segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Mais um projecto de resolução para a suspensão.

No Público a 06/12/2010: "O PCP quer suspender o modelo de avaliação de professores - que considera inútil neste momento, dado o congelamento da progressão na carreira - e criar condições para negociar um novo sistema. Um projecto de resolução nesse sentido já foi apresentado e deverá ser discutido na próxima semana. Mas a iniciativa não colhe a simpatia do PSD, pelo que dificilmente será aprovada.

Na base da proposta da bancada comunista está o "peso morto" em que se tornou o modelo de avaliação com a aprovação do Orçamento do Estado e o congelamento da progressão na carreira.

Por outro lado, o PCP mantém as críticas a um sistema "cheio de buracos". "Às dúvidas nas escolas sobre a avaliação, os serviços do ministério respondem com orientações disparatadas, algumas mesmo ilegais", explicou ao PÚBLICO o deputado comunista Miguel Tiago. E há casos em que o sistema não faz sentido. "O professor que avalia compete na mesma quota do que o avaliado. Há aqui um conflito de interesses", exemplifica Miguel Tiago. Como o actual modelo tem de ser renegociado até ao final de 2011, o PCP defende uma antecipação das conversações com os sindicatos para criar um sistema melhor. E, até lá, o actual modelo seria suspenso e entraria em vigor o processo de avaliação intercalar.

O actual modelo de avaliação dos professores também não merece a concordância do PSD, mas os sociais-democratas não partilham da mesma solução que os comunistas. "Uma medida avulsa desse género só geraria mais instabilidade nas escolas", defende Pedro Duarte, vice-presidente da bancada do PSD.

O deputado lembra que o acordo sobre o actual modelo foi celebrado entre Governo e sindicatos e que não envolveu o Parlamento. "Nós não nos revemos neste modelo, mas também nada nos diz que o modelo intercalar seja melhor", disse ao PÚBLICO o deputado.

O PCP quer agendar a discussão do projecto de resolução (que só recomenda) na reunião da comissão parlamentar de terça-feira na próxima semana para depois poder ser votado em plenário."



------------------------
Comentário: O PCP apresentou um projecto de resolução que visa suspender este modelo de avaliação do desempenho docente... Será que vale a pena? Vale sempre a pena, se bem que a probabilidade de sucesso deverá ser tremendamente reduzida (para não escrever um redondo zero).

O PSD não deverá apoiar, por discordar do projecto de resolução em si, mas sobretudo (pareceu-me) por considerar que o acordo de Janeiro, entre Ministério da Educação e a maioria das organizações sindicais docentes, permitiu validar este modelo de avaliação.

Seria de esperar este tipo de resposta por parte do deputado do PSD? Claro que sim... O acordo de Janeiro validou muita coisa. Terá validado o "cruzar de braços" de muitos colegas? Por mais que eu queira acreditar que não, cada vez mais tenho a certeza que sim. Talvez erradamente, pois os mais prejudicados com esta desmobilização, somos nós, os professores que estamos nas escolas. A desmobilização é cada vez mais crescente... A capacidade de mobilização está moribunda... O odor a "morte" é tão forte que já chegou ao Ministério da Educação. E só por isso se atrevem a lançar algumas medidas, como esta última de não remunerar a correcção de exames nacionais. E não vamos ficar por aqui.

Nos próximas meses ainda vamos sofrer mais. E iremos continuar a sofrer, enquanto algo definitivamente revoltante não acontecer ou enquanto não surgir uma iniciativa (legalista ou não) que consiga reunir novamente um grande número de colegas.
------------------------

4 comentários:

  1. "algo definitivamente revoltante"
    o desemprego espreita, está aí mm ao virar do ano; a ADD lá rebola, imaginando cada um que entre mortos e feridos ele será um dos que escapará.
    se por todo o lado há sangue, olha-se para o lado e assobia-se pq "embora doa, há sp outro canal".

    a opinião pública aplaude;

    o que é que pode haver mais revoltante do que isto?

    ainda falas de desmobilização.
    Já nem é isso e já passámos a fase de apenas morrer.

    somos um cadáver em decomposição.
    e o pior, é que a enorme maioria convive bem com os vermes. nem os sente.

    Jake

    ResponderEliminar
  2. E, no entanto, há estudos internacionais com toda a credibilidade que mostram como se melhora o ensino e se leva a paz às escolas:http://estrolabio.blogspot.com/2010/12/semana-do-ensino-e-fundamental-cumprir.html

    Entre os sindicatos e os burocratas do ME quem se lixa são os professores e os alunos.Embora haja muito professor que aplaude.

    ResponderEliminar
  3. Para Jake: Bem... Até posso compreender o que escreveste. Mas recuso-me a acreditar que estamos num ponto sem retorno. Provavelmente serei teimoso, mas continuo a acreditar que ainda podemos fazer algo. Quanto aos vermes, deixa-os estar... Fazem bem ao solo.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Para Luis Moreira: Os aplausos nem sempre são sinceros. Acredito que muitos desses aplausos sejam medrosos ou então resultado de ambição desmedida. Muita gente cega, mas também alguns com as costas bem quentes. Existe um pouco de tudo, não fossemos nós uma classe tão heterogénea.

    ResponderEliminar