segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Greve às aulas assistidas. Apenas uma reflexão...

Tal como havia prometido, fica aqui a minha reflexão sobre esta greve.

Não duvido do impacto da grave às aulas assistidas, por parte dos professores avaliadores. Será porventura uma das estratégias mais consequentes que a Plataforma Sindical já idealizou, e que provocará alguma “mossa” nas escolas e no modelo “simplex 2”. O estratega sindical que sugeriu esta iniciativa está de parabéns, não porque eu concorde em pleno com esta greve, mas sim pelo grau de impacto que a mesma causará na implementação do modelo de avaliação docente.

Para quem não pretende cumprir com o legislado no “simplex 2” e nem quer ouvir falar em outra coisa que não seja esse tema, a conversa acaba por aqui. Para os restantes, continuem a ler.

Com esta greve, colocam-se duas “questões”: (1) Quem quer ser avaliado por este modelo e pretende a classificação “Bom” não será “afectado” (já não iria ter aulas assistidas); e (2) Quem quer ser avaliado por este modelo e pretende a classificação “Muito Bom” ou “Excelente” terá de esperar pelo 3.º período para ter aulas assistidas.

Assim, não concordo em pleno com esta iniciativa, pois a mesma atinge alvos de forma selectiva, não impedindo que este modelo de avaliação docente seja efectivamente e totalmente travado. E para mim, este é o cerne da questão. Apoio iniciativas que visem travar a implementação deste modelo, na sua totalidade e não em parte. E esta greve, não corta o “mal pela raiz”, apenas “poda” alguns “ramos”. Não estaremos a fazer o “jogo” do ME? Para mim, esta greve acaba por ser uma “entidade reguladora”, do tipo:

Não queres ser avaliado? Não te preocupes, esta greve não te influencia de todo… Queres ser avaliado com “Bom”? Tudo bem. Não interfiro com essa decisão… Queres ser avaliado e com “Muito Bom” ou “Excelente”? Desculpa lá qualquer coisinha, mas para já não pode ser. Terás de esperar pelo 3.º período para teres aulas assistidas.

Qual o objectivo de empurrar aulas assistidas para o 3.º período? Não posso concordar em absoluto com esta greve, pois poderá contribuir para uma “tábua rasa” à luz deste modelo de avaliação do desempenho. Não o trava… Não o modifica… Apenas poderá impedir que alguns colegas possam tentar ter avaliação de “topo” (independentemente de juízos de valor que possam ser feitos).

Se a decisão pessoal for no sentido da não avaliação por este modelo, concordo e apoio. Se a decisão pessoal for no sentido da avaliação por este modelo, discordo mas apoio. Agora, o que não posso apoiar totalmente é este tipo de iniciativas que acabam por dificultar que os colegas possam cumprir com a sua decisão pessoal. E este é um “pau de dois bicos”: Se por um lado estamos a “forçar” avaliados, por outro estamos a “forçar” avaliadores. É que se pensarmos bem, mesmo que um colega avaliador discorde deste modelo, lá terá de o implementar. Não tem possibilidade de “saída airosa”. A legislação obriga-o, e não vai ser esta greve que o vai “salvar” dessa obrigação. Apenas terá de empurrar a observação de aulas para o 3.º período. O que vai ser claramente complicado, quer para avaliadores, quer para avaliados.

Assim sendo, e pelos motivos anteriormente referidos, não seria melhor esgotar “forças” em estratégias que visem travar este modelo de avaliação no seu todo? Estratégias que impeçam efectivamente a implementação do “simplex 2”? É que acho esta greve não cumpre esses requisitos… Parece-me que o único efeito será acumular observação de aulas no 3.º período, o que irá provocar imensos problemas. E sabem quem é que vai ter de lidar com esses problemas? Não… Não vai ser o ME… Vão ser os professores nas escolas!

Bem sei que o que acabei de redigir não reúne consenso nem será publicado em outros blogues (porque escrevi sobre aquilo que muitos não querem e se recusam a ler), mas é o que passa na “cabeça” de alguns de nós. Infelizmente (para este blogue) não sou radical, e faço questão de olhar para o outro lado (ou seja, aqueles que querem ser avaliados por motivos que não interessam aqui discutir).

4 comentários:

  1. Não te esqueças que antes do último simplex já havia outra greve às aulas assistidas no 1º período. Este pré-aviso parece-me ser a continuação disso.

    ResponderEliminar
  2. Ricardo, mas a democracia é mesmo isto. Cada um é livre de expressar a sua opinião.

    Eu próprio neste momento não sei bem o que irei fazer em relação a tudo isto...

    O início de ano não trouxe nada de bom aqui em casa, o que me obriga a refrear algusn dos meus 'princípios'.

    E agora, serei um vira casacas... Tal como noutras situações, apenas refiro que só sabe o que vai no convento quem está lá dentro!!!

    Um Abraço

    P.S.: Relativamente às vagas, cada vez mais me parece que as ameaças não são para cumprir, apenas por uma coisita que descobrir no site do ME, mas que depois farei referência lá no meu cantinho. Se conseguir ainda hoje lá meto a 'descoberta'... Coisas de 'velho' programador!!! ;)

    ResponderEliminar
  3. Para brit com: Bons olhos te leiam, minha amiga. Tens toda a razão. Já me tinha esquecido desse grande "pormenor". E sim, acho que deves ter razão: Trata-se de uma continuação.

    ResponderEliminar
  4. Para HzoLio: Infelizmente as decisões são tomadas escola a escola, e quanto a isso pouco ou nada há a fazer. Seria necessária uma estratégia global. Pode ser que a jornada de reflexão de amanhã ajude...

    Abraço.

    ResponderEliminar