terça-feira, 19 de julho de 2011

Problemas na elaboração dos horários dos docentes para o próximo ano lectivo

Por aquilo que pude pesquisar (e posso estar errado) o polémico tema da elaboração de horários apenas se encontra em discussão em fóruns e um ou outro blogue. Comecei por explorar o tema aqui (a 15 de Julho), no entanto, nenhum dos bloggers mais proeminentes "pegou" no assunto... É pena. Vamos ver se nos próximos dias, mais gente acorda para este "embróglio" (que as equipas de elaboração de horários terão de resolver).

Para quem não sabe do que estou a "falar", eu faço uma síntese: A redução do crédito horário das escolas (e também com a nova micro-organização do currículo do ensino básico) irá implicar uma dificuldade nos acertos dos horários dos docentes para que resultem em horários "completos". Tenho recebido emails de colegas que estão nas equipas de elaboração de horários, preocupados por não conseguirem obter os tais horários completos, encontrando-se o total de horas lectivas acima ou abaixo da referência (exemplo, 22h).

Seria importante que se discutisse este tema com maior profundidade e se alertasse o Ministério da Educação para este problema.

Deixo de seguida duas transcrições de comentários feitos aqui, relativos às dificuldades na elaboração de horários, que alguns colegas começam a ter:

Colega "olho_azul": "Estou na equipa de horários e com o cérebro a dar o nó. Temos muitos casos de horários que fazendo a devida distribuição de horas ou ficam com tempos a menos ou com tempos a mais. é o caso de Educação Física que com 3 tempos lectivos semanais, apenas nos permite obter ou um horário de 21 horas ou de 23 horas. Não sabemos o que fazer... Com a redução do crédito horário... não sei como se pode fazer... Alguém tem alguma ideia????"

Colega "ammabernardo": "Estamos com o mesmo problema... E não sabemos como o resolver... O subdirector da minha escola ficou em contactar amanhã como outras escolas para ver que solução estavam a encontrar... Ou bem que há horas extraordinárias, e não sei se se pode quando o professor tem redução por antiguidade, ou bem que faltam e não há nada para dar em troca, a não ser algumas horas de Estudo Acompanhado, que não chegam para todos, isso sem falar nos horários em que ou falta uma hora... E... ainda não chegámos ao 3º ciclo... onde não mesmo nada em troca para atribuir... Andámos desesperados..."

Assim, está lançada a discussão para eventuais propostas que permitam os acertos, na falta de informações e esclarecimentos adicionais por quem de direito.

23 comentários:

  1. "... é o caso de Educação Física que com 3 tempos lectivos semanais, apenas nos permite obter ou um horário de 21 horas ou de 23 horas"
    Eu sei que não foste tu que escreveste, mas 23 não é múltiplo de 3. 8*3=24

    ResponderEliminar
  2. Ricardo, claro que este assunto é de primeira importância!!! Tinhas de ser tu a abordá-lo, claro.

    Sempre atento e sempre atual.

    ResponderEliminar
  3. Caro colega Fermat tem razão quanto ao múltiplo, mas...
    No caso apresentado temos realmente uma situação de 23 horas - 7 turmas (7x3=21)e 2 tempos de Estudo Acompanhado.
    A isto acresce o facto de Desporto Escolar e Direcção de Turma contemplarem 3 tempos...

    ResponderEliminar
  4. Não vejo muita dificuldade, é uma questão de se optar por ir ao crédito ou se atribuem horas extraordinárias. Em alguns casos o horário ficará incompleto. Uma das vantagens dos Mega é abre mais hipótese a horários completos.

    ResponderEliminar
  5. Ampliei! Nas escolas já há gente com os cabelos em pé à custa destas dificuldades. http://anabelapmatias.blogspot.com/2011/07/elaboracao-de-horarios-problemas.html

    ResponderEliminar
  6. Rucardo, acho que neste caso estás a fazer uma tempestade num copo de água.

    ResponderEliminar
  7. Penso que o problemas apenas se aplica a uma minoria de escolas: aquelas que apenas têm ensino básico e que têm poucas turmas. A maioria das escolas têm vários professores de cada grupo disciplinar (alguns com redução de componente lectiva)e com ensino básico e secundário, o que permite fundir turmas com diferentes cargas lectivas a fim de alcanças o horário completo.
    Nos casos excepcionais que o Ricardo apresenta sempre se pode recorrer à Formação Cívica ou DT. Exemplo da Ed. Física: 3 horas X 7 turmas = 21 horas + Formação Cívica (1 hora) = 22 horas. Nada obriga a que a Formação Cívica seja dada ao DT. Mas, atenção: falamos de casos excepcionais...
    Um assunto mais complicado é o que diz respeito à entrega de determinadas disciplinas dos CEF`s e profissionais que podem ser leccionadas por diferentes grupos disciplinares. Há casos onde a competição por essas disciplinas é tanta que o mal-estar é mais que latente. Exemplos: Área de Integração ou Cidadania e Mundo Actual que podem ser leccionadas por colegas de Geografia, História ou Filosofia...

    ResponderEliminar
  8. Concordo com o Pedro! E no 2º ciclo, o problema não se coloca, pois o Estudo Acompanhado (2 tempos)pode ser atribuído a vários grupos, logo, dá para "acertar" horários.

    ResponderEliminar
  9. Para já, aqui na escola (eb2,3) dicidiu-se criar "sala de estudo" com abse na alínea f) e servirá pra completar os horário de 19h, 21h ...
    Mas sim, há alguma dificuldade na organização da distribuição de serviço!!!

    ResponderEliminar
  10. A Formação Cívica serve, essencialmente, para resolver assuntos da Direção de Turma. Entregá-la a alguém que não o DT não é uma boa ideia.

    É verdade que o EA pode, em teoria, ser entregue a qualquer docente, mas e...

    Poder, pode, mas não seria a mesma coisa...

    ResponderEliminar
  11. Olho azul.
    Atenção que o Desporto Escolar é 4 tempos e não 3 tempos. Lembro que essa alteração foi suspensa.

    ResponderEliminar
  12. Para Alexandre:
    Não tenho essa informação. No entanto, também não tenho confirmação de atribuição de horas de Desporto Escolar aos grupos já existentes na minha escola, pelo que estou num certo impasse.
    Mas já agora, onde posso obter informações sobre essa suspensão? Obrigada

    ResponderEliminar
  13. Olho_azul

    Essa alteração estava contemplada na Organização Curricular do anterior governo, aquela em que os Prof de EVT passam de 2 para 1 e afins. Isso tudo foi suspenso, tendo sido substituída pela de 15 de Julho http://profslusos.blogspot.com/2011/07/as-alteracoes-na-organizacao-curricular.html
    A actual organização curricular não altera as horas do Desporto Escolar, por isso mantém-se como sempre esteve.

    ResponderEliminar
  14. Formação Cívica é atribuída obrigatoriamente ao Diretor de Turma,uma vez que está na lei (dizem algumas chefias). O pior são as disciplinas como por exemplo História do 3º ciclo em que todos os professores têm redução ao abrigo do artigo 79(4,6 tempos).Podem ficar com horas extraordinárias? Também não está na lei que não podem?

    ResponderEliminar
  15. Não sei se se lembram no concurso de contratados há uma opção que nos permite concorrer a horarios de 21, 18, 15.....(com respetivos intervalos, claro)...Em vez de concorrermos a completos secalhar o melhor é mesmo optarmos pelos horários não inferiores a 18 horas...melhor de que ficar desempregado e ver centenas de colegas a passar à frente...opções que não nos agradam, mas que devem ser refletidas...
    Em tempo de vacas magras e mentalidades curtas mais vale um pássaro na mão do que dois a voar...
    Secalhar o meu raciocínio é que está curto, mas "prontus".......
    Um reles contratado

    ResponderEliminar
  16. deswporto escolar sao 3 horas lectivas. ha um despacho so com isso e a plataforma para preencher o projecto para o proximo ano contempla as 3 horas para grupos cm competiçao nacional ou 2 horas para grupos em competiçao nacional.eu sei do que falo, sou coordenador de desporto escolar

    ResponderEliminar
  17. Ai que a minha cabeça ainda vai dar um nó... O Coordenador do Desporto escolar na minha escola disse que, em contacto com alguém das candidaturas dos projectos do Desporto Escolar o informaou que os grupos equipa da minha escola se manteriam mas com três horas... Já não sei o que fazer...
    Só no grupo de matemática, em que o Pedagógico decidiu atribuir 6 horas (contando com o bloco a distribuir pela escola) ou dá 18 ou dá 24 e todas, sem excepção, não têm redução pelo artigo 79. E ainda sobra um horário de... 24 horas... O subdirector multiplicou-se em telefonemas, para a Equipa de Apoio às Escolas, para a DRE, para outras direcções de outros Agrupamentos e... novidades "sóno Continente". Ninguém sabe esclarecer, ninguém tem resposta... Aconselham a não haver horas extraordinárias, mas faz-me confusão tantos horários com insuficiência de componente lectiva em determinados grupos... E obviamente, não se vai atribuir uma dircção de turma, cargo talvez mais importante numa escola a quem não tem perfil... Não se vai deitar por terra um critério como a continuidade pedagógica, que aliás até serviu para implementação das colocações plurianuais, por terra... Sempre li que os critérios administrativos não se podem sobre por aos critérios pedagógicos, mas parece que agora vale tudo... Depois, é a aberração dos horários zero... só se houver mesmo ausência completa de serviço... E colega vai para onde, com insuficência de horas? Anda aos pulinhos pelas escolas do 1º ciclo? E um colega desmotivado ou sem preparação para o 1º ciclo dsenvolverá cabalemte o apoio ao estudo?

    ResponderEliminar
  18. Mau!!! já estou baralhado. Na minha escola dizem que o DE é 4 tempos ainda hoje perguntei. Quem diz que é 3 tempos por favor indiquem-me o despacho s.f.f
    A ideia que eu tenho é que esse despacho foi anulado, aliás foi o que os coordenadores me disseram.

    ResponderEliminar
  19. Acabei de ligar ao coordenador distrital do DE. Ele informou-me que a proposta da DGCI é de 3 tempos para o DE, mas que ainda não foi aceite pelo actual governo, mas é apenas uma questão de tempo. As minhas desculpas por ter dado uma informação errada, mas era a informação que tinha.

    ResponderEliminar
  20. "um critério como a continuidade pedagógica, que aliás até serviu para implementação das colocações plurianuais"???
    Colega, as colocações plurianuais seguiram um critério economicista: fica MUITO MAIS barato reconduzir profs. do que fazer um concurso, com um novo "baralha e volta a dar".

    ResponderEliminar
  21. Eumesma
    Esse argumento não serve pois há concurcuros todos os anos. É melhor reformular o seu argumento.

    ResponderEliminar
  22. Eu sei que o critério era economicista, mas esra aquela a justificação que apresentavam para a plurianualidade. Mas, agora, já que falamos em critérios economicistas, veja bem, será que fica mesmo mais barato manter um professor do quadro, situado num determinado escalão, 3º, 4º ou até mesmo 5º, com apenas uma, duas ou três turmas, isto é, com um horário incompleto, pagando-lhe por um completo ou levá-lo a dacl e colocar um contratado nesse mesmo horário incompleto???? O que eu penso é que essa decisão foi muito precipitada, se tivessem deixado ao critério das escolas a atribuição das horas do bloco a decidir pela escola, não haveria horários a mais, haveria sim uma melhor distribuição pelas restantes disciplinas, um completamento dos horários de muitos professores dos quadros (sim, porque os contratados, já se via que seria muito difícl, e que assim ainda é mais)e, talvez fosse uma ajuda em termos de resposta de quem está no terreno sobre as melhores opções em termos de reorganização curricular, aí sim, a ser levada a cabo ao longo do ano, ouvindo-se as partes, reformulando-se programas, etc... Desta forma é que não. Estamos num impasse: contactamos as equipas e nos aconselham a não distribuir horas extraordinárias e ficamos com uma distribuição de serviço que mais parece uma manta de retalhos com as costuras a desfazerem-se.

    ResponderEliminar
  23. Só para ajudar à "festa":
    - na minha escola - secundária - o director informou que não tem autorização superior para distribuir as horas do desporto escolar.
    Conclusão: horários feitos sem horas do Desporto Escolar, que neste caso, são "só" 25 horas...
    Esperamos por novidades (boas, de preferência).
    Bom trabalho, boas férias e depois, boa sorte para o concurso!

    ResponderEliminar