No sítio do Ministério da Educação a 18/06/2008: "Os resultados das provas de aferição em Língua Portuguesa e Matemática, realizadas pelos alunos dos 4.º e 6.º anos, que foram hoje divulgados às escolas, revelam uma melhoria face a 2007, reflectindo a realização de mais trabalho, orientado para objectivos claros, mais recursos e mais tempo dedicado ao estudo.
Um dos principais pontos a destacar é o aumento do número de alunos com resultados positivos, assinalável sobretudo em Matemática, disciplina onde os resultados eram tradicionalmente mais problemáticos.
(...)
Recorde-se que, em Outubro de 2007, foram, pela primeira vez, entregues às escolas os resultados individualizados dos alunos e das turmas, o que permitiu aos professores identificar as dificuldades e desenhar estratégias para a recuperação dos resultados.
Este imprescindível trabalho continuado e persistente, desenvolvido em várias frentes, envolvendo o Ministério da Educação, as escolas, os professores, os alunos e as famílias, tem sido feito desde 2005 e deverá prosseguir para os resultados continuarem a melhorar.
De várias medidas que contribuíram para os presentes resultados, mencionem-se, a título de exemplo:
- A formação contínua, em Português e em Matemática, de milhares de professores do primeiro ciclo;
- O Plano de Acção para a Matemática, concretizado em todos os agrupamentos de escolas;
- O Plano Nacional de Leitura, que apetrechou e dinamizou as bibliotecas escolares de todos os agrupamentos;
- A definição de orientações sobre os tempos de trabalho com os alunos do 1.º ciclo em leitura e em Matemática;
- O reforço do Estudo Acompanhado, para os alunos dos 1.º e 2.º ciclos;
- A disponibilização de um banco de mais de 3000 itens de Matemática;
- A elaboração de brochuras de apoio científico e pedagógico, para os níveis do pré-escolar, dos 1.º e 2.º ciclos, em Matemática e em Língua Portuguesa.(...)"
Ver Artigo Completo (ME)
Um dos principais pontos a destacar é o aumento do número de alunos com resultados positivos, assinalável sobretudo em Matemática, disciplina onde os resultados eram tradicionalmente mais problemáticos.
(...)
Recorde-se que, em Outubro de 2007, foram, pela primeira vez, entregues às escolas os resultados individualizados dos alunos e das turmas, o que permitiu aos professores identificar as dificuldades e desenhar estratégias para a recuperação dos resultados.
Este imprescindível trabalho continuado e persistente, desenvolvido em várias frentes, envolvendo o Ministério da Educação, as escolas, os professores, os alunos e as famílias, tem sido feito desde 2005 e deverá prosseguir para os resultados continuarem a melhorar.
De várias medidas que contribuíram para os presentes resultados, mencionem-se, a título de exemplo:
- A formação contínua, em Português e em Matemática, de milhares de professores do primeiro ciclo;
- O Plano de Acção para a Matemática, concretizado em todos os agrupamentos de escolas;
- O Plano Nacional de Leitura, que apetrechou e dinamizou as bibliotecas escolares de todos os agrupamentos;
- A definição de orientações sobre os tempos de trabalho com os alunos do 1.º ciclo em leitura e em Matemática;
- O reforço do Estudo Acompanhado, para os alunos dos 1.º e 2.º ciclos;
- A disponibilização de um banco de mais de 3000 itens de Matemática;
- A elaboração de brochuras de apoio científico e pedagógico, para os níveis do pré-escolar, dos 1.º e 2.º ciclos, em Matemática e em Língua Portuguesa.(...)"
Ver Artigo Completo (ME)
Comentário: Este tipo de publicidade faz-me mal à vista... No meio de tanta "eficiência" até fiquei surpreendido com o facto de nem por uma única vez terem referido os termos: "plano tecnológico"; "quadros interactivos"; e "portáteis".
Preocupa-me a expressão “Este imprescindível trabalho continuado e persistente (…) deverá prosseguir para os resultados continuarem a melhorar”. Espero que o trabalho anteriormente referido, não seja contornado com o facilitismo (supostamente) verificado nestas provas de aferição. Se assim for, não se obtém resultados reais do trabalho, nem se conseguem reformular estratégias (que poderão não estar a funcionar) e/ou propor novas medidas. E no final, mandamos para o “caixote do lixo” todo o esforço dos professores e dos alunos com resultados “falaciosos”.
Preocupa-me a expressão “Este imprescindível trabalho continuado e persistente (…) deverá prosseguir para os resultados continuarem a melhorar”. Espero que o trabalho anteriormente referido, não seja contornado com o facilitismo (supostamente) verificado nestas provas de aferição. Se assim for, não se obtém resultados reais do trabalho, nem se conseguem reformular estratégias (que poderão não estar a funcionar) e/ou propor novas medidas. E no final, mandamos para o “caixote do lixo” todo o esforço dos professores e dos alunos com resultados “falaciosos”.
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