terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Associações de Pais criticam contestação dos professores.

No Jornal de Notícias a 17/02/2009: "(...)"Os alunos e as suas famílias não têm de pagar a factura de uma guerra laboral entre Ministério da Educação e professores", defendeu ao JN Joaquim Ribeiro. O dirigente da Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE) garante que as aprendizagens estão ameaçadas pela contestação dos docentes. "Nas escolas faz-se tudo menos estudar", afirma, argumentando que mesmo se os programas forem cumpridos as aulas não "funcionam sem paz social".

Para a CNIPE, tanto sindicatos como a equipa ministerial "esquecem-se que são funcionários públicos" e "ambos estão a prestar um mau serviço ao país".

Albino Almeida, presidente da Confederação Nacional de Associações de Pais (Confap), não considera "compatíveis" as medidas anunciadas pela Fenprof, na semana passada, de que irá avançar para os tribunais para tentar suspender a avaliação com novas iniciativas de luta. "Não esperam pela decisão? Os tribunais não são permeáveis a pressões", frisou. Os dois representantes das associações de pais reagiram dessa forma às declarações proferidas ontem pelo secretário-geral da Fenprof sobre a contestação dos professores poder "ir até ao limite" no 3.º período.(...)"

Ver Artigo Completo (Jornal de Notícias)

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Comentário: Não posso deixar de dizer que existe alguma razão nas críticas feitas pelas associações de pais, no entanto, não nos podemos esquecer que, em parte, também é o real sucesso dos alunos que está em jogo com este modelo de avaliação do desempenho dos professores. Se for avante, este modelo irá permitir (e mesmo, fomentar) que sejam geradas injustiças ainda maiores em termos de avaliação dos alunos. Não creio que os pais e encarregados de educação queiram uma tábua rasa na avaliação dos seus educandos, em que todos progridem, independentemente do seu empenho e força de vontade. Ou estarei errado?
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