava outra coisa de ti.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. Como será feita a avaliação dos contratados?
    Alguns contratos terminam no final de Julho e outros no final de Agostos. Como serão distribuídas as quotas por esses dois grupos?
    Alguns avaliadores terão de interromper as férias (ficarão sem “alguns” dias de férias)
    Calendarização do procedimento de avaliação do desempenho docente -docentes contratados

    Até 15 dias úteis antes de terminar o contrato - Entrega, ao avaliador, do relatório de auto-avaliação
    Até 10 dias antes do termo do contrato - Entrega, ao avaliado, da proposta de avaliação
    Nos 5 dias úteis após a entrega da avaliação - Requerimento de entrevista individual (facultativa)
    Nos 10 dias úteis após requeridas - Realização de entrevistas individuais pelos avaliadores;

    Conclusão:
    Um avaliador com avaliados com contratos que terminem no final de Julho terá de entregar, ao avaliado, a proposta de avaliação no dia 18 de Julho … mais 5 dias úteis (requerimento de entrevista - 25 de Julho) …. mais 10 dias úteis (realização de entrevistas – 8 de Agosto) … mais alguns dias (entrega das propostas de avaliação ao júri de avaliação) … (Reuniões da CCAD e do Júri de Avaliação).
    Na hipótese desse avaliador ter ainda avaliados com contratos que terminem em Agosto terá de entregar, ao avaliado, a proposta de avaliação no dia 18 de Agosto …

    Até 9 de Setembro de 2011 - Entrega das propostas de avaliação aos avaliados (professores do quadros)

    Alguns avaliadores não terão férias.

    ResponderEliminar
  14. pois, mais essa questão dos prazos...
    como diz o ricardo há questões particulares que se devem analisar, os noso contratos dizem que a nossa colocação é válida enquanto o impedimento do titular durar...os "nossos" titulares não vão regressar dia 8...e parece que as dre já tinham recebido esta comunicação há algum tempo, resta saber se as escola só tiveram mesmo acesso ontem

    ResponderEliminar