quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Mais um dia «negro»...

No Jornal de Notícias a 19/02/2009: "Os professores do Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura participam e colaboram, sexta-feira, no desfile de Carnaval dos alunos, porque foram "obrigados" pela Direcção Regional da Educação do Norte, disse a presidente do Conselho Executivo.

"Vamos contrariados e desmoralizados mas vamos, porque fomos obrigados a ir por uma determinação da directora regional", afirmou Cecília Terleira.
(...)
Na terça-feira, a directora regional de Educação do Norte, Margarida Moreira, determinou a realização do desfile.

"Determino o cumprimento das actividades com os alunos previstas para esta época", refere o e-mail.

Margarida Moreira lembra que as actividades de Carnaval fazem parte do Projecto Educativo e do Plano de Actividades do Agrupamento e sublinha a sua importância para a escola "cumprir a sua missão de processos de socialização e de aprendizagem para os alunos".(...)"

Ver Artigo Completo (Jornal de Notícias)

------------------------
Comentário: Foi aberto mais um precedente. Desta vez ridicularizam os professores, obrigando-os a desfilar num espectáculo carnavalesco, de cabeça baixa... Com a sua vontade quebrada... Verdadeiramente desmoralizados. É triste. Sinto-o como se fosse comigo próprio. A revolta é o sentimento que melhor descreve o que sinto.

É quase inequívoca a estratégia de desmoralização e humilhação dos professores, orquestrada pelo Ministério da Educação. Batem-nos, obrigam-nos a fazer aquilo que não podemos (ou não queremos), gozam-nos, enfim... Estamos a bater no fundo! E curiosamente, nada fazemos. Não me venham dizer que não podemos fazer nada. Podemos e devemos! Temos de nos consciencializar que os tribunais são um recurso ao nosso dispor. Temos de reagir. Basta de humilhações... Será que vocês já não estão fartos? Será que não vos incomoda serem alvos de alguns encarregados de educação? Será que já não foi atingido o vosso limite? Até quando vamos responder a «bofetadas» com silêncio? Com passividade? Enfim...

Mais um dia «negro» na nossa vida profissional e pessoal.
------------------------

2 comentários:

  1. Temos que ser solidários e mobilizar os colegas de Paredes de Coura para apresentar queixa “por abuso de poder” da Sra DREN. Ela sabe que fez asneira pois já está a desmentir, nunca poderia interferir no plano de actividades de uma Escola. Os Colegas obedeceram. Saíram acorrentados e amordaçados, mas ainda vão a tempo.
    Não nos podemos deixar humilhar, é um dever cívico e de classe.



    http://bilroseberloques.blogspot.com/2009/02/dren-desmente-obrigacao-dos-professores.html

    ResponderEliminar