terça-feira, 15 de julho de 2008

QZP´s - Manutenção da colocação.

Já li este problema em alguns fóruns de docentes e ainda ontem recebi um email, com a mesma dúvida. A dúvida reside no seguinte:

Alguns colegas de Quadro de Zona Pedagógica, estão a entrar na aplicação "Candidatura à Afectação", obtendo a seguinte mensagem: "o(a) docente vem a concurso por a escola ter indicado não ter componente lectiva...". Quando vão verificar a sua situação concursal na "Ficha do Docente" continuam a obter uma mensagem que refere a continuidade se existir componente lectiva.

Vamos a esclarecimentos. As escolas têm a aplicação "Indicação de Componente Lectiva" aberta até ao dia 17 de Julho (5.ª feira), como tal, mesmo com confirmação do CE, o que pode estar a acontecer é a escola ainda não ter preenchido a aplicação. Por defeito, e sem dados provenientes da escola, a aplicação da DGRHE envia para concurso estes docentes.

Assim, o melhor será esperar até esta 5.ª feira (depois das 18h), e entrar na aplicação "Candidatura à Afectação". Se a situação se mantiver, aí sim têm todos os motivos para solicitar esclarecimentos junto ao CE da vossa escola ou contactarem a DGRHE (no caso de confirmação da componente lectiva), uma vez que esta fase do concurso termina no dia 18 de Julho (6.ª feira).



Se acham este problema complicado, eu e mais uns quantos QZP´s ainda estamos numa situação mais complicada. Já no ano passado ocorreu exactamente o mesmo problema e este ano irá continuar. E o problema é: Na minha escola e em outras do país, devido à fusão em Agrupamento, alguns códigos de escola desapareceram. Assim, quando o Agrupamento tenta aceder à aplicação "Indicação da Componente Lectiva", alguns docentes (os que estavam na escola com o código entretanto "desaparecido") não aparecem na listagem. Esse é o meu problema, que a escola está desde 2.ª feira, a tentar resolver, mas que aparentemente é mais complicado do que parece. Podiam fazer a "migração" dos QZP´s do "antigo" código para o novo, mas aparentemente o sistema informático não deve ter essa opção... E o pior, é que se ocorrer o mesmo que no ano passado, lá terei de concorrer e esperar que me consigam tirar do concurso. Enfim...

Na realidade, problemas tão simples, acabam por provocar um stress desnecessário. No caso da primeira situação acima referida, a DGRHE poderia colocar outra mensagem (por exemplo: "a escola ainda não indicou a existência de componente lectiva"), diminuindo substancialmente os níveis de preocupação. No segundo caso, era só perderem algum tempo a reformular o programa. Aliás, tiveram um ano inteiro para isso!

1 comentário:

  1. Nem mais...andava agora a divagar pela página da Dgrhe e as coisas são pouco explicitas, se bem que agora já surge na aplicação da candidatura a mensagem que só deveremos concorrer se a escola mencionar que não temos componente lectiva...e quem já concorreu ontem por exemplo? Mais valia dizerem: o concurso para afectação QZP é somente dia 18! Sempre a mesma treta...doze anos disto...e há sempre qq coisa...e o burro sou eu??

    ResponderEliminar