Comentário: E no meio de todo este espectáculo mediático, os "palhaços" são sempre os mesmos.
Conjugando o PEC e as medidas de restrição, com notícias como a que coloquei acima e esta, permite-me concluir que, até certo ponto, gostava que certos temas e informações me passassem completamente ao lado.
Enfim...
Conjugando o PEC e as medidas de restrição, com notícias como a que coloquei acima e esta, permite-me concluir que, até certo ponto, gostava que certos temas e informações me passassem completamente ao lado.
Enfim...
Os professores de filosofia ficaram desde ontem a saber que este ano há teste intermédio de filosofia no 10.º ano,o que significará o regresso, presumimos, do exame nacional à disciplina no 11.º ano. Sendo eu favorável a esta iniciativa, não posso deixar de lamentar a forma torta, mais uma vez, de fazer o certo.
ResponderEliminarPrimeiro, a existência do teste intermédio foi conhecida com absoluta surpresa.
Segundo, não existe qualquer informação oficial sobre o objectivo do teste intermédio, incluindo se anuncia ou não o regresso do exame nacional à disciplina e, a verificar-se este regresso, será este ano (?), no próximo ano (?), nos próximos anos (?)...
Terceiro, alguns dos conteúdos do Programa são demasiado abrangentes e tratados de forma muito diferenciada nos diferentes manuais, sendo, por isso necessárias orientações de leccionação acessórias e convergentes, caso a intenção seja estabelecer um exame nacional.
Enfim, espero que a má forma como nasce a aplicação daquilo que me parece ser uma boa ideia, não a mate à partida, mais uma vez.
Por hoje ser o Dia Mundial do Animal, mas também o Dia Mundial do Habitat e ainda, o Dia Mundial do Professor, devo dizer que como Animal, o meu Habitat natural é o de Professor!
ResponderEliminarUm abraço.
C Pires
ResponderEliminarPode indicar onde se encontra a informação que refere, por favor?
OBG
Anónimo,
ResponderEliminarPara já o calendário dos testes intermédios está apenas acessível na página do GAVE para as direcções das escolas (já está afixada em algumas salas de professores, nomeadamente na minha). Segundo o que se pode ler na página do GAVE, a partir de amanhã será público. Pode entretanto ver a matriz do teste intermédio, incluindo a data de realização aqui:
http://www.scribd.com/doc/38595767/Indicacoes-acerca-do-teste-intermedio-de-Filosofia-do-10%C2%BA
Cumprimentos.
* já está afixado
ResponderEliminarP.S.: encontra um calendário dos testes intermédios deste ano aqui:
http://atomoemeio.blogspot.com/2010/10/calendario-dos-testes-intermedios.html
C.Pires,
ResponderEliminarA adesão aos testes intermédios é facultativa.
A adesão aos testes é facultativa, mas não a adesão ao exame nacional e, embora ninguém nos tenha dado qualquer informação nesse sentido, parece-me que o surgimento do teste intermédio anuncia o regresso do exame nacional à disciplina. Se em abstracto estou de acordo com essa intenção, como já disse, e se vejo vantagens, existindo exame, em aderir ao teste intermédio, não posso estar de acordo com esta forma de fazer as coisas pelas razões que exponho atrás. Por outro lado, a adesão ao teste intermédio não é facultativa para os professores, mas para a escola. O que me preocupa não é o teste intermédio, mas a forma desrespeitosa como o ministério decide sem sequer esclarecer os professores da disciplina sobre o objectivo da decisão e sobre os critérios, passos e prazos para reintrodução do exame. Espero que a filosofia e os professores de filosofia não voltem a pagar um preço elevado pela forma absolutamente torta de fazer as coisas. Espero também, sem querer alinhar na teoria da conspiração antes do tempo, que se não se pretenda utilizar a disciplina para justificar as insuficiências do sistema no desenvolvimento de metas e competências relativamente ao espírito crítico e à expressão escrita.
ResponderEliminar* a mensagem anterior é para a Alexandra.
ResponderEliminar