sexta-feira, 19 de junho de 2009

É agora que posso começar a bater com a cabeça na parede?

No Diário de Notícias a 19/06/2009: "Na recta final do ano lectivo, Ministério informou as escolas que vai dar formação aos avaliadores e enviar novas fichas de auto-avaliação para os professores. Há estabelecimentos onde a auto-avaliação já esta feita, e os sindicatos estão "estupefactos". Mas Ministério diz que está a cumprir prazos e que avaliação não terá "qualquer efeito" no próximo ano.
(...)
Já ontem, quando confrontado pelo DN com a possibilidade de estas iniciativas prolongarem a avaliação para lá de Setembro, o Ministério desvalorizou a questão, afirmando que "a avaliação não tem qualquer influência no próximo ano lectivo".
(...)
Além disso, lembrou ontem ao DN uma professora avaliadora de uma escola da Grande Lisboa, que não quis ser identificada, há processos que já estavam em curso: "Na minha escola definimos a auto-avaliação com base nas fichas divulgadas em Abril pela DGRHE, eliminando as referências ao desempenho e às faltas dos alunos, que foram suspensas. O prazo para entrega acaba no início de Julho e noutras escolas já acabou".

O ministério garantiu, no entanto, que não haverá penalizações para as escolas que já finalizaram a auto-avaliação."

Ver Artigo Completo (Jornal de Notícias)

------------------------
Comentário: Formação aos avaliadores a esta altura? Sabendo nós que este modelo de avaliação tem francas probabilidades de não ter continuidade, é uma medida despesista e completamente inconsequente. Inconsequente porque a esta altura já não é necessária formação para os avaliadores. A «avaliação» está praticamente terminada. Novas fichas de auto-avaliação? Agora? Agora que o prazo de entrega da FAA, na maioria das escolas, já terminou ou está a terminar?! Isto é completamente ridículo! Uma absurdo que já ultrapassou os limites da «3.ª dimensão». E depois vem a mentirinha de que "a avaliação não tem qualquer influência no próximo ano lectivo". Pois, no sentido literal, não terá... O problema é o que está para além do ano lectivo. Quando pensava que a educação já tinha «batido no fundo», constato que ainda conseguem aprofundar mais.
------------------------

9 comentários:

  1. Dizem que vão dar uma formaçãozita aos avaliadores sobre a nova FAA, pq o relatório do CCAP denunciava a pouca formação dos avaliadores.
    Isto é para rir.
    Andam só a empatar, para isto ficar para depois das eleições. :)

    lá lá lá...apetece-me cantar. :)

    Este modelo "caiu de podre" com a nossa ajudinha, claro . :)

    ResponderEliminar
  2. "batido no fundo"?

    Não há fundo neste buraco... é sempre possível ir mais além...

    Ao contrário de si, Ricardo, perdi a capacidade de me surpreender com as medidas deste ministério...

    talvez me aproxime, a passos largos, da alienação total... quem sabe se não é esse o plano...
    porque é difícil acreditar que quem exige tantas planificações mande e desmande sem qualquer orientação...

    era bom que o avaliador deste ministério exigisse a apresentação atempada da planificação ANUAL do próximo ano lectivo.

    Bom fim-de-semana a todos!

    ResponderEliminar
  3. Bater com a cabeça nas paredes dá galo, e cantar de galo ainda não podemos. Mas vai um cocorocó pinta alegrete.

    Apesar de nem sempre as minhas intervenções neste seu blog terem sido bem interpretadas, volto a reiterar o apreço que tenho pelo seu trabalho. Assim como o respeito pela sua coerência mesmo discordando por vezes.

    ResponderEliminar
  4. Esta avaliação tem sido uma grande palhaçada!!!!

    ResponderEliminar
  5. Metade das escolas dizem que avaliação provocou "perturbação": http://www.destak.pt/artigos.php?art=32946

    Porque é que tenho a sensação de, há uns dias para para cá, andar o nosso "estimado" Governo (e não só..., diga-se em abono da verdade) à caça dos votos dos professores?! Será que alguém lhes explicou que se trata da maior classe profissional do país constituída maioritariamente por aquele "nicho" que dizem os especialistas ajuda a decidir eleições (classe média, mulheres, funcionários públicos,...)?

    Se dúvidas houvesse sobre as "virtudes" da avaliação, está aí o Relatório do CCAP (as 116 páginas do documento podem ser consultadas em http://www.ccap.min-edu.pt/Rel_Rede_escolas_CCAP-2009.pdf).

    Bom fim-de-semana.
    C. Pires

    ResponderEliminar
  6. Então não terá consequências para o concurso dos contratados?? São eles que estão malucos ou é a mim que me está a ultrapassar algo?

    ResponderEliminar
  7. espero que, mais uma vez, não sobre só para os contratados, como ocorreu o ano passado...

    ResponderEliminar
  8. Ricardo, mandei-te para o e-mail um Power Point utilizado numa destas formações para avaliadores. Foi um amigo de outra escola que mo fez chegar.

    ResponderEliminar
  9. Para Carla: Ainda não tive oportunidade de ir ao email, no entanto, mal possa vou dar uma vista de olhos a esse powerpoint.

    Não deve ser nada que eu já não conheça...

    Abraço.

    ResponderEliminar