quarta-feira, 23 de junho de 2010

"Calendarização de alterações".

"Os professores mais “atentos” aguardam “ansiosamente” as alterações anunciadas.

O “novo” ECD e respectiva ADD, a reforma curricular dos 2º e 3º ciclos, o “esquecido” Estatuto do Aluno, há muito aguardados, a que se junta as recentes criações dos mega-agrupamentos.

Interessante de analisar é o que se escreve sobre a calendarização destas alterações e o que se escreveu sobre outras alterações ocorridas num passado, mais ou menos, recente.

Uma das críticas que se fazia à anterior equipa do ME era a de fazerem alterações importantes a meio do ano lectivo como, por exemplo, o Estatuto do Aluno e a ADD.

Se critica-se o facto de as alterações serem feitas a meio do ano lectivo, deduzo que se defende que as alterações devem ser feitas entre o final do ano lectivo e o inicio do ano lectivo seguinte.

Acontece que, ultimamente, a actual equipa do ME tem sido criticada por estar a prepara-se para fazer todas as alterações nesta fase final do ano escolar.

Colegas, não será aconselhável decidirem-se? Ou criticam o ME por fazer as alterações a meio do ano, ou criticam por as fazerem no final/inicio do ano. Criticar os dois momentos acaba por parecer criticar apenas por criticar.

Pessoalmente critico o conteúdo da das alterações realizadas e anunciadas (destas, o que se conhece delas), Quanto à calendarização, defendo que, a existirem, devem acontecer nesta altura do ano.

Porque tempo para as analisar e preparar existe, para a maioria dos professores, nesta altura do ano. Como muito bem disse o Paulo Guinote, há uns dias atrás, para a grande maioria dos coelgas, as férias só iniciam-se daqui a um mês. E nestas 3 ou 4 semanas que ainda faltam para se iniciarem as férias, o trabalho não é assim tanto, para a maioria. pelo que há tempo para analisar e preparar tudo. Basta haver vontade e material para analisar."

Advogado do Diabo

5 comentários:

  1. Olá! Gosto da nova forma de exposição das tuas posições por aqui. É bastante vantajosa para a reflexão e para o debate. Parabéns a ambos pela ideia.

    Especificamente em relação ao conteúdo deste post. É óbvio que tens uma certa razão, mas creio que a crítica se dirige ao que se pressupõem ser as segundas intenções da tutela ao escolher as datas e não tanto as datas em si mesmas. Parte-se sempre do princípio que há sempre má fé, por parte de quem publica, na escolha das datas, o que não será verdade. Quando criticamos o facto dos diplomas aparecerem a meio do ano acho que temos razão, principalmente se os diplomas aparecem para virar de pés para o ar procedimentos que já estão a correr e que já produziram resultados para aquele ano lectivo especificamente (não faz qualquer sentido, por exemplo, um Estatuto do Aluno ou regras de ADD aparecerem a meio de um ano lectivo). Resta portanto esta altura que, tal como dizes, tem a vantagem da maior disponibilidade e da possibilidade de incluir as alterações na preparação do próximo ano lectivo. O problema é que, em relação aos "timings" do Ministério e do Governo todos nós somos um pouco adeptos da teoria da conspiração.

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  2. E as listas? será que ninguém fala das listas?
    Os sindicatos são 100% culpados deste circo! Hoje foram os contratados e para os anos seguintes serãos os professores que possuem vínculo...vamos todos dizer que sim?

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  3. Por favor esclareçam-me uma coisa:
    - estou mt triste com esta situação.
    - vejo colegas meus a passarem-me à frente por causa da pseudoavaliação.
    A pergunta é: este ano tiveram bonificação por causa da ADD ficaram com outra gradução por exemplo ficaram com 21000(de grad.). Para o próximo ano ficarão com esses 21000 mais o tempo de serviço do ano anterior? A bonificação é contabilizada de forma cumulativa?
    Obrigada,
    Lia

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  4. Lia,
    não, essa bonificação é feita ano a ano e não tem efeitos na avaliação seguinte, ora, os beneficiados para o ano poderam ser outros, depende da ADD deste ano lectivo, daí a ADD ser anual para os contratados.

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