quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

A posição da CONFAP.

Pais denunciam injustiças nas avaliações do ensino secundário.

Comentário: O texto é particularmente "interessante" para os colegas de Educação Física, no entanto, todos nós somos atingidos de alguma forma com este "recado" dos pais. Se até posso concordar com a parte dos arredondamentos das classificações (em que os melhores alunos não são beneficiados, ao contrário, dos alunos menos bons), já não lhe posso atribuir a importância que os "pais" lhes estão a dar a esta altura. Estamos no primeiro período lectivo... Enfim.

Como estamos no Natal, não vou abusar mais dos comentários, no entanto, não posso deixar de fazer um reparo..

Se clicarem aqui, irão aceder à "POSIÇÃO da CONFAP sobre AVALIÇÃO dos ALUNOS do ENSINO SECUNDÁRIO"... Avalição... Não avaliação. Eu vi logo que não podiam estar a "falar" de avaliação. Eh eh eh... Deixo-vos o printscreen:

5 comentários:

  1. A CONFAP tem alguma razão. Com efeito, são muitos os casos em que a média de Educação Física contribui para baixar a média global. Se um aluno tiver 18 valores em todas as disciplinas excepto Ed.Fís., onde tem treze, a média global baixa para 17. E não há explicações que lhe valham. Talvez a solução passe por criar duas disciplinas, a Ed. Fís. A e a Ed. Fis. B.

    ResponderEliminar
  2. A Educação Física é uma parte importantíssima dos curriculos escolares. Desporto é vida. Existem não só benefícios físicos como também psicológicos. E porque não contar para a média? Então quando tiramos cursos superiores, por exemplo o de educação física, não temos as matemáticas, as físicas e químicas que até nem ditam se um professor é bom ou mau? A média também pode descer derivado das notas nessas disciplinas... É importante que os alunos passem por experiências diversas durante a sua formação e a educação física é uma excelente experiência e influência para o resto da vida dos alunos. Não menosprezem isso.

    ResponderEliminar
  3. Está na altura de Educação Física sr encarada como qualquer outra disciplina e nao como aquela hora onde joga e brinca. O desenvolvimento motor e tão importante e complementa o intelectual. Tal como nas outras disciplinas, se fizerem os exercicios e os repetirem, estão a estudar E.F. por isso ser bom aluno passa também por ter boas notas a E.F.. E no me venham com tretas ah e tal nem todos conseguem, pois isso nao e verdade e os programas de E.F. não sao nenhum bixo de 7 cabeças nem nenhum programa militr de execicio. É preciso estudar e saber estudar Educação Física... Peço desculpa se feri alguém mas estou farto de a Educação Física estar a ser martirizada porque alguem nao tem média que queria. Podem sempre tirar média de 19 ou 20 que assim ja compença o 13 de Educação Física...

    ResponderEliminar
  4. Os professores de E.F. têm consciência da especifidade da sua disciplina e dar um 13 a um aluno com média de 18 só acontece se não existir um minimo de empenho e participação nas aulas. Para salvaguardar os bons alunos na maioria das Escolas já são aplicados testes teóricos à disciplina e em alguns casos com ponderação de 50% da notada prática. De facto não compreendo a preocupação da CONFAP uma vez que na maior parte dos casos a EF sobe a média aos alunos. Isto só pode ter uma explicação alguns dos membros da CONFAP tem um filho completamente analfabeto motor, que não se empenha para superar as dificuldades e que já não tem mais desculpas para pedir dispensa da aula prática. A entrada da EF para a média dos alunos só contribuio para que os professores da disciplina se tenham tornado ainda mais profissionais e cuidadosos na concretização das avaliações.

    ResponderEliminar
  5. Mas quando a Educação Física ajuda a subir a média, já não dizem nada, pois não. Talvez as pessoas devam saber melhor o significado da palavra "média". E aqueles alunos que são brilhantes a quase tudo excepto a Português, ou a Matemática, ou a Física e Química. O que fazem??? Essas não contam??? Se querem justiça é simples, eliminam a nota mais alta e a mais baixa e depois fazem a média. Ou então mudem o nome "média", para "média das disciplinas que dá jeito"...

    ResponderEliminar