quinta-feira, 19 de junho de 2008

Melhoria de resultados nas provas de aferição 2008.

No sítio do Ministério da Educação a 18/06/2008: "Os resultados das provas de aferição em Língua Portuguesa e Matemática, realizadas pelos alunos dos 4.º e 6.º anos, que foram hoje divulgados às escolas, revelam uma melhoria face a 2007, reflectindo a realização de mais trabalho, orientado para objectivos claros, mais recursos e mais tempo dedicado ao estudo.

Um dos principais pontos a destacar é o aumento do número de alunos com resultados positivos, assinalável sobretudo em Matemática, disciplina onde os resultados eram tradicionalmente mais problemáticos.
(...)
Recorde-se que, em Outubro de 2007, foram, pela primeira vez, entregues às escolas os resultados individualizados dos alunos e das turmas, o que permitiu aos professores identificar as dificuldades e desenhar estratégias para a recuperação dos resultados.

Este imprescindível trabalho continuado e persistente, desenvolvido em várias frentes, envolvendo o Ministério da Educação, as escolas, os professores, os alunos e as famílias, tem sido feito desde 2005 e deverá prosseguir para os resultados continuarem a melhorar.

De várias medidas que contribuíram para os presentes resultados, mencionem-se, a título de exemplo:

- A formação contínua, em Português e em Matemática, de milhares de professores do primeiro ciclo;

- O Plano de Acção para a Matemática, concretizado em todos os agrupamentos de escolas;

- O Plano Nacional de Leitura, que apetrechou e dinamizou as bibliotecas escolares de todos os agrupamentos;

- A definição de orientações sobre os tempos de trabalho com os alunos do 1.º ciclo em leitura e em Matemática;

- O reforço do Estudo Acompanhado, para os alunos dos 1.º e 2.º ciclos;

- A disponibilização de um banco de mais de 3000 itens de Matemática;

- A elaboração de brochuras de apoio científico e pedagógico, para os níveis do pré-escolar, dos 1.º e 2.º ciclos, em Matemática e em Língua Portuguesa.(...)"

Ver Artigo Completo (ME)

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Comentário: Este tipo de publicidade faz-me mal à vista... No meio de tanta "eficiência" até fiquei surpreendido com o facto de nem por uma única vez terem referido os termos: "plano tecnológico"; "quadros interactivos"; e "portáteis".

Preocupa-me a expressão “Este imprescindível trabalho continuado e persistente (…) deverá prosseguir para os resultados continuarem a melhorar”. Espero que o trabalho anteriormente referido, não seja contornado com o facilitismo (supostamente) verificado nestas provas de aferição. Se assim for, não se obtém resultados reais do trabalho, nem se conseguem reformular estratégias (que poderão não estar a funcionar) e/ou propor novas medidas. E no final, mandamos para o “caixote do lixo” todo o esforço dos professores e dos alunos com resultados “falaciosos”.
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