segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A (minha) blogosfera...

Cada vez tenho menos vontade em visitar muitos dos blogues de professores que (ainda) procedem a actualização regulares. Não é mau feitio (dizem que sou teimoso mas não o suficiente para ter mau feitio), é apenas saturação do "mercado". Basta visitarem de forma aleatória meia dúzia de blogues de professores e irão constatar que acabam quase sempre nos mesmos artigos. Certamente que muitos de vocês que visitam o meu blogue e os de outros colegas (independentemente da sequência) irão chegar à mesma conclusão...

Actualmente, apenas visito aqueles que fazem a diferença. E a diferença, para mim, é feita basicamente por dois tópicos:

a) Informação que não consigo encontrar em mais nenhum blogue ou que surge muito antes de ser publicitado em outros (exemplos: adduo ou Blog DeAr Lindo);

b) Informação complementada com um texto "agradável" (o "agradável" não é necessáriamente coincidente com o meu ponto de vista, mas apenas um texto inteligente e que me permita reflectir) de ler, ou seja, essencialmente uma opinião estruturada, minimamente fundamentada e acima de tudo, coerente e não efémera (exemplos: correntes e A Educação do meu Umbigo).

Nota: Poderia dar outros exemplos de blogues que sigo, mas é nestes e em mais dois ou três que me refugio diariamente.

O número de blogues que visitava por dia já foi maior... À medida que o tempo foi passando alguns foram encerrando... outros radicalizando... outros navegando... Até que ficou apenas meia dúzia que para mim ainda têm real valor. No entanto, e para agravar o panorama, surgiu nestes últimos tempos uma nova "tendência" (na blogosfera docente) que apenas serve, no meu caso específico, para "cortar", ainda mais, a já de si reduzida variedade de blogues. E a "tendência" é: Enquadrar este ou aquele blogue, este ou aquele blogger com uma ideologia e/ou política de esquerda ou direita.

Com tantos problemas na sociedade e no ensino, ainda me hão-de explicar de que me serve classificar com este ou aquele partido, um autor de um blogue ou se quiserem ser "politicamente" correctos (e já agora, redundantes) o blogue no geral. Como se daí surgisse uma solução, uma discussão construtiva ou algo de eventualmente proveitoso. Discutam-se os problemas... Discutam-se as soluções... Se o autor da mesma é do BE, CDS-PP, PS, PSD, PCP, PEV, PPM ou PNR é-me completamente indiferente. Desde que a solução seja boa e passível de discussão por mim é óptimo e acima de tudo, útil.

O resto é ruído... E para ruído já bastam muitas das minhas escolhas musicais.

12 comentários:

  1. Ricardo,
    A "tua" blogosfera, curiosamente, também é a "minha"! Está tudo dito!
    Quanto ao ruído, é isso mesmo, que o façam, mas com ritmo!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Pois Ricardo, eu como já fui do Bloco ao PSD (falta-me o CDS, sei lá porquê, pois até escrevi dois textos para O Diabo lá por 2008), estou naqueles "enquadrados".

    MAs este comentário era mais para te agradecer, até porque se notará que navego nas mesmas águas...

    Acrescentando o ProfLusos à lista e o Educação SA porque ele me chama só "General"...

    ResponderEliminar
  3. Pois é Ricardo
    Sabemos bem como é "terrível" este hábito de etiquetar! ;)

    ResponderEliminar
  4. Para FD: Provavelmente não é apenas uma curiosidade mas uma questão de personalidade. Eh eh eh.

    Quanto ao ruído, venha ele, se vier por bem. Se vier por mal, deixa-se de ouvir.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Para Paulo G.: Tens de fundar um partido pluri-ideológico. Se o fizeres deixam de te conseguir rotular, ou pelo menos, será mais difícil. Eh eh eh.

    Não tens de agradecer por fazeres o que fazes... Forneces excelentes tópicos de tertúlia e fazes muita gente pensar seriamente (mesmo nos tópicos com os quais discordo ou concordo parcialmente tenho de reconhecer essa utilidade).

    Curiosamente, ontem fui removido do blogroll de um dos blogues que faziam parte da minha esfera virtual. Parece-me que ao querer tocar num "nervo" de um blogger, acabei por "enervar" outro.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Para Advogado do Diabo: Essas piadas inteligentes partem-me todo. És um malandro. AH AH AH

    ResponderEliminar
  7. Gostava de saber como devo ser etiquetado.

    Defendo a existência de uma escola publica de qualidade, para todos e "tendencialmente" gratuíta (aqi sou de esquerda, certo?), mas com a exigência e disciplina dos colégios "conservadores" (aqui já sou de direita, certo?).

    ResponderEliminar
  8. Advogado, acho que há muita gente que ainda não percebeu que o sentido crítico responsavelmente exercido é uma virtude sem etiqueta e um exercício de liberdade que vale por isso mesmo.

    ResponderEliminar
  9. Obrigado pela referência, Ricardo.
    O teu espaço é um dos dois primeiros que visito diariamente.

    O teu chat room também o visito, mas de forma mais espaçada.

    Contínua assim.

    ResponderEliminar
  10. C.Pires
    Tem razão.
    Não vejo mal nenhum em existirem várias "etiquetas". Bem pelo contrário. A diversidade de opiniões é, democraticemente, saudável. Desde que sejam todas respeitadas.
    O que tem estado a acontecer nos ultimos meses, a tentativa de imposição uma unicidade, com pouca ou nenhuma tolerância para quem defende outras ideias, é algo que me preocupa.

    ResponderEliminar
  11. Concordo perfeitamente!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  12. Ricardo,

    agradecemos a referência e a selecção.

    A auto-estima está elevada por estarmos na tua e nessa lista.
    ;)
    Abraço

    ResponderEliminar