quarta-feira, 4 de março de 2009

PCE´s acusam ME de alimentar divisão entre professores.

No sítio da TSF a 04/03/2009: "Os presidentes dos conselhos executivos que esta quarta-feira foram recebidos na Assembleia da República pela Comissão Parlamentar de Educação acusaram o Ministério da Educação de estar a promover a discórdia e a instabilidade nas escolas dividindo os professores por causa da entrega dos objectivos individuais.

Maria do Rosário Gama, presidente do conselho executivo da escola secundária Infanta Dona Maria em Coimbra, explica que o mau ambiente já se nota em iniciativas insuspeitas.

«A divisão nas escolas entre quem entregou os objectivos e quem não entregou, é de tal maneira grande que almoços que se faziam entre todos os professores neste momento, há convivios que são organizados entre quem entregou e não entregou os objectivos», referiu Maria do Rosário Gama. (...)"

Ver Artigo Completo (TSF)

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Comentário: Estaria a mentir, se escrevesse que ainda não tinha assistido a este tipo de iniciativas «apartheid» (significa "vida separada", na língua africânder). Existe uma divisão clara entre professores "DOI" e professores "não DOI". Já há muito tinha alertado para esta «doença», mas só agora começa a tornar-se de tal forma clara, que «verte» para os meios de comunicação. É triste, mas é verdade... Os convívios são indesmentíveis, e à excepção de algumas escolas, só não é óbvio para quem não quer ver. Caso para escrever: O Ministério da Educação conseguiu alcançar com sucesso um dos seus objectivos. E obviamente, com a nossa ajuda. Aliás, basta fazer umas visitinhas a outros blogues de professores, para compreender que não é só no mundo «real» que esta divisão ocorre.

Em forma de conclusão, só me ocorre escrever isto: Não é melhor começarmos a agir como adultos responsáveis?! Tem de prevalecer o respeito pela diferença, caso contrário, que raio de exemplo estamos a dar aos nossos alunos?!
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6 comentários:

  1. Ainda não constatei as divisões proclamadas pela Maria do Rosário Gama. Mas vejo surgir na agrupamento os novos "paparazzi". Colegas que se dedicam a "cair de paraquedas" em tudo quanto é actividade, sempre de máquina fotográfica a disparar,para poderem evidenciar que estiveram presentes! Há, também, aqueles que chantageam a sua participação numa actividade, exigindo que o seu nome conste no relatório final de avaliação, de preferência com um agradecimento especial!

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  2. Na minha escola há uma "paz" hipócrita! Infelizmente os contratados estão a dar um sinal negativo em todos os aspectos. Na sua grande maioria nunca leram o ECD nem qualquer legislação sobre a avaliação ou gestão escolar e passam a vida com "a mim disseram-me que". Não sei se aquela atitude é de provocação ou se são mesmo proletários ignorantes! O pior é que andam todos em atropelos pelo ME e EX sem perceberem que as cotas já estão atribuídas mesmo antes da avaliação terminar!

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  3. Faz como eu, espeta~lhes o ECD à frente do nariz. Talvez assim consigam ler.... Querem a papinha toda feita. Que coisa!!

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  4. Um dos maiores problemas da nossa classe é o desconhecimento das leis que regem a profissão. Se assim não fosse, tenho a certeza que nem 1/3 dos «atropelos» teria sucesso... Mas é algo que pode ser mudado e que está ao alcance de todos nós. Basta querermos.

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  5. Pois é! Afinal a prova de ingresso faz falta! Os conteúdos podem ser: Lei de base do Sistema Educativo, Estatuto da Carreira Docente, Avaliação do Desempenho Docente, e os restantes diplomas relacionados com a carreira docente!

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  6. Não lhes dê ideias... É só a minha opinião. eheheheheh

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