segunda-feira, 9 de março de 2009

O «choque ortográfico» do Magalhães.

No sítio do Exame Informática a 09/03/2009: "Um comunicado do Ministério da Educação, informa que já foi produzido «um manual de instruções que permitirá que os professores, nas escolas, ou os pais, em casa, possam realizar a desinstalação de imediato», do software com erros ortográficos. O GCompris é um jogo didáctico desenvolvido por um luso-descendente residente em França.

De acordo com notícia do Expresso, o jogo didáctico teria mais de 80 erros ortográficos na “língua de Camões”.
(...)
De acordo com o Diário de Notícias, mais de 200 mil computadores já em uso nas escolas portuguesas terão de ser de passar pelo processo de emenda.

O bug ortográfico deverá ser sanado por professores e/ou encarregados de educação através dos manuais de desinstalação que o Ministério de Educação já está a disponibilizar."

Ver Artigo Completo (Exame Informática online)

------------------------
Comentário: Não sei se vocês andam muito afastados da realidade relativa ao «Magalhães», no entanto, para melhor compreender este post, eu situo: Este fim-de-semana passado, surgiram diversas notícias a apontar a existência de erros ortográficos num jogo educativo que vinha no «Magalhães» - o Linux Caixa Mágica Mag. A aplicação em causa é o GCompris, onde terão sido detectados diversos erros ortográficos, falhas que o Ministério da Educação considerou “intoleráveis”.

Relativamente ao artigo em si: As pressas dão nisto... Foi feita tanta propaganda, que se esqueceram de comprovar e certificar a qualidade do software que integra o «Magalhães». Mas também não era isso que interessava. O que interessava mesmo era impressionar positivamente a opinião pública. Verificamos agora, que na esmagadora maioria dos casos, este portátil serve apenas para «brincar», e pouco mais... Mas o cerne deste «questão», é que quem tem de resolver o embróglio são os professores e os encarregados de educação. E como é de prever que alguns pais não saberão como o fazer, já estamos a ver quem é que terá de andar a servir de «técnico de informática». Mas também, já servimos de «vendedores, por isso... As operadoras móveis é que lucram no meio disto tudo.
------------------------

1 comentário:

  1. Tou farta desse "gajo".. se ganhasse à comissão já podia ir de vacances pás Caraíbas.....

    ResponderEliminar