terça-feira, 31 de março de 2009

Verborreia ou Verbigeração?

No Público a 31/03/2009: "O primeiro-ministro, José Sócrates, elogiou hoje o trabalho da ministra da Educação, considerando que Maria de Lurdes Rodrigues "fez bem em nunca ceder" apesar das dificuldades e obstáculos que encontrou.

"Fizemos bem em não desistir, a senhora ministra fez bem em nunca ceder", afirmou José Sócrates, em Mafra, na cerimónia de assinatura de um protocolo entre a autarquia e o ministério da Educação para a recuperação de uma escola de segundo e terceiro ciclo.
(...)
"Mudámos tudo na escola do primeiro ciclo", congratulou-se, lembrando a satisfação com que leu "o relatório feito pelos melhores peritos da OCDE" sobre a reforma "ambiciosa" que o executivo levou cabo. Por isso, acrescentou, apesar de ser difícil ultrapassar os obstáculos que se vão colocando no caminho, "apesar da verborreia sobre tudo o que se fez, a reforma vai avançando".

"Sei que às vezes apetece desistir, sei como é difícil ultrapassar obstáculos quando se quer mudar alguma coisa", declarou, apontando a polémica sobre as aulas de substituição, "que até provocou uma greve ao exames", como um exemplo de uma matéria em que a ministra da Educação fez bem em não desistir.(...)"

Ver Artigo Completo (Público)

------------------------
Comentário: Nunca ceder... Não desistir... Avançar... Ultrapassar... A repetição de Sócrates, constitui um caso de verbigeração «aguda», que contrasta com a verborreia de «outros». É bem verdade que a senhora ministra, nunca recuou. Nem mesmo quando simplificou a avaliação do desempenho docente! Mas também é verdade, que nada do que até agora foi anunciado constitui verdadeira conquista em termos de real sucesso dos alunos. O absentismo pode ter diminuido (muito à custa de ofícios oficiosos emanados das DRE´s), mas não o insucesso. As estatísticas são «vazias». A geração «sócrates» sofrerá na pele a intransigência da Ministra. Infelizmente...
------------------------

1 comentário:

  1. Mas como é possível que os pais queiram isto para os seus filhos? Já não digo os políticos para os cidadãos, porque esses, estão-se bem nas tintas! Aliás, quanto mais analfabetos funcionais tiver o país, melhor, para se conseguir maiorias.
    Não posso crer que isto não venha para os telejornais!!! Que serviço público é este? O sistema está todo podre, e as geraçoes futuras é que vão padecer...

    ResponderEliminar