terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Propostas de alteração das matrizes curriculares - 1.º, 2.º e 3.º ciclos.

O Arlindo disponibilizou no seu blogue partes de um documento relativo às novas matrizes curriculares que estarão a ser preparadas pelo Ministério da Educação. Assim, e para acederem aos diversas partes que ele vai "vazando", cliquem nos links que a seguir coloco:

A Matriz do 1º Ciclo

A Matriz do 2º ciclo

A Matriz do 3º Ciclo

Enquanto não comparar de forma pormenorizada, as propostas de matrizes curriculares agora propostas e as que estão actualmente em vigor, não posso tecer grandes comentários. Por aquilo que pude ler em outros blogues, parece-me que a disciplina de EVT, com esta proposta, e no 2.º ciclo, irá perder 50% dos horários.

Se tiverem tempo e vontade para isso, aconselho a comparação entre cada um dos documentos acima disponibilizados (sigam os links) com esta página da DGIDC.

Actualização 19:43: O "Advogado do Diabo" já estudou o documento, e as alterações relativamente às matrizes em vigor são as que se seguem:

- Acabam os pares pedagógicos em EVT;
- Acaba o Estudo Acompanhado e a Área Projecto.
- Formação Civica fica com 1 bloco semanal.
- As escolas podem optar entre aulas de 45 minutos ou 90 minutos.

16 comentários:

  1. Posso dizer-te já quais são as diferenças:
    - Acabam os pares pedagógicos em EVT;
    - Acabam o Estudo Acompanhado e a Área Projecto.
    - Formação Civica fica com 1 bloco semanal.

    Tudo o resto fica igual.

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  2. Comparando os dois documentos, actual e proposta, chamo atenção para a falta, na proposta, disto: "O trabalho a desenvolver pelos alunos integrará, obrigatoriamente, actividades experimentais e actividades de pesquisa adequadas à natureza das diferentes áreas ou disciplinas, nomeadamente no ensino das ciências."
    Espero que tal omissão não implique a alteração do despacho que prevê o desdobramento de turmas para a realização de trabalho experimental na área das Ciências!
    Um abraço.

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  3. Advogado,
    FC fica com 45 minutos semanais, meio bloco.
    Um abraço.

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  4. FD
    O Paulo Guinote publicou a totalidade do documento e essa parte que refere não foi retirada.

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  5. a alinea d) na matriz do 2º ciclo 2 f) da matriz do 3º ciclo refere "...uma componente com as tic" o que significa? que as tic vão ter componente lectiva??

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  6. Advogado,
    Já confirmei. No entanto, ficou a chamada de atenção para quem, também, não tivesse visto o documento na íntegra.
    Agora espero pela não alteração do despacho!
    Obrigado.

    Um abraço.

    P.S. Só lamento que o “messias universitário” depois de ter conseguido amealhar o peditório “moralesco” de acabar com EA e AP, se canse de dar para o peditório do tal despacho!

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  7. FD
    Até nem discordava do fim da AP e do EA, se essas horas fossem distribuidas pelas restantes disciplinas.
    Mas quando o unico objectivo destas medidas é "poupar" dinheiro (porque considero que a educação é um investimento, não um custo), a coisa já é bem diferente.

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  8. Há alguns tempos atrás (quero dizer 2 ou 3 anos), já se falava na abolição de AP e EA. No entanto, também se falava que a carga horária sobrante dessas duas áreas seria redistribuída pelas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa por razões que são óbvias. Até aqui condordava plenamente, mas daí a eliminar para poupar... já não concordo!

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  9. Ricardo: o desdobramento de CN e CFQ é obrigatório ou é aconselhável??
    Obrigada

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  10. Sou de EVT, sou contratado...estou despedido se assim for.

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  11. Este comentário foi removido pelo autor.

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  12. Isto é um autêntico escândalo! Este governo prepara-se de vez por acabar com o ensino artístico e com uma vertente mais prática nas nossas escolas. Milhares de postos de trabalho estão em causa com estas medidas! Não julguem que isto só vai afectar os professores de EVT... Isto vai afectar-nos a todos, se o permitirmos é claro!

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  13. Se assim for nunca mais irei ser professora de evt.
    Quero ver como é que um professor de EVT irá trabalhar determinados conteúdos sem par pedagógico. Acho que no final do ano lectivo segue directamente para um sanatório

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  14. Onde estão os sindicatos ?????????????????????????????????????????????????????????????????????????? Do meu bolso, nem um eurito

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  15. Tenho conhecimento de bacharelados em cursos de Informatica de Gestão e afins e licenciados em Jornalismo a leccionar nas nossas Escolas as disciplinas de TIC e Espanhol no 3º Ciclo e Secundário, ocupando vagas que podiam/deviam estar entregues a colegas com Cursos via ensino e possuidores de habilitação para esses Grupos de Recrutamento... Mas que politica educativa é esta?! E os Sindicatos nao tomam posição?! Será que o Ministério tem conhecimento da selecção feita pelas Escolas?!

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  16. Realmente só quem está sentado num gabinete é que não sabe o que se passa numa aula de EVT.
    NESSAS AULAS OS ALUNOS TRABALHAM COM MATERIAIS MT PERIGOSOS e se com dois profs por vezes aconteciam acidentes agora então...
    Quanto aos "excedentes" que isto vai proporcionar esses colegas que já estão no quadro deverão ser colocados no 1º ciclo já que agora os agrupamentos também têm escolas de 1º ciclo e muitos até ficaram a dar o 600 do 3º ciclo (tal como estupidamente mts Directores de Escolas nos Açores o fazem, preferem completar um horário de EV com um prof de EVT falo por experiencia própria). Assim, os profs contratados do 110, 530 e 600 que se preparem pois também vão ver as suas vagas a esgotarem-se (principalmente os contratados do 530 e 600 que não são profissionalizados/Hab própria)

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