Comentário: Segundo consta na página da FENPROF acima mencionada, os temas que deverão abrir esta fase negocial serão: i) Horários e regime de trabalho; ii) Direitos profissionais; iii) Formação de professores e educadores; iv) Concursos, incluindo a vinculação de professores contratados; v) Aposentação de professores; vi) Regimes de faltas, férias, licenças e dispensas... E como refere esta estrutura sindical, existirão ainda outros aspectos a rever que não foram colocados na lista. No entanto, parece-me que a prioridade para amanhã, serão mesmo os horários dos professores...
A FENPROF refere ainda que irá apresentar propostas relativas a estes e outros temas (como por exemplo, propostas que visam concretizar alguns dos aspectos constantes do acordo). Não sei como se processa este tipo de negociações, mas acharia interessante a divulgação da FENPROF de um documento onde constem essas propostas, tal como fez antes da assinatura do acordo.
A FENPROF refere ainda que irá apresentar propostas relativas a estes e outros temas (como por exemplo, propostas que visam concretizar alguns dos aspectos constantes do acordo). Não sei como se processa este tipo de negociações, mas acharia interessante a divulgação da FENPROF de um documento onde constem essas propostas, tal como fez antes da assinatura do acordo.
Que distribuam os males pelas aldeias e que não resolvam apenas a vida de quem está no topo ou próximo do topo da carreira. Foi o que aconteceu com o maldito acordo. Vão exigir mais reduções para os que são mais privilegiados??? Vão exigir uma aposentação antecipada sem perdas? Resolvam é o problema dos horários, da formação e dos direitos.
ResponderEliminarnão esquecer aqueles que trabalham há mais de 3 anos,5...15 anos,com mão de obra barata e que continuam sem lugar....
ResponderEliminara motivação para trabalho igual,não deve esquecer aqueles que ainda lhe falta muitos anos para se reformarem.
aguardemos...
admiram-se muito, alguns, da mudança de discurso do SR.ALBINO...mas ,não se admiram, de continuar a exirtir tanta injustiça, para com milhares de contratados...
ResponderEliminarPelos vistos, a FENPROF viu o teu post e:
ResponderEliminarhttp://www.fenprof.pt/Download/FENPROF/SM_Doc/Mid_115/Doc_4419/Doc/FENPROF_4419.pdf
SSA
Agradeço o link, SSA. Irei divulgá-lo.
ResponderEliminarRicardo
ResponderEliminarUm assunto que me parece importante debater proximamente e que cruza a questão dos nossos horários com as reformas curriculares do básico e (?) do secundário, é a questão da duração dos tempos lectivos. Defendo que a duração actual de grande parte das aulas (90') é pedagogicamente ineficaz e um forte contributo para a indisciplina dentro da sala de aula. Acredito que uma redução de 15/20' seria benéfica. a minha experiência (que se reduz ao trabalho com alunos de secundário) mostra-me que, especialmente os rapazes, mesmo quando falamos de alunos motivados e de aulas teórico-práticas, revelam grande dificuldade em manter-se concentrados durante os actuais 90'. Se já tens algum post a este respeito, peço desculpa, não vi.