quarta-feira, 1 de julho de 2009

A DGRHE ainda não ultrapassou os prazos previstos por lei.

A cada dia que passa, o stress e ansiedade dos colegas, que esperam pelas «famosas» listas definitivas/colocação é maior. É natural, eu também ando ansioso pela publicitação das mesmas. Principalmente quando tenho quase a certeza que terei de concorrer novamente (no meu caso específico, ao Destacamento por Ausência de Componente Lectiva - DACL).

No entanto, e tal como já referi
aqui, a DGRHE ainda não ultrapassou os prazos definidos no Aviso de Abertura e no Decreto-Lei n.º 51/2009. Recordo que a DGRHE possui 30 dias úteis para analisar as reclamações e que esse prazo termina a 9 de Julho. Não me parece viável que, no dia imediatamente seguinte (ou seja, 10 de Julho), as listas sejam publicitadas.

Para além disso, e como os colegas muito bem sabem, as listas provisórias de Espanhol, apenas foram publicitadas no dia 17 de Junho. Não se esqueçam que as reclamações destas listas interferem com outros 8 grupos de recrutamento (200, 210, 220, 300, 310, 320, 330 e 340). O prazo de reclamações para estas listas terminou a 24 de Junho, como tal, e adicionando-lhe mais 30 dias úteis... No entanto, e como estamos a falar de um grupo de colegas mais reduzido (relativamente às restantes listas nacionais), não deverão esgotar os prazos.

As listas poderão até sair antes das datas que já aqui publicitei, o que para mim, não será uma boa notícia. Por aquilo que sei, as reclamações são imensas, e na eventualidade de ocorrerem pressões política ou dos meios de comunicação social, que levem à publicação «antecipada» das listas definitivas/colocação, é previsível a existência de vários erros nas mesmas. E não serão erros irrelevantes... Poderão ser erros que irão definir a vossa vida para os próximos 4 anos.

Tentem ter paciência e percebam que é importante que todas as reclamações sejam convenientemente verificadas. Se esse procedimento não for feito de forma eficaz, o que irá acontecer é: Listas com erros! E depois, sabem o que acontecerá? Imensos colegas prejudicados... Vocês podem constar na listagem dos prejudicados! Não acontece apenas aos outros. Solução para este embróglio? Recursos hierárquicos, que demoram imenso tempo e que poderão não atenuar injustiças... Muitos de nós, já passámos por essa aterradora experiência.

Conforme é do conhecimento dos colegas que frequentam este blogue, as indicações que tenho (e quanto a isto, não tenho necessidade absolutamente nenhuma de andar a enganar ou a brincar - aliás, já não tenho idade mental para isso) as listas definitivas/colocação apenas deverão aparecer na semana de 13 a 17 de Julho. Tal como o meu amigo "Advogado do Diabo" já disse por diversas vezes, apenas ficarei preocupado (seriamente preocupado) se as listas não saírem até 17 de Julho...

9 comentários:

  1. Pode ser que uma verdade dita mil vezes finalmente se transforme numa verdade para todos.

    ResponderEliminar
  2. Acho que não, meu amigo, acho que não. Não tenho dúvidas que continuarão a aparecer datas todos os dias, a apontar para o dia seguinte. Infelizmente será assim...

    Quando finalmente for verdade, temo que ninguém acredite.

    ResponderEliminar
  3. Faz lembrar a história do lobo e do pastor. Quando o lobo apareceu de verdade ninguém acreditou...

    ResponderEliminar
  4. Acho que isto se deve à vontade de todos que as listas saiam rápido... quem nem tem fontes fidedignas protege-se como pode. E, a cada dia que passa, lá vai tendo mais uma desilusão. Temos mesmo que ter paciência e esperar o pior (eu fiquei pelo dia 17 e espero mesmo que não passe disso...)

    ResponderEliminar
  5. Bem sei que os avisos são imensos, mas a ansiedade é tanta que acabamos por acreditar no pai natal, no coelhinho da páscoa, etc.....

    ResponderEliminar
  6. Todos os anos surgem várias pessoas com conhecimentos em locais fundamentais para conseguirem obter informações em relação às datas de publicação das listas.

    Todos os anos, essas pessoas, sempre que confrontadas com determinados aspectos da dinâmica concursal, começam a engasgar o discurso e rapidamente se metem ao fresco sem contestar devidamente o aperto que levaram.

    Apenas peço a todos que levem em consideração o seguinte: como é que será possível colocar as listas cá fora se, há pouquíssimos dias, a DGRHE ainda estava a pedir informações às escolas relativamente a alguns candidatos.

    Considerem ainda o seguinte pormenor: lembram-se do granel que foi a saída das listas em 2006 porque estavam cheias de erros?! É isso que querem que aconteça de novo?!

    Eu, apesar de já estar "despachado", não o desejo. Talvez porque sei o que é ter de "engolir" uma vinculação que não era a que me estava destinada por direito. Nunca tinha estado tão longe de casa...

    Pensem nisto tudo e depois respirem fundo porque quando menos derem conta o dia de publicação das listas está aí.

    Boa Sorte a todos(as). ;)

    ResponderEliminar
  7. se todos os excluídos reclamarem são aproximadamente 6650 reclamações. contei-as. dar resposta a tudo isto num mês não é fácil.

    ResponderEliminar
  8. Some a essas as denúncias de quem não está excluído.

    ResponderEliminar