quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Milícia de professores patrulha escola.

No Correio da Manhã a 26/02/2009: "Sucessivos casos de violência levaram a Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Ruy Belo, em Monte Abraão, Sintra, a adoptar medidas radicais. Numa reunião geral de professores, realizada dia 18, decidiu-se que os docentes passam a patrulhar a escola, em regime de voluntariado. "A ideia é aumentar a nossa presença, numa acção dissuasora", contou ao CM uma professora. Foi também proibida a utilização de telemóveis e MP3, uma vez que muitos dos casos estão relacionados com o roubo destes aparelhos. "Os alunos e os pais já foram informados. Haverá sanções disciplinares para quem não cumprir", disse a mesma fonte."

Ver Artigo Completo (Correio da Manhã)

------------------------
Comentário: Isto está realmente complicado. Os professores para além de desempenharem as funções dos encarregados de educação e do pessoal administrativo, também terão de patrulhar as escolas. Se a ideia «cola», lá teremos mais uma componente não lectiva... A chamada componente não lectiva miliciana. Aconselho que essas «patrulhas» sejam feitas por mais de 10 professores de cada vez, pois os «gangues» por vezes são bem numerosos. Se estivermos a falar de professores aposentados integrados em regime de voluntariado aconselho pelo menos, grupos de 20, e de preferência com bengalas (proposta que não anda longe, daquela colocada pela CNIPE).

Agora a sério, poderá ser uma medida dissuasora, mas para mim é mais uma medida de desespero, só possível pela inoperância do governo.
------------------------

3 comentários:

  1. Há um tempo atrás, notícias destas deixavam-me revoltada, agora, sinto-me impotente e quase indiferente perante a estupidez.
    São os professores que se desrespeitam a eles próprios...não precisam do ME nem da DREN.
    Para quando a limpeza do espaço escolar (casas de banho incluídas)?
    Mas será que tudo ensandeceu?

    ResponderEliminar
  2. Olhe que essa medida das limpezas dos espaços escolares já é pratica em algumas escolas.

    Até lhe digo mais, já tive 2 anos numa escola em que um dos serviços 'de férias' dos professores de EF era limpar todas as sargetas da escola...

    Parece que neste momento já não o fazem porque essa situação, no final do ano lectivo passado, foi discutida em Pedagógico e algumas pessoas consideraram que essa era uma tarefa não deveria ser realizada pelos professores.

    ResponderEliminar
  3. O excesso de voluntarismo, por vezes, é um grande obstáculo ao respeito pelos nossos direitos profissionais. Não deveria ser, mas o governo aproveita-se disso...

    ResponderEliminar