quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Professores expectantes com visita da DREN.

No Jornal de Notícias a 27/11/2008: "Todas as escolas afectas ao Centro de Área Educativa de Braga foram convocadas pela Direcção- Regional de Educação do Norte para reuniões, agendadas para horas diferentes, que decorrerão hoje e amanhã, na Associação de Futebol de Braga.

Os professores estão expectantes e pessimistas, sobretudo porque é a própria directora a liderar os encontros.

As escolas receberam as convocatórias esta semana, sem especificação quanto ao assunto a tratar, mas chamando ao encontro com a própria directora, Margarida Moreira, os presidentes dos Conselhos Executivos e os coordenadores dos quatro departamentos que integram cada estabelecimento escolar, a quem compete a avaliação.

Clara Magalhães, uma professora cuja escola suspendeu, por maioria, a avaliação de desempenho, não teme dar o nome e manifesta os seus receios face a uma eventual tentativa de persuasão. "Não sabemos absolutamente mais nada, mas pelas pessoas convocadas tememos que a DREN não venha negociar, mas intimidar", sublinhou, referindo que os sindicatos estão já a par da situação.

A responsável pela delegação de Braga do Sindicato dos Professores da Zona Norte, Marta Barreiros, confirma já ter recebido chamadas de professores com as mesmas dúvidas e receios.

"Não acredito que a DREN venha negociar, mas veremos", confessou, informando que, para além das escolas do concelho, foram chamadas também escolas de Vila Verde e Vieira do Minho. Recorde-se que a DREN já ameaçou instaurar processos disciplinares aos professores, sempre que se prove coacção ou pressões sobre terceiros para o boicote ao processo de avaliação."

Ver Artigo Completo (Jornal de Notícias)

------------------------
Comentário: Recordo que estão a ser realizados encontros entre DRE´s e Presidentes de Conselhos Executivos e Coordenadores de Departamento, a nível nacional (por aquilo que sei, pelo menos na DREAlg e DREN, mas presumo que nas restantes DRE´s, também). Não conheço os restantes directores, no entanto, conheço Margarida Moreira e não me parece que estas reuniões sejam para esclarecer o que quer que seja. A intimidação é uma "arma" frequentemente utilizada aqui no norte, e espero que os nossos PCE´s e Coordenadores de Departamento não se deixem "impressionar". Principalmente agora que foi trazido a público, que com este modelo "simplex", a avaliação dos PCE´s é feita pelos directores das DRE´s... Coincidências?! Não me parece.
-------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário