No Diário Digital a 16/06/2009: "(...) Os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) abrangem 60 escolas localizadas em contextos sócio-económicos desfavorecidos e com elevadas taxas de abandono e insucesso escolar.
Estes agrupamentos e escolas podem a partir deste ano fixar regras próprias para seleccionar docentes segundo o que considerem competências específicas para actuar nestes territórios educativos especiais.
Numa nota, o ME realça que foram 3286 os candidatos ao concurso de colocação de professores em escolas prioritárias, tendo sido preenchidas 1337 das 1509 vagas disponibilizadas (89 por cento do total).
O ME destaca ainda que 88 por cento destes docentes foram colocados na escola indicada como primeira preferência.
Por atribuir estão 172 vagas, que serão «preenchidas no início do ano lectivo pelos docentes que ainda se encontrem por colocar no âmbito do concurso nacional, pelos candidatos ao destacamento por ausência da componente lectiva ou através do mecanismo de contratação de escola»."
Ver Artigo Completo (Diário Digital)
Estes agrupamentos e escolas podem a partir deste ano fixar regras próprias para seleccionar docentes segundo o que considerem competências específicas para actuar nestes territórios educativos especiais.
Numa nota, o ME realça que foram 3286 os candidatos ao concurso de colocação de professores em escolas prioritárias, tendo sido preenchidas 1337 das 1509 vagas disponibilizadas (89 por cento do total).
O ME destaca ainda que 88 por cento destes docentes foram colocados na escola indicada como primeira preferência.
Por atribuir estão 172 vagas, que serão «preenchidas no início do ano lectivo pelos docentes que ainda se encontrem por colocar no âmbito do concurso nacional, pelos candidatos ao destacamento por ausência da componente lectiva ou através do mecanismo de contratação de escola»."
Ver Artigo Completo (Diário Digital)
Comentário: Ainda eram bastantes, as vagas colocadas a «concurso» TEIP. Estranho a existência de 172 vagas por preencher... Devem ser escolas mesmo mesmo muito complicadas. Presumo que estes colegas serão removidos das listas definitivas/colocação do concurso nacional (uma vez que são considerados "desistentes" do concurso nacional - ver nota informativa), no entanto, ainda existe o prazo de 2 dias úteis para aceitação e os tais 5 dias úteis de reclamação. Assim, ainda não será esta semana que as listas definitivas/colocação do concurso nacional, irão ver a «luz». Digo eu...
Amigo Ricardo, as vagas que ficaram por preencher tem muito que se lhe diga...
ResponderEliminarAlgumas resultam do facto de NINGUÉM ter concorrido por elas, por incrível que pareça!!!
Quanto a isto muito se poderia falar e, como já deves estar à espera, há quem vá abordar tal tema em breve.
Até lá, um grande abraço. ;)
P.S.: Esta noite até dormi melhor e tudo e tudo... eheheheh Uma das coisas que ajudaram foi o facto de ter podido ficar em 3 escolas. Soube bem...
Olá Ricardo, estás bom?
ResponderEliminarEu cá estou, mortinha que chegue sexta-feira...............
Olha então explica-e lá uma coisinha.... Saíram as colocações dos TEIP ontem, então esses QZP's clocados irão sair das listas para vínculo em QA, certo? Sempre são uns quantos que saem das listas extra-TEIP's, penso eu...
Então, pela minha lógica, que não sei se é muita...., se têm até dia 17 de Junho para aceitar, as colocações, as listas definitivas ainda vão demorar e não há-de ser pouco..... Ou seja, estes professores colocados em TEIP's aceitam ou não até dia 17. Depois há que fazer lista, excluindo os que ficaram agora colocados. E a partir dessa lista é que saem as definitivas. Ora claro que isto não se faz em dois nem em três dias.... Portanto definitivas talvez mesmo para final do mês, não...??? Percebes a minha lógica???
Beijoquinhas..... "cota".... eh eh eh....
Sónia B.
A nota informativa de que o Ricardo fala tem a data de 9 de junho e já aí se anunciava que as listas de colocação estavam disponíveis.... estranho essa data de 9, quando só sairam ontem.... uma semana depois....
ResponderEliminarUm pequeno pormenor....
Sónia
ResponderEliminarPercebi o teu raciocínio.
Mas também poderá acontecer que estes professores colocados nas TEIP se mantenham nas listas e possam inclusivé ser colocados nos quadros de agrupamento, mas depois ficam "destacados" para a escola TEIP onde entraram
a vaga na escola/agrupamento onde efectivam ficaria livre enquanto eles se mantiverem nas TEIP
alguém pode esclarecer?
obrigado
Pedro C
Para Sónia B: Ola, moça. Só vens cá de quando em quando. Fazes cá falta...
ResponderEliminarQuanto à tua análise, é a correcta. Os professores colocados em TEIP são retirados das listas nacionais. São retirados mesmo, ok?! Quanto às listas definitivas/colocação é minha forte convicção que só lá para o final do mês sejam publicadas. E isto na melhor das perspectivas...
Espero que não ocorram pressões internas no ME para acelerar as listas, pois o número de reclamações é imensa. Se despacharem o processo demasiado rápido, as listas poderão sair pejadas de erros e injustiças. O melhor mesmo é aguardar.
Beijo do «cota». ;)
Para Pedro C.: Já dei a resposta acima, ou seja, quem fica agora colocado em TEIP é retirado das listas.
ResponderEliminarRicardo continuo a não ver qq relação entre esses prazos e as saídas das listas dos concursos nacionais.
ResponderEliminarQuem foi colocado, em princípio já perdeu a vaga que ocupava. Se não aceitar, ou não se apresentar, existem consequências MTO GRAVES previstas na Portaria e o recurso não é suspensivo. Ler os art. 10º e 13º da Portaria 365/2009.
Colegas, não vale a pena procurar qq relação entre estas listas e as listas nacionais. As listas saem qdo acabarem as análises das MILHARES reclamações e/ou denúncias. E com a situação do grupo de Espanhol (ainda não saiu a lista provisória), pessoalmente estou a contar com as listas por volta do dia 9, se não mesmo depois. Só começarei a ficar preocupado depois do dia 17 de Julho.
Desculpe lá, mas onde é que isso entra em conflito com o que o Pedro C. disse??? Podem ficar destacados à mesma na TEIP.
ResponderEliminarPara Anónimo: Leu bem o que escrevi?
ResponderEliminar"Desculpe lá, mas onde é que isso entra em conflito com o que o Pedro C. disse??? Podem ficar destacados à mesma na TEIP."
ResponderEliminarLeia por favor o que se segue...
Portaria 365/2009
Artigo 15.º
Oposição a outros concursos
1 — Os docentes que obtenham colocação no presente procedimento concursal e que, simultaneamente, tenham sido opositores ao concurso regulado pelo Decreto -Lei n.º 20/2006, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 51/2009, considera -se que desistem do concurso regulado por aquele diploma, sendo automaticamente retirados das respectivas listas de candidatos.
2 — Os docentes que ficarem colocados nos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas prioritários libertam a sua vaga na escola de origem, sendo recuperada para efeitos de concurso de professores realizado ao abrigo do Decreto -Lei n.º 20/2006, com as alterações introduzidas pelo Decreto -Lei n.º 51/2009.
C. Pires
Para Advogado do Diabo: Quem ficou agora colocado numa escola/agrupamento TEIP será retirado das listas definitivas. Ao serem retirados, as listas definitivas/colocação terão de «correr» novamente do princípio ao fim. Estou correcto?
ResponderEliminarA relação entre as colocações TEIP e as listas definitivas é pouco relevante. Existem outros factores (nomeadamente os inúmeros recursos e a situação relativa ao Espanhol) que são bem mais importantes. Como aliás já referiste (e bem).
Tal como já afirmei, é melhor que as listas definitivas demorem mais tempo a sair, pois a probabilidade de erros e injustiças será menor. O problema mesmo é a «probabilidade» de pressão interna no ME para que as listas saiam mais cedo. E isso preocupa-me bastante...
Nota: Reparei que ainda não actualizaste a parte dos «concursos» TEIP, com as listas de ontem, no "Inferno Legislativo". Estás a «falhar»... Eh eh eh.
Um abraço para ti, meu amigo.
Ricardo, estou a pensar bem se inferir do artigo que cito que ser retirado da lista não está dependente de aceitar ou não a colocação, mas de ter sido ou não colocado, isto é, colegas que não aceitem a colocação são também retirados da lista, certo?, o que no caso de se ser QZP tem consequências graves.
ResponderEliminarC. Pires
Para CPires: É isso mesmo... A portaria é bem clara nesse ponto. Veremos se agora já ninguém fica com dúvidas.
ResponderEliminarAbraço.
Abraço para ti também. C. Pires
ResponderEliminarPara CPires: Aliás, o Advogado do Diabo já tinha feito referência a isso mesmo (artigo 13 da Portaria n.º 365/2009).
ResponderEliminarColegas,
ResponderEliminargostaria que me explicassem se os professores de qzp que ficarem em mobilidade também são retirados do concurso nacional.Em caso afirmativo, como processo de mobilidade só está concluído a 30 de junho,como podem sair antes as listas?
Esclareçam me se puderem, por favor.
Obrigada, Cláudia
Cara Cláudia, a sua questão deverá ser colocada à DGRHE pois é a única entidade com poderes para a responder.
ResponderEliminarGaranto-lhe que por muito que procure, não encontra legislação que suporte qualquer tipo de resposta por parte de qualquer frequentador/autor deste blog.
A informação que me chegou, via conversa "informal", foi que ninguém que se candidate à mobilidade será retirado das listas do concurso nacional... No entanto, sei que muito boa gente (leia-se diversas entidades proponentes) queriam ver esta informação escrita preto no branco o que, segundo sei, até ao meio da tarde de hoje ainda não tinham conseguido.
Outra hipótese que tem é a de procurar esclarecer tal assunto com a entidade que a está a procurar requisitar/destacar.
Espero ter ajudado,
HzoLio
HzoLio,
ResponderEliminaragradeço a sua resposta.
Amanhã é o último dia e sinceramente não sei o q fazer.
Acalento a esperança de ficar QA mas tb sei será a mtos kms de casa... por outro lado, gostaria de cont o meu trab na BE .
Cláudia
Claudia e Hzolio
ResponderEliminarEsta mobilidade é válida por 1 ano escolar. Quem for aceite fica destacado ou requisitado. Não interfere com os resultados dos concursos.
Ricardo
Não tenho ctualizado o "Inferno" há mto tempo. Só na fim de semana devo ter tempo. As aulas acabaram ontem, hoje começaram as reuniões, amanhã e depois tenho reuniões e vigilâncias, sexta tenho vigilâncias e tenho até sexta para fazer o EEF de CN!!!!
Não há "Inferno" que aguente isto!!!
Ou seja ...não somos retirados do concurso?
ResponderEliminarObrigada
Cláudia
Claúdia, por acaso não estás no QZP do Algarve?
ResponderEliminarPara Advogado do Diabo: Já vi que andas bem ocupado... Eu por acaso já tenho a trabalho praticamente arrumado.
ResponderEliminarBoa semana, meu amigo.
Advogado fofinho do mê coração... Eu sei que é por um ano, mas também sei que tu sabes como é que as coisas se processavam em anos anteriores e em que fase do campeonato. Daí andar tanta gente "preocupada" com a saída ou não das listas.
ResponderEliminarPara além, ambos sabemos que há malta em determinados locais de decisão que não são nada de fiar. Assim sendo, o pessoal procura conseguir algumas informaçõezitas por escrita, não vá o teu patrão fazer das dele!!!
E agora vou ao soninho que já é tarde.
Joquinhas...
P.S.: Estou cá desconfiado que o fofinho e as joquinhas vão dar granel... Olha, aguenta-te à bomboca!!! eheheheheh