quarta-feira, 18 de junho de 2008

Memorando...


Evito ao máximo exprimir a minha opinião acerca do memorando assinado entre a Plataforma Sindical e o Ministério da Educação, simplesmente porque é um tema polémico que divide opiniões e convicções. E não quero de forma alguma contribuir para um acentuar da divisão entre professores. Porém, tenho notado (em conversas com colegas, visitas a blogues e mesmo num inquérito feito aqui no "ProfsLusos") que existe uma revolta tremenda com os sindicatos. E com esta revolta vem um problema ainda mais grave: O "baixar de braços" dos docentes!

Já aqui escrevi por diversas vezes que tenho algum receio de que quando os sindicatos "ordenarem" mobilização, terão uma desilusão. Aparentemente foi salvo o 3.º período, mas pelo andamento do processo de avaliação de desempenho nas escolas (principalmente no que concerne à criação de documentos de registo), não se salvaguardou o próximo ano lectivo (e os seguintes). E os professores (na sua maioria) têm consciência deste facto.

Claro que existem aqueles que afirmam que o memorando de entendimento, era inevitável, uma vez que nenhuma das partes "recuava", e que como em 2009 ocorrerão eleições legislativas, será melhor proceder a reinvindicações e negociações nessa altura. Correcto... Até certa medida. Com tanta desmobilização e desilusão, será que em 2009 existirá alguma força sindical (ou não) com a capacidade de mobilizar 100 000 professores?

Não quero com isto dizer, que irei desmobilizar de uma luta que também é minha, no entanto, fico seriamente preocupado, com o elevado número de colegas que afirmam que não irão participar mais em iniciativas de sindicatos. É urgente que os sindicatos, estabeleçam uma estratégia séria e pensada para mobilizar os professores. E embora não seja a melhor pessoa para delinear estratégias, sei pelo menos o que devem evitar: Iniciativas avulsas e descoordenadas de outras já existentes; Utilização de argumentos que não convencem; Reinvindicações tardias; e sobretudo a negação das evidências.

3 comentários:

  1. Caro colega,
    Os colegas que afirmam não participar mais em iniciativas dos sindicatos vão participar em iniciativas propostas por quem?

    ResponderEliminar
  2. Reivindicações tardias. Tal como a luta contra a prova de ingresso. Agora, depois de se ter feito alguma coisa e de se ter posto esse tema a ser discutido na AR e a ser alvo de novas propostas por parte do PSD, é que a Fenprof se lembra de agir. Se algo mudar, ainda vêm reivindicar esse sucesso!

    Eu participo em todas as iniciativas que tenham como objectivo lutar contra todas as medidas que considere prejudiciais à educação e aos professores, mas que a minha revolta contra a acção dos sindicatos é muita, é! E se antes a imagem que eu tinha não era boa, agora pior se tornou, e acredito, que ainda irá piorar mais! E quanto à capacidade de mobilizar os tais 100000, discordo: não foram os sindicatos que os mobilizaram, foram os muitos movimentos que se mexeram. Os sindicatos apenas organizaram. E no final, desmancharam esses mesmos 100000...

    ResponderEliminar
  3. De acordo com o visiense. Os sindicatos apenas se col,aram aos movimentos de professores, porque o mérito e a capacidade de mobilização dos professores foi de vários movimentos feitos por professores descontentes. Portanto acho que se de novo os mesmos movimentos se unirem são capazes de mobilizar mais 100 mil professores, já os sindicatos duvido que o sejam. Está a ianda muito recente o entendimento do nosso descontentamento...

    ResponderEliminar