terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Gave recua na alteração dos critérios de correcção.

No Público a 27/01/2009: "O director do Gabinete de Avaliação Educacional (Gave) do Ministério da Educação anunciou hoje que, afinal, o método de elaboração e os critérios de correcção dos itens do tipo “verdadeiro/falso” não serão alterados nos exames nacionais de 2009.

Em nota publicada no sítio da internet daquele gabinete, Pinto-Ferreira explica o recuo dizendo que, “ainda que justificadas”, “quaisquer alterações de critérios na elaboração das provas provocam apreensão nos estudantes, prejudicando, por vezes, os que mais se esforçam”.

A decisão foi tomada segunda-feira, dias depois de alunos e professores se terem mostrado preocupados com a opção do Gave de, nos exames deste ano, substituir os itens do tipo “verdadeiro/falso” com oito afirmações (com cotação total de 10 pontos) por itens do mesmo tipo com quatro afirmações (com cotação total de 5 pontos), abandonando, simultaneamente, a definição de níveis de desempenho intermédios.

Segundo a nota assinada por Pinto-Ferreira, os representantes da Ordem dos Biólogos e da Associação de Professores de Português, que haviam contestado a alteração, admitiram já, após uma reunião no Gave, que aquela alteração era tecnicamente correcta. Mas, ainda assim, escreve também, foi decidido não fazer a alteração nos exames de 2009, para “reduzir os níveis de ansiedade dos alunos”.

Entretanto, e ao longo deste ano lectivo, os itens com quatro afirmações verdadeiras ou falsas vão ser experimentados nos Testes Intermédios que os alunos vão realizar. No final, anuncia o Gave, será efectuada “a avaliação do comportamento deste tipo de itens”, após o que se decidirá “a sua introdução nas provas do próximo ano”."

Ver Artigo Completo (Público)

------------------------
Comentário: Foi reposta uma situação que a ser aplicada poderia revelar-se injusta. Embora fique feliz que a alteração tenha sido anulada, é notório que o Ministério da Educação recuou para não juntar às fileiras do descontentamento os alunos e encarregados de educação.

Nota 1: Aconselho a leitura deste post, de forma a situarem-se melhor nesta reviravolta.

Nota 2: Para mais informações sobre este tema consultem o sítio do GAVE.
-------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...