quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Se não aparecesse esta notícia hoje é que eu ficaria admirado...

No Diário Económico a 21/01/2010: "Os dados da OCDE desmentem os sindicatos: os professores portugueses têm das menores cargas horárias.

Sindicatos de professores e Ministério da Educação voltaram ontem a sentar-se à mesma mesa, desta vez para discutir aquela a que os sindicalistas chamam de "excessiva" carga horária dos docentes do ensino básico e secundário. Mário Nogueira, da Fenprof, diz mesmo que a realidade é que os professores trabalham muito mais horas do que as estipuladas por lei.

Mas, de acordo com os dados da OCDE, os professores portugueses trabalham menos horas que a maioria dos seus colegas da União Europeia. Segundo o estudo ‘Education at a Glance 2009', um professor em Portugal trabalha cerca de 39 horas por semana, um valor que conta também com o trabalho de preparação de aulas e estudo individual fora da escola. A média dos países da União Europeia (UE) é de mais de 42 horas. Mesmo assim, onde se regista uma maior carga horária nos docentes portugueses é no tempo passado na escola: 34 horas para Portugal contra cerca de 30 para restantes países da UE.

Estes valores são questionados pelos representantes sindicais que estiveram na reunião de ontem com o secretário de Estado da Educação, Alexandre Ventura. Para João Dias da Silva, secretário-geral da Federação Nacional dos Sindicatos de Educação (FNE), as realidades dos outros países são diferentes, uma vez que "há uma série de matérias burocráticas que professores dos outros países não têm, para além do facto dos nosso professores não terem direito a um espaço adequado para o trabalho fora da sala de aula". Para o dirigente sindical, a realidade mostra muitos professores a trabalharem 40 ou 42 horas por semana."

Ver Artigo Completo (Diário Económico)

------------------------
Comentário: Factos relevantes: (a) Estes dados serem publicitados pelo Diário Económico; (b) Os elementos constantes da notícia serem relativos a um estudo publicado a 8 de Setembro de 2009; (c) Ser um tema que já foi amplamente debatido na altura da publicação do estudo; e (d) Os professores portugueses trabalharem 39 horas mas apenas serem remunerados com base em 35 horas.

Não posso falar por todos os professores, no entanto, aqueles que acompanho diariamente (por serem meus amigos ou colegas mais próximos) trabalham bem mais que as tais 39 horas... Facilmente, e sem sequer terem reuniões. Com reuniões, as tais 39 horas são ultrapassadas e de que maneira.
------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário