segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Muito pouco porreiro, pá.

Estas propostas finais do Ministério da Educação são claramente penalizadoras... Quase me fazem ter saudades (se é que já não as tenho) dos idos tempos de Maria de Lurdes Rodrigues.

Em vez de um "crivo" (para aceder a "titular"), surgem três (3.º, 5.º e 7.º escalões) com tamanhos variáveis, consoante a fixação anual de vagas e os resultados da avaliação. Ainda existe a hipótese da "senha" para o ano seguinte, mas essa dá-me vontade de rir. Se esta alteração não é para MUITO PIOR não sei o que será!

Para os colegas de "topo" (Muito Bons e Excelentes) estes filtros serão inexistentes. Com as óbvias excepções de quem realmente merece, é caso para dizer... Agora é que teremos classificações "à lá Armandine"... Lavas uma mão ou trazes o papel higiénico e terás progressão não filtrada. Vai dar um jeitaço aos filiados do PS ou "adesivos" do director. No meio disto tudo, e se cruzarmos a futura lista de graduação para a progressão com as listas do PS ainda poderemos ficar a saber algumas coisas interessantes. Esperemos que a publiquem... O mais certo é não a publicarem. O cheiro a podre poderá ser demasiado intenso num ECD que se quer novo e pujante.

O modelo de avaliação gera também a exigência de aulas observadas nas situações de acesso ao 3.º e 5.º escalão, o que mais uma vez irá introduzir exageros intoleráveis em algumas escolas e agrupamentos por esse país fora. O "pelo menos duas por ano" abre a porta a "pelo menos 2 por período". Não seria novo nem inédito esse tipo de exagero.

Esta proposta final introduz alterações de tal forma prejudiciais que me levam a afirmar aquilo que nunca considerei afirmar: O ECD ainda em vigor é espectacular! A Maria de Lurdes Rodrigues e a sua equipa eram uns tipos bastante porreiros. Dói escrever isto, mas dói mais considerar possível que esta nova proposta entre em vigor.

Se a união para enfrentar o anterior Ministério da Educação foi de extrema relevância, agora é tão essencial como um dia termos direito à reforma em idade passível de sanidade mental e algum tipo de capacidade física.

11 comentários:

  1. Ricardo!

    Esta proposta não presta. Mas daí dizer que tem saudades da MLR... vai lá vai!

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  2. Ricardo, tenho estado mesmo afastada deste assunto, para bem da minha sanidade mental tinha que fazê-lo, nunca acreditei que alguma coisa melhorasse...Por isso, peço-te ajuda, sabes se em relação ao facto da nota da avaliação contar para a graduação alguma coisa foi falada? É que essa é uma das muitas partes que me repugna.

    Obrigada

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  3. Não queriam rasgar, deitar fora, substituir tudo e mais alguma coisa?
    Então não andaram em reuniões com o PC, o BE e a Manuela ( ex-fantástica-ministra!!!) para deitar pela janela o anterior ECD e Avaliação da MLR?
    Então não andaram a gabar-se que o PS tinha perdido a maioria por via da luta dos professores?
    Não foram, e são, contra a Escola a Temppo Inteiro?
    O Magalhães?
    As aulas de substituição?
    As Novas Oportunidades?
    Não ridicularizaram a anterior equipa do ME?
    Não destrataram todos os que apoiavam e consideravam justas as decisões de MLR?
    Não fizeram o que o PCP queria?
    Não serviram de ariete barato à progressão da Fenprof? Ao Nogueira?
    Não insultaram o 1º ministro?
    Não compraram ovos e organizaram as crianças para insultarem a MLR?
    Não faltaram ao respeito à vossa profissão?
    E agora queixam-se de quê?
    Acho pouco coerente!

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  4. Para Eu: Por aquilo que tive oportunidade de ler, parece-me que a avaliação releva para o ritmo de progressão mas não para a graduação em termos de concursos. Mas com um documento tão ambíguo em algumas partes que considero essenciais não te consigo dar 100% de certeza.

    Abraço.

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  5. não me venha com vingançazinhas;
    os profs nunca faltaram ao respeito á sua profissão,existem é muitos que se intitulam profs,mas que de escola nada percebem e que se têm servido da classe para despejar ódio...e subirem no poleiro...

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  6. Muito obrigada Ricardo, é que isso já consta no DL 51/2009 e tenho receio que não recuem nessa parte.
    Mais uma vez obrigada e parabéns pelo excelente trabalho.

    Abraço.

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  7. ó sr. anónimo...você é um covardolas de pé rapado! Vem para aqui vomitar asneiradas e nem sequer se identifica?!
    Pelas postas de esterco que deita pela boca fora deverá com certeza ser um sobrevivente fascizóide do tempo da outra senhora!

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  8. A todos, melhor, a qualquer Costa,
    Vê-se que lhe assenta como uma luva o que a maioria dos portugueses pensa dos professores arruaceiros.
    E quanto ao anonimato, pode identificar-se? Ou fica por um desses apelidos raros como o que apresenta como pseudónimo?
    Já pensou dar banho ao cão?
    Cheira pessimamente!

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  9. Professores ou não, se querem continuar a participar neste blogue agradecia que não se envolvessem em discussões deste tipo, que não trazem nada de positivo para as discussões.

    As críticas fundamentam-se em factos concretos e não em mitos. Se querem criticar com base em mitos, aconselho a redacção de um livro de estória. Provavelmente até serei um dos primeiros a comprar...

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  10. Chamo-me Costa e sou professor... ao menos isso já identifica qualquer coisa.
    Do senhor anónimo é q nada se sabe, ou melhor...nota-se claramente que é um cão enraivecido contra os professores!!!
    Porque será sr. anónimo raivoso?!
    Desabafe...
    Já agora..o que faz na vida, além de dizer asneiradas pela boca fora?!

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  11. O Costa onde tem estado?
    Em que é que faltei à verdade no que disse sobre o comportamento dos professores arruaceiros?
    Sabe, eu vi-os e ouvi-os. Ainda agora têm a lata de dizer que as escolas públicas estão destruídas e que os profs não conseguem trabalhar.
    E não insultaram o Governo legítimo e maioritário do País?
    Não organizaram os alunos parta insultar a Ministra, dizerem que querem ter o "direito a faltarem" e a "não irem às aulas de substituição"? Não me diga que fui eu que inventei esses telejornais e essas entrevistas!
    E o que fizeram dentro das Escolas sempre que sabiam da visita de algum responsável do ME? Ou no caso do 1º Ministro de Portugal, o que disseram, escreveram e publicaram?
    Tudo invenção minha, não é? Quer factos com datas e com protagonistas?
    Quer que lhe diga que Maria de Lurdes Rodrigues foi a melhor Ministra da Educação de sempre neste País? Foi. E vai ficar na História com a Organização das escolas e o seu equipamento. Desconhece, ou é só um caso de pouca honestidade intelectual?
    Também não sabe que hoje, graças a MLR e à sua equipa, as Escolas Públicas Portuguesas são um modelo de organização já estudado por países tão atrasados como a Inglaterra, a Suiça ou os EUA...
    Os professores não gostaram de ser mandados trabalhar?
    Queriam a situação anterior? Compreendo:
    Mais de 15.000 professores com horário zero
    Mais de 4.000 professores destacados em Comissões e Sindicatos, mas todos pagos e aumentados pelo OGE!
    Em Lisboa e Porto a relação entre alunos/professores, nas escolas, era de 2/5 ! Percebeu agora quais foram os interesses e quem agitou as largas massas?
    Depois, como era fácil usá-los, vai de se meterem com os comunistas e com o Bloco. Sabe por acaso quanto é que ganha um professor em Portugal? Itália? Irlanda? Rússia? EUA? Todas as comparações são favoráveis aos professores lusos! Sempre e independentemente dos resultados obtidos...
    45% de abandono apenas até ao 9º ano de escolaridade?
    Professores com horários de 6 e de 8 horas por semana? mentira? Olhe que eu sei. Tenho até nomes e moradas.
    Reformas aos 52 anos de idade, também era mentira? Com mais de 2400 euros mensais? Mentira? É consultar as publicações oficiais e ver, se tiver um mínimo de vontade de se informar.
    Tudo isso acabou com MLR. E tenho a certeza absoluta que os verdadeiros professores, as pessoas honestas e de bem, vão em breve ter saudades da competência que colocou ao serviço das EPs.
    Se entende de assuntos como o ECD, ou E. do aluno, ou Avaliação de professores, ou sobre a autonomia administrativa e funcional das escolas sugiro que, em vez de me tentar insultar vá ler os fundamentos da legislação ainda em vigor. E compare com aquilo que os sindicatos dizem querer. Depois é fácil. Opte pela confusão e pelo despesismo sem sentido. A Educação onde fica? Isso se calhar é o que menos o interessa.
    Sempre ao dispor para qq esclarecimento.
    Tenha um Bom Ano. Vai mesmo precisar dele, acredite!

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