quarta-feira, 23 de junho de 2010

"Conspiração ou padrões, anomalias e coincidências?" - Parte I.

Alguns colegas defendem que todas estas alterações que estão a ocorrer (o ECD e a ADD, bem como as listas provisórias, hoje publicadas, a rápida e súbita formação dos mega-agrupamentos) ou aguardadas, mas, aparentemente, esquecidas (as alterações curriculares no 2º e 3º ciclos e o estatuto do aluno) fazem parte de giga planos maquiavélicos muito bem planeados. Penso que estão enganados. Não passam da(s) mais recente(s) teoria(s) de conspiração, para as quais nós, professores, temos uma imaginação muito, por vezes demasiado, fértil.

Para mim não passam do que chamo de padrões “comportamentais”, respectivas anomalias e/ou coincidências.

Como defendi no post “Calendarização das alterações” a coincidência temporal das várias alterações, a existirem, são, ou devem ser (pelo menos para quem criticou a calendarização das alterações no passado, mais ou menos, recente).
A publicação, hoje, do ECD, é um bom exemplo destes padrões “comportamentais”.

No dia 18 de Maio o Ricardo publicou este post (http://profslusos.blogspot.com/2010/05/para-memoria-futura.html) onde previ o dia 15 de Junho, com uma margem de erro de 1 semana, como sendo a data de publicação do ECD. Esta previsão, assim como outras que fiz no passado e que, normalmente, acerto ou falho por poucos dias, como foi o caso desta (tendo em conta a margem de erro, errei por um dia) são baseadas em simples análises estatísticas de datas e/ou de intervalos temporais de acontecimentos análogos.

Para a previsão de dia 15 limitei-me a comparar os intervalos temporais entre a aprovação em Conselho de Ministros e a publicação das duas últimas alterações do ECD (DL 15/2007 e DL 270/2009). Sabendo que este ECD foi aprovado em C-M no dia 22 de Abril, basta adicionar o intervalo que indiquei e obtêm-se aquele intervalo que indiquei. Já sei que os “teóricos da conspiração” vão dizer que a data de aprovação é que faz parte do plano, mas também já se sabe que não ainda muito discutir com estes teóricos pois cada vez que se apresenta um argumento que coloca em causa a teoria, conseguem arranjar nova teoria. A teoria que avançam hoje está relacionada com a saída simultânea, das listas provisórias dos concursos. Mas se analisarem outra data, a da promulgação, verão que o responsável pelo meu erro de previsão foi o Presidente da República, e que o atraso da publicação das listas deve-se à providência cautelar.
Advogado do Diabo

6 comentários:

  1. Afinal de contas, estatística pura. Ainda dizem que a matemática anda pelas horas da morte... ;). Vou começar a estar mais atenta a essa perspectiva dos acontecimentos. Obrigada Advogado pela dica.

    Quanto à teoria da mega, giga conspiração, creio que para haver conspiração, mesmo conspiraçãozinha, era necessário inteligência, plano e organização. Pois aí estão três requisitos que há muito não existem, por parte da tutela, em relação à Escola Pública no nosso país (e não só no nosso país, infelizmente).

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  2. C. Pires
    E assim acabaram-se as apostas. ;)


    E tens toda a razão na parte da inteligência. Vou contar outro segredo. Além da matemática, a psicologia é outra ferramenta útil. Algusn dos meus padrões "comportamentais" são facilmente detectados com ajuda de psicologia básica. Um exemplo é a forma como muitos colegas concorrem. Com estas duas "armas", conseguia saber o concelho onde muitos colegas do nosso grupo viviam, só com a a análise das colocações.


    E termino com um desafio. Usando o meu sistema, que é capaz de "adivinhar" a data das manifestações de preferências. Devem justificar a vossa resposta,
    Se o Ricardo não se importar, podem enviar-lhe as vossas respostas e ele depois reencaminha.

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  3. Agosto. Depois da rede concluída.

    Ou achas que se vai concorrer a uma eb2/3 de código xxxxxx se estiver agrupada com uma Secundária com outro código xxxxxx?

    Porque se for com datas normais são 5 dias úteis para os recursos, 30 dias para apreciação do recurso e só depois é que saem as listas.
    Ora bem, calha mesmo no mês de Agosto.

    Maquiavélico, eu?

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  4. Com base na argumentação do "post" e sem comparar os intervalos temporais, a data da manifestação de preferências não será, serão (as datas - 5 dias)!
    Como dizia o Guterres, "Ora bem, há cinco dias para reclamar, depois há os dias para apreciar, a data é, é, ora bem, é só fazer as contas!"
    Se já fizeste as contas diz lá de uma vez e deixa-te dessas coisas!
    Quanto à espécie de alteração curricular em versão de orientação (ou não), sairá em data semelhante à dos outros anos!
    Um abraço e bons prognósticos!
    P.S: Mas que não sejam como os do João Pinto!

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  5. Vale a pena pensar nisto:
    XV — Movimento anual da rede escolar
    1 — O movimento anual da rede escolar (MARE) tem por objectivo o reordenamento e o reajustamento da rede de estabelecimentos de educação e de ensino com vista à satisfação das necessidades educativas da população.
    2 — O reajustamento da rede escolar para o ano lectivo de 2010-2011 será realizado, previsivelmente, em Maio/Junho para que, aquando da manifestação de preferências já se encontre disponível a actualização das tipologias e códigos dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas.
    Um abraço.

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  6. Arlindovsky
    Tenho a certeza que isso vai acontecer. Porque não é inédito, já aconteceu com os agrupamentos normais.
    Estes mega-agrupamentos são novidade na dimensão, porque no resto não são.
    Muitos cenários que agora aparecem com os mega já existiram quando surgiram os agrupamentos.

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