terça-feira, 11 de janeiro de 2011

4 kg / ano.

Alunos podem ganhar 4 kg num ano.

Comentário: As contas são de um especialista em obesidade infantil: 4 kg por cada aluno num único ano lectivo, como resultado da eliminação do desporto escolar! O peso poderá ser algo relevante, no entanto, creio que as consequências poderão ser bem mais graves... A saúde vai bem mais além que a "mera" parte física.

4 comentários:

  1. Não concordo. Mesmo com desporto escolar,- há tanto tempo que existe e a obesidade tem vindo a aumentar - há imensos obesos ou pré-obesos nas escolas. Não venham agora com desculpas. O desporto escolar é fazerem 2 vezes por ano corta-mato e mais qualquer coisinha, como bem sabemos. Não se trata de desporto continuado, com horas e dias certos, eventualmente com raras excepções.
    São actividades pontuais para encher o PAA! É a falta disso que vai provocar a obesidade nos jovens?
    Preocupem-se é com o "lixo" comestível dos bares das escolas. E com as cantinas, que continuam a servir salsichas, hamburgers, panados congelados da pior qualidade e afins! Rara é a escola que serve no seu bar comida saudável para alunos e professores: fruta, sumos naturais (é só ter a máquina e as frutas), sandes de queijo fresco (pasteurizado), de frango, saladas frias, etc.
    Assim, de certeza que os alunos, com melhor alimentação nas cantinas e nos bares, onde se enchem de gorduras e toneladas de hidratos, perderiam peso.
    Agora não se aproveitem do desporto escolar, pois esse não tem culpas no cartório.

    ResponderEliminar
  2. Treta, pura treta, com contas de merceeiro!
    http://educaraeducacao.blogspot.com/2011/01/e-se-se-deixassem-de-tretas.html
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Claro que não é o Desporto Escolar só por si que vai impedir que um aluno engorde ou emagreça, mas é verdade que possibilita a um aluno passar 3(básico) 4(secundário) para 7/8 horas semanais da prática desportiva desde que o aluno esteja inscrito num grupo equipa que pelos vistos o "anónimo" desconhece que têm treinos semanais. Acrescente-se também as actividades MEGASPRINTER, NESTUM RUGBY, CORTA-MATO, COMPAL 3x3, ENCONTROS DISTRITAIS, REGIONAIS, NACIONAIS e INTERNACIONAIS que provavelmente vão para o lixo devido a esta medida.

    Acima de tudo o Desporto Escolar possibilita aos alunos que não frequentam clubes, participar em diversas modalidades com vertente competitiva que muitas vezes não existe na zona onde o aluno habita.

    ResponderEliminar
  4. Acho que infelizmente os professores não sabem o que é o Desporto Escolar... As tais actividades pontuais que fala de "2 vezes por ano corta-mato e mais qualquer coisinha" são actividades do grupo de EF q fazem parte do PAA mas o Desporto Escolar não é isso!!! O Desporto Escolar implica pelo menos 3h de prática semanal, na maioria das Escolas fora do horário lectivo e vários sábado de competição ao longo do ano, nada tem a ver com corta-mato e actividades afins. Faz algum sentido os 4kg de peso a mais para alunos que só têm oportunidade de frenquentar a oferta Desportiva da Escola isto porque, as horas de EF tb não são suficientes para combater o excesso de kg.

    ResponderEliminar