sexta-feira, 15 de julho de 2011

As alterações na organização Curricular do Ensino Básico (3.º Ciclo)

Apenas irei analisar as alterações na matriz curricular do 3.º ciclo... Se tiver tempo ainda verei as do 1.º e 2.º ciclo. Assim:

a) Língua Portuguesa - sofre um reforço de 45 minutos em todos os anos deste ciclo;

b) Línguas Estrangeiras - mantêm-se sem qualquer alteração;

c) Ciências Humanas e Sociais - mantêm-se sem qualquer alteração;

d) Matemática - sofre um reforço de 45 minutos em todos os anos deste ciclo;

e) Ciências Físicas e Naturaismantêm-se sem qualquer alteração;

f) Educação Artísticamantém-se sem qualquer alteração;
Nota - na redacção da alínea que define outra disciplina (oferta de escola) ocorreu uma alteração. Passou de "A escola deve oferecer outras disciplinas da área da Educação Artística (Educação Musical, Teatro, Dança, etc.)" para "A escola poderá oferecer outra disciplina da área da Educação Artística (Educação Musical, Teatro, Dança, etc.) se, no seu quadro docente, existirem professores para a sua docência".

g) Educação Tecnológicamantém-se sem qualquer alteração;

h) Educação Físicamantém-se sem qualquer alteração;

i) Área de projecto - desaparece da matriz;

j) Estudo acompanhado - desaparece da matriz;

k) Formação cívica - mantém-se sem qualquer alteração;

l) Formação Pessoal e Social a decidir pela escola - sofre um acréscimo de 45 minutos em todos os anos deste ciclo.
Nota - Esta oferta de escola passa a ter uma alínea com a seguinte redacção: "Carga horária a distribuir pelas disciplinas de Língua Portuguesa ou de Matemática ou a ser utilizada para actividades de acompanhamento e estudo, de acordo com a opção da escola".

12 comentários:

  1. Sempre LP e Mat as restantes ciências que se lixem.!!!!!

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  2. O meu pessimismo sempre a confirmar-se :-(
    Então o EA e AP não ima ficar? Esta reorganização pode substituir o que ficou decidido na AR?

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  3. Ricardo Montes, sabe alguma coisa em relação aos desdobramentos nas Ciências Físicas e Naturais? Será que se mantêm? Obrigada

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  4. Os desbobramentos estão previstos num outro despacho que ainda está em vigor

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  5. E isto chega para poupar 200 milhões de euros??????

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  6. Alexande
    Isto, mais o despacho de organização do ano lectivo, mais as 266 escolas do 1º ciclo que vão fechar, mais a redução da mobilidade, mais os mega que vão avançar.

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  7. Para anónimo das 12:25... Desculpe ser tão directa, mas creio que se estivesse caladinho era mais fino. Assim está a dar ideias.
    Já agora, leia o que se encontra na parte final:
    "O trabalho a desenvolver pelos alunos integrará, obrigatoriamente, actividades experimentais e actividades de pesquisa adequadas à natureza das diferentes áreas ou disciplinas, nomeadamente no ensino das ciências".
    Se acha que numa turma de 28 alunos consegue obrigatoriamente integrar actividades experimentais, de uma forma mais que excelente, óptimo. Senão deixe lá estar o desdobramento que está muito bem.

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  8. Para:Ricardo
    De: Eunice Morais

    Ricardo, queria te pedir um breve esclarecimento (se tiveres tempo e paciência, claro):D
    Estive a analisar a matriz do 1º ciclo e não vejo lá o APoio ao Estudo, embora seja componente não lectiva...Será que tb caiu?
    Obrigado

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  9. Para Eunice Morais: Essa informação consta do Despacho n.º 5328/2011 (relativo à organização do próximo ano lectivo).

    Artigo 7.º, ponto 6:

    "As actividades de apoio ao estudo, no âmbito do 1.º ciclo do
    ensino básico, são asseguradas pelo docente titular de turma sempre
    que no agrupamento de escolas não possam ser realizadas por docentes
    sem horário lectivo atribuído, com insuficiência de tempos lectivos,
    com dispensa da componente lectiva, por docentes de apoio educativo
    ou por qualquer docente do agrupamento na sua componente não lectiva de estabelecimento."

    Ou seja,... continuam lá. :)

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  10. Ok Ricardo! Muito Obrigado!
    Eunice

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  11. Acho muito bem. Apesar de ser da área de ciências físicas e químicas, no meu entender é óbvio que o fundamental do básico é o português e a matemática. Quer queiramos quer não, estas são as disciplinas fundamentais e que constituem a base e os alicerces para a compreensão quer nas áreas de ciências quer nas áreas de letras.

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