segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Acordo a 2/3... Luta a 1/3.

No Jornal de Notícias a 08/10/2010: "A Federação Nacional de Professores acusa o Ministério da Educação de ter rasgado o acordo que assinou com os sindicatos, em Janeiro. A Fenprof pediu reunião de urgência com Isabel Alçada e Mariano Gago. E vai aderir à manifestação e greve nacionais.

Mário Nogueira não tem dúvidas: as medidas de austeridade anunciadas pelo Governo - que devem constar da proposta de Orçamento de Estado para 2011 - anulam o acordo assinado em Janeiro, que era suposto vigorar até 2013. A ministra da Educação tem, por isso, "explicações a dar aos professores", frisa. Em causa, além dos cortes salariais, as progressões na carreira, o reposicionamento na nova estrutura, previsto no regime transitório, o concurso de afectação em 2011 e a redução em 20% dos professores contratados, que pode rondar os seis mil docentes.

O acordo, insiste o líder da Fenprof, tinha três partes - a nova estrutura da carreira (fim da divisão), o regime transitório e o novo modelo de avaliação. Se só tivesse a última parte, "não o tínhamos assinado", assegura.

A Fenprof enviou anteontem, quarta-feira, um pedido a Isabel Alçada para uma reunião urgente "sobre a validade do acordo". E se a ministra não responder até dia 15 a Federação irá sexta-feira ao ME "tomar uma posição pública". Hoje, sábado, será enviado pedido idêntico a Mariano Gago. É que a possibilidade de anulação de concursos já realizados pode afectar sobretudo o ensino superior, até porque os quadros dos estabelecimentos universitários e politécnicos deviam ser alargados com a aplicação dos novos estatutos da carreira.

"Se não lutarmos agora, a seguir teremos medidas mais violentas", defendeu, depois de anunciar que a Fenprof vai aderir à manifestação (6 de Novembro) e à greve geral da Função Pública (dia 2 desse mês). (...)"

Ver Artigo Completo (Jornal de Notícias)

------------------------
Comentário: Pois... Mário Nogueira afirma discordar de 1/3 do acordo. Mas quem assina, assina pelo todo. E o facto é que existe um acordo assinado que trocou uma divisão na carreira por mais filtros de progressão e a manutenção do anterior modelo de avaliação (com uma nova roupagem).

Relativamente ao tema da recusa deste modelo de avaliação e a sua relação com a progressão, ou como referiu o colega fjsantos num comentário a este post, "sem progressão não queremos esta avaliação", existem alguns pontos com os quais concordo menos.

Utilizar a ausência de progressão para a não aceitação deste modelo de avaliação poderá ser pernicioso, mas eu compreendo onde está a raiz e o objectivo de tal slogan. Mais, até o compreendo, se pensar numa perspectiva mais global e puramente estratégica. Para além disso, a frase do colega fjsantos assenta que nem uma luva a quem assinou o acordo, mas já não soa tão bem quando utilizada por um comum docente. Pode ainda pressupor que com progressão já aceitamos este modelo de avaliação, e no meu caso particular, não é assim que penso. Como tal, proponho uma alteração ao slogan, que julgo poder agradar a mais colegas (incluindo alguns sindicalistas que conheço):


"Com ou sem progressão, não queremos esta avaliação!"
------------------------

11 comentários:

  1. para que quero a progressão,se ainda lá não entrei e já ando nisto há mais de uma duzia de anos...
    quero é ter os mesmos direitos de quem tem os mesmos deveres que eu...ensinar a aprender.

    ResponderEliminar
  2. Ricardo, concordo com tudo o que dizes, mas o slogan que propões não serve para os contratados que, sem DIREITO a progressões, todos os anos têm de ser avaliados na forma complex para continuar a ter DIREITO, sem garantia, ao seu posto de trabalho.

    ResponderEliminar
  3. Ricardo, o menino da figura simboliza quem? De repente, senti-me o menino que empurra o "gordo sistema" que está prestes a rebentar pelas costuras...
    Talvez por ser uma contratada sem esperança há mais de uma dúzia de anos :)

    ResponderEliminar
  4. A origem do erro foi o 1º professor, contratado ou não, ser avaliado com este modelo.
    Assim, se assinou a sentença!!!
    O erro esteve na primeira aula observada e no 1º requerimento de mtobom.
    Não foram só os sindicatos que erraram!!!

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Meus caros...a culpa da casa vir abaixo foi do Ferro! Qual cimento, qual areia!!!

    O Ferro defende-se dizendo: Eu nem sequer estava lá! "Homessa"

    Quem será o Ferro aqui? Haja Paciência.

    ResponderEliminar
  7. Querem fazer implodir este modelo?! Peçam todos aulas assistidas... Eu até já verifiquei que o meu "relator" tem sempre aulas ao mesmo tempo que eu... Olha que chatice, pá!!! TEMOS PENA!!! XD

    ResponderEliminar
  8. O meu "delator" tb tem aulas ao mesmo tempo do que eu! Mas será que não mudam os horários por causa disso?
    XPTO

    ResponderEliminar
  9. Não... Sim... LOL

    Os relatores que estejam nessas condições, terão que efectuar permutas, sempre que possível, com outros professores dessas turmas, por forma a observarem as aulas dos "relatados"... Ou isso, ou não dão essas aulas às suas turmas!!! XD

    Vai ser bonito de ver!!!... eheheh

    ResponderEliminar
  10. uma casa só com ferro é também inabitável, fica em pé, mas de nada serve.
    Neste caso, todos os materiais foram mal projectados. Infelizmente é o mal de grande parte dos proectos nacionais.

    A paciência hoje em dia está por um fio em toda a gente.

    É bom que se esgote totalmente para ver se deixamos esta inércia.

    ResponderEliminar