sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Desabafo...

Até aqui pensava que o que realmente interessava nestas negociações do ECD, residia na melhoria das condições de trabalho (exemplo: horário dos professores) e do modelo de avaliação do desempenho docente.

Grande estupidez a minha em acreditar nisso... Mesmo após mais de 3 décadas de vida e de mais de 1 década de profissão continuo a acreditar na minha imaginação.

Por aquilo que leio, não só nos diversos documentos que vão surgindo em redor destas negociações, mas também de comentários e emails recebidos, o que realmente interessa a uma grande fatia dos professores e aos sindicalistas em geral (com algumas gratificantes excepções), será mesmo a progressão na carreira.

E não estou a afirmar que o tema das progressões (reposicionamentos, etc.) não seja importante, mas como posso estar fascinado com índices e tempos de permanência nos mesmos, se cada vez gosto menos de estar na escola. O dinheiro não pode justificar o "olhar para o lado" que ultimanente tem invadido as discussões na blogosfera e nas salas de professores.

Assim, peço-vos que não me enviem mais emails relativamente a questões de transição/reposicionamento, pois a cada um que recebo descresce a minha vontade de discutir aqui o que quer que seja.

16 comentários:

  1. Como eu te compreendo e partilho a tua "angústia" em pleno!
    Mas, se este fosse um "mal" só da nossa classe estava eu contente!
    Mas no nosso caso, torna-se mais grave porque somos (acho eu) educadores! Mas há quem diga que só lhe pagam para ensinar! Discordo e renuncio a tal pensamento, sequer!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. há muita gente que vive no mundo virtual...mas ainda há alguns que vivem no mundo real...e,aí,para sobreviver precisa-se de dinheiro.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo da 1:53 PM,
    Esse argumento é tão verdadeiro e antigo quanto a profissão mais velha do mundo, mas, digo eu, era suposto ter havido alguma evolução social, ou não?
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. se ganhar mais 100 ou 200 euros por mês asseguro-te que irei ficar menos incomodado com o facto de ter um horário sobrecarregado ou putos mal-criados.

    ResponderEliminar
  5. Mais um DESABAFO:
    Este "olhar para o lado" dos docentes sem dúvida incomoda-me...mas, neste momento, o "olhar para o lado" dos sindicatos relativamente a esta questão dos QZP's incomoda-me ainda mais.Nenhum sindicato tem só que seja uma referência nas suas paginas Web à questão dos QZP's. É revoltante!Para quem ainda é QZP, esta questão é bem mais importante que qualquer outra suscitada pelo Acordozeco de 7 de Janeiro!

    ResponderEliminar
  6. Concordo em absoluto contigo Ricardo, já o tenho dito várias vezes. Assusta-me pensar que contínuará tudo na mesma em termos de avaliação de desempenho e em termos de horários, que para quem trabalha realmente é o que importa neste momento. Repara, sou contratada, terei que ser avaliada mais uma vez, apesar de já ter passado por isso no ano passado (com Muito bom) e continuarei a cumprir 28 horas lectivas (entre horário lectivo e apoios). Tenho uma direcção de turma com 2 NEEs, 9 alunos em risco de retenção e dois casos de retenção repetida, 8 alunos com acompanhamento psicológico por problemas familiares e 1 hora no horário para tratar disso tudo (a outra é de atendimento aos EE)...é isto que preocupa neste momento, posso garantir que trabalho mais de 50h semanais.

    Obrigada mais uma vez pelo teu trabalho Ricardo.
    Ni

    ResponderEliminar
  7. A respeito da Escola que queremos, vale a pena ler: http://terrear.blogspot.com/2009/04/e24-grande-solucao-para-educacao.html

    ResponderEliminar
  8. Por favor alguém me responda:

    Sou contratada, dei aulas há 5 anos em PT. Actualmente estou no Ensino Português no Estrangeiro. Pelo que me foi possível apurar a avaliação que tivemos só contou para efeitos de renovação do contrato.
    Agora nos termos do novo projecto de alteração ao ECD, artigo 5.°: os docentes estão isentados da prova de ingresso desde que tenham sido avaliados com nota mínima de Bom.

    Perante a minha situação, terei que fazer a prova? No EPE não foi criado um dispositivo de avaliação semelhante ao de PT.

    TErei que fazer a prova? Por favor alguém me responda.

    Revoltada.

    ResponderEliminar
  9. Eu não quero mais alguns euros. Quero condições de trabalho. No mínimo, o direito de trabalhar com alunos empenhados e educados.

    ResponderEliminar
  10. Ricardo
    Há muito que sabes a minha opinião sobre este assunto.

    O problema nunca foi a avaliação, mas sim os seus efeitos na progressão da carreira e nos concursos.

    A avaliação foi o despertador que fez acordar o pessoal. Só quando a avaliação começou a avançar, é que o pessoal acordou. A grande maioria dos aspectos que se fala já existia antes da avaliação avançar.

    Mais, tenho a certeza que, se por um qualquer milagre, desaparecessem as "barreiras" na carreira e os efeitos nos concursos 90% (pelo menos) dos professores aceitaria a avaliação.

    ResponderEliminar
  11. «se ganhar mais 100 ou 200 euros por mês asseguro-te que irei ficar menos incomodado com o facto de ter um horário sobrecarregado ou putos mal-criados.»

    Pelo contrário, a mim preocupa-me muito mais a indisciplina e a violência crescentes na escola. E nem 1000 euros a mais por mês me fazem menos inquieto com o que tenho de suportar diariamente em determinadas turmas.

    Às vezes, parece-me que muito coleguinha se aproxima da figura do mercenário.

    ResponderEliminar
  12. "Eu não quero mais alguns euros. Quero condições de trabalho. No mínimo, o direito de trabalhar com alunos empenhados e educados."

    idem...

    Aliás , toda e qualquer acção de reivindicação em que me revejo relaciona-se com melhoria do Ensino e as Condições de Trabalho. A falhas da ADD e outros são apenas alguns dos pontos que levam à falta tal, e não o objectivo final de reivindicação.

    ResponderEliminar
  13. Nem entendo como é que estas negociações se centraram desta forma tão só e apenas na progressão, quando há questões bem mais importantes para serem tratadas. Essas já foram aqui realçadas e não me parece que uma cheia de euros apaguem a importância de se trabalhar com dignidade.

    ResponderEliminar
  14. trabalhar com dignidade faz parte da obrigação indidual.
    alunos educados e empenhados...utopia, na sociedade actual.
    os euros são imprescindíveis para viver...porque quem não rouba ou quem não herda,há-de ser sempre um m...e,felizmente ainda há muitos profs que são honestos e que o são pelo seu mérito.

    ResponderEliminar
  15. Colegas, não é com 100 ou 200 euros que vou pagar a consultas de psiquiatria e medicamentos por toda a vida, se calhara até pagas, mas com as baixas psiquiátricas não te compensa.

    mp3

    ResponderEliminar
  16. Tem toda a razão. Na minha escola acontece o mesmo. Pensam que andam a tratar da sua vida, mas anda tudo a dormir. Só acordam quando o céu lhes desabar em cima.

    ResponderEliminar