terça-feira, 11 de janeiro de 2011

E a propósito de aposentações e reformas...

Se clicarem na imagem irão ter acesso ao aviso n.º 609/2011 da Caixa Geral de Aposentações, onde consta a lista de colegas (a partir da página 863) que se irão aposentar já a partir de Fevereiro de 2011. Nem consigo imaginar o grau de desilusão e desespero que levou alguns colegas a reformarem-se com valores que oscilam entre os 1000 e 1200 euros! São muito poucos, mas constam da lista...

7 comentários:

  1. Ricardo,
    Atenção que nem todos os docentes que agora se reformam o foram toda a vida profissional, nem todos chegaram ao final da carreira, logo os descontos e o consequente valor de reforma varia, muito para além das penalizações. Cada caso é um caso!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. FD, estás enganado. Usa o simulador actual e verás o roubo. Enquanto Nogueira nos andou a enganar com a história do "somos todos bons", o Governos foi-nos tirando as sobras do 25 de Abril. Neste momento nem direito a aposentação digna temos. Para que serve um sindicato destes? Sabes que os militares, os bancários... não perderam nada disto? Fomos enganados!

    ResponderEliminar
  3. "Judas",
    Apesar de concordar com o seu ponto de vista e daí ter dito que o "valor de reforma varia, muito para além das penalizações", considerando, portanto, que estas penalizações são notórias, mas que não são a única variável.
    Cada caso é um caso e lamento mas não estou enganado, ninguém no topo da carreira docente se reforma com 1000 euros/mês, mesmo com a penalização máxima!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. FD, está enganado. É simples:
    aos 55 anos de idade e 30 de serviço a penalização será de 65%. Portanto, na melhor das hipóteses, andará pelos 800/900 euros. Se for um sargento com a mesma idade será de 2200. É o peso das armas.

    ResponderEliminar
  5. "Judas"
    Podes levar os pedais! Eheh...
    Não me parece que ninguém com trinta anos de serviço, alguns dos quais congelados, esteja no topo da actual Carreira Docente, ou seja no índice, 370!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Pergunta?????
    Professores na aposentação desde 2008.
    Onde estão os lugares???????????

    Abraço.
    Bruno

    ResponderEliminar
  7. Pois é, mas convém não esquecer que existe um conjunto de professores, assim como de outros fucionários, que apesar de terem mais de 55 anos de idade e 30 de serviço, jamais terão a "liberdade" para pedir a sua reforma antecipada. Tiveram o azar de completar 30 anos de serviço, uns dias /meses depois de atingir os 55 anos de idade.
    Curiosamente, perante uma situação tão visivelmente injusta, não vejo qualquer sindicato a tomar posição.

    ResponderEliminar