sábado, 14 de março de 2009

O desmontar de uma «farsa».


Comentário: Neste artigo, Jorge Pedreira explicou que, com o fim dos QZP e a passagem de 30 mil docentes para os QA e QEna, haverá "cerca de oito mil professores que não terão, à partida, lugar". Nada que já não soubessemos. No entanto, e pelas minhas contas (aqui), deverão ser bem mais aqueles que não terão colocação já no concurso interno. Jorge Pedreira, referiu ainda que parte dos QZP não colocados no concurso interno, "terá colocação no âmbito das substituições e necessidades residuais que sempre se manifestam no início do ano lectivo [em Setembro]". E garantiu que "mesmo os que não venham a ter horário atribuído não terão a situação ameaçada do ponto de vista do emprego". Pois não, do ponto de vista do emprego não, mas se estivermos a falar do ponto de vista pessoal e profissional, a situação não será assim. Começa a ser desmontada a «farsa» do boom de vagas anunciado há uns tempos atrás...

Nota: Ainda relativamente a este tema, aconselho a leitura deste artigo do Público.

3 comentários:

  1. Gostaria que alguém me esclarecesse a dúvida seguinte: nesta 1.ª fase dos concursos, os professores de QZP são obrigados a concorrer a todos os agrupamentos da sua zona pedagógica?

    ResponderEliminar
  2. Não são, mas é melhor fazê-lo para se salvaguar, isto é, se não conseguir ocupar uma vaga de quadro de Agrupamento pelo menos poderá ficar numa escola do seu QZP para a qual concorreu.

    Caso não enuncie as escolas do seu QZP e não consegua colocação em vaga de QA será colocado por ordem crescente de código de escola. Por exemplo, pode ser a diferença entre ficar a 50Km ou 100Km.

    Pense bem, tem 100 códigos de agrupamento.

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada pelo esclarecimento.

    ResponderEliminar