quinta-feira, 4 de junho de 2009

Problemas no Concurso de Docentes 2009 e a promessa de resolução.

Já sabia que os problemas neste concurso eram muitos, no entanto, ao ler este comunicado no sítio da FNE, posso concluir que a «coisa» é bem mais negra do que eu pensava. As incorrecções e eventuais ilegalidades são várias e decerto que a sua resolução irá implicar algum atraso nas próximas fases concursais. Este sindicato, reuniu com a DGRHE com o objectivo de apurar o estado de resolução desses problemas. Deixo-vos com o texto que faz o resumo dessa reunião:

"A solicitação da FNE realizou-se no dia 3 de Junho de 2009 uma reunião entre a DGRHE e a FNE.

Nesta reunião, os dirigentes da FNE colocaram um conjunto de problemas que estão a ocorrer nos concursos dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Em resposta aos problemas colocados pela FNE, o Director Geral dos Recursos Humanos e Educativos assumiu que:

- A DGRHE analisará todos os casos de candidaturas invalidadas, após a fase de reclamação, nomeadamente as situações dos docentes opositores ao concurso do grupo de recrutamento de Educação Especial que têm a candidatura indevidamente invalidada, e por isso excluídos do concurso, por terem concorrido com a média ponderada entre a classificação da formação inicial e a de o curso que realizaram ao abrigo do Artº 55 do ECD. Também os candidatos a este grupo de recrutamento com a formação especializada exigida e menos de 5 anos de serviço e que foram indevidamente excluídos do concurso terão o seu processo analisado. Em ambas as situações, estes docentes terão a sua situação resolvida, sendo integrados na lista de graduação;

- Estão a ser analisadas todas as denúncias feitas sobre eventuais candidaturas incorrectas e fora do âmbito estipulado pelo Diploma de Concursos;

- Os docentes pertencentes ao QZP e declarados incapacitados que foram obrigados a serem opositores ao concurso e posteriormente excluídos, terão, tal como a FNE reivindicou, a sua situação resolvida sem qualquer prejuízo.

A FNE manifestou a sua discordância e a sua forte preocupação sobre a situação de concurso ao grupo de espanhol. Reivindicou junto da DGRHE a solução rápida para este problema.

4 Junho 2009

Dep. Informação e Imagem FNE"

3 comentários:

  1. "Ainda" restam 22 dias para resolverem tudo. Parece-me que para os lados da 24 de Julho a próxima semana não vai ser curta.

    ResponderEliminar
  2. Pois não... Vai ser furada... Com feriados!!! LOL

    ResponderEliminar
  3. Ricardo não entendo!
    Eu concorri para o ensino especial (4º prioridade QZP de História, para mudança de grupo) com a média do meu inicial (13)mais o tempo de serviço.

    Na mensagem dizes que docentes podiam concorrer com a media ponderada entre o curso inicial e o curso de especialização???!!!! É isso? então no meu caso seria 13+17= 30:2= 15 + o tempo de serviço.

    No aviso de abertura não dizia que se podia fazer isto!!!! Como é? Sinto-me injustiçada! Esclarece-me por favor.
    Daniela

    ResponderEliminar