quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Negociações até final de Dezembro.

No Expresso a 18/11/2009: "O Ministério da Educação vai dar instruções às escolas para que não prossigam a avaliação para 2009/2011 com base nas regras ainda em vigor. A garantia foi transmitida aos jornalistas pelo secretário-geral da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE), no final de mais uma reunião com a tutela.
(...)
A questão da avaliação dos professores que não entregaram os objectivos individuais e as consequências na progressão na carreira e nos concursos de colocação da atribuição das classificações mais elevadas (Muito Bom e Excelente) são algumas das questões que continuam, no entanto, em aberto e que serão discutidas ao longo das próximas reuniões.

As negociações com todos os sindicatos vão agora realizar-se todas as semanas até ao final de Dezembro. Só nessa altura deverá ser conhecida a versão final do novo Estatuto da Carreira Docente e do novo modelo de avaliação de desempenho."

Ver Artigo Completo (Expresso)

------------------------
Comentário: E cá está... Reuniões com os sindicatos todas as semanas até ao final de Dezembro. Uma espécie de maratona que deverá ter a nossa total atenção. Esperemos que os sindicatos não se escondam nas propostas e contra-propostas e as anunciem com a regularidade que se lhes exige. É bom que estas reuniões sejam transparentes e que não se cheguem a conclusões sem ouvir as opiniões dos principais interessados: Nós. Os professores...
------------------------

6 comentários:

  1. Se não nos pomos a pau ainda aparece por aí um novo memorando de entendimento que nos lixa o futuro por mais uns anos.

    ResponderEliminar
  2. Cá para mim, em Janeiro ainda nos colocam numa situação pior. Já não acredito muito nos sindicatos e nada no governo. A maratona é uma espécie de intervalo pacífico, para que o ME recupere energias e volte à carga.

    ResponderEliminar
  3. Fiquei pasmado quando liguei o PC e vi tanta informação a apregoar a dita Suspensão.

    Depois de tanta confusão é merecida toda a PAZ para criar um modelo funcional e sobretudo de caracter formativo.

    Como contratado espero que as coisas melhorem substancialmente a nível de estabilidade profissional porquê tem sido tudo excessivamente duro e injusto.

    Estarei atento e espero que sejamos ouvidos para que agora hajam as condições de se poder ser Professor com dignidade, com orgulho e com esperança.

    Espero que este dia seja lembrado como o dia em que tudo mudou e a comunicação e o entendimento tomou posse.

    ResponderEliminar
  4. Para Jorge: Parece-me um pouco difícil que os sindicatos caiam em nova patetice...

    ResponderEliminar
  5. Para Eu: É de extrema importância estarmos atentos e também não nos deixarmos dominar pelo optimismo excessivo nem pelo pessimismo generalizado. Parece-me que as "coisas" estão bem encaminhadas.

    A minha única preocupação reside na forte probabilidade de recuo da oposição a todos os níveis.

    ResponderEliminar
  6. Para RS: Como eu te compreendo. No entanto, só vou ficar realmente descansado quando vir todos este alarido traduzido para legislação.

    Para já, quero acreditar que tempos de serenidade se aproximam, mas ainda não me sinto completamente seguro e descansado. As "politiquices" são bem mais importantes que o Portugal real. Infelizmente...

    ResponderEliminar