terça-feira, 6 de julho de 2010

O futuro passa por levar os "Mega" a tribunal?

Fenprof apoia quem queira levar a tribunal “mega agrupamentos” de escolas.

Comentário: Mário Nogueira afirmou que a FENPROF irá apoiar os directores e conselhos gerais que pretendam avançar com processos em tribunal relacionados com a constituição dos "Mega". Veremos quantos aceitam esta oferta... Aquilo que me chega à caixa de correio electrónica não reflecte tanto a preocupação dos directores com a eventual ilegalidade da situação, o número excessivo de alunos, o provável decréscimo de docentes necessários e outras coisas que tais (e que para nós seriam o cerne da questão), mas sim o "contar" espingardas, o verificar "apoios" e o confirmar se se conseguem manter no poleiro este ano ou o ano a seguir. Enfim... A perda dos "poleiros" pode ser algo tramado, principalmente se estivermos a falar de alguém que no passado abusou do poder e que, compreensivelmente, terá todo o receio de voltar à base.

Existem outros casos, eu conheço pelo menos dois (de real preocupação com o eventual deterioramento das condições educativas), que são de louvar e que espero se venham a manter na liderança dos "Mega".

4 comentários:

  1. Sinceramente, pouco me interessa o interesse pelo qual os directores pretendem lutar.
    Estou mais preocupado com aquilo que classificas, e muito bem, como sendo o cerne da questão.
    Para mim, evitar todas essas questões que referes é mais importante que a manutenção de certos directores,
    Chamo a isso convergência de interesses e não é novidade nenhuma, Para mim foi o que aconteceu em 2008, a uma escsla bem maior.

    ResponderEliminar
  2. Sr. Ricardo que fique bem claro não estou a favor dos Mega Agrupamentos, mas estou cansado do nome MÁRIO NOGUEIRA, este senhor só traz derrotas quando tenta interferir com algo que o governo faz (muitas vezes ma feito), quer protagonismo e é um péssimo representante para a nossa classe, sei que mais uma vez não vai estar de acordo, mas depois de tantas negociações falhadas de tantas injustiças o que faz ele ainda nesse cargo?? Par que servem as negociações, 1º estatuto, 2º Avaliação, 3º dividiu os contratados com minutas e agora os mega agrupamentos, sinceramente.

    ResponderEliminar
  3. Sou da opinião que quanto maior é uma instituição, pior são os resultados (a todos os níveis). Mas há alguém que acredita que os Mega agrupamentos vão beneficiar a educação? Quando penso que já batemos no fundo, logo de seguida vejo o quanto estou enganada. Estamos cada vez mais fundo. E vejo os colégios à minha volta a ampliarem as instalações, e com listas de espera que não acabam. Será que é tão dificil ver o que está à frente dos nossos olhos, Srs. de gabinete? Acordem para a vida e preocupem-se com o essencial.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. E não é que uma estrutura sindical afirma apoiar - como? tecnicamente? financeiramente? - os directores e conselhos gerais contra o ministério da educação, numa matéria que de sindical não tem nada? Vai ser interessantes ver as direcções regionais a debaterem-se contra directores e conselhos gerais que anteriormente apoiaram nos litigios que estes tiveram com professores, pais e funcionários. Ops...

    ResponderEliminar