terça-feira, 4 de março de 2008

Confap vai processar autores de dois blogues.

No sítio da TSF a 04/03/2008: "Confederação Nacional das Associações de Pais vai processar judicialmente aos autores de dois blogues, que escreveram que a Confap recebe subsídios do Ministério da Educação. O presidente da associação diz tratar-se de uma «campanha de difamação».

A Confederação Nacional das Associações de Pais vai processar judicialmente aos autores de dois blogues que anunciaram, na Internet, que a Confap recebe subsídios do Ministério da Educação (ME).

A «Educação do meu Umbigo» e «Ensinar na Escola» são os dois blogues onde circulam as contas da Confap.

Nestes blogues lê-se que, em 2006, a Confap terá recebido do ME quatro transferências no valor de cerca de 155 mil euros, num total de receitas de 166 mil euros.

Nesta medida, sublinha o autor de um dos blogues, «a Confap existe porque o ME quer que exista; sem ela, definharia».

Confrontado com estas denúncias, o presidente da Confap, Albino Almeida, explicou que o subsídio em causa é «legal», sublinhando que existe há doze anos.

«A Confap participa em muitos órgão nacionais, pelo que os seus dirigentes, sendo voluntários, não têm que pagar as despesas de deslocação do seu bolso», considerou.

No entender do responsável, «não se trata de dinheiro para o presidente, mas de dinheiro que é distribuído para o movimento que paga a duas funcionárias na sede da Confap, à semelhança do que acontece com outras organizações».

Perante estas acusações, Albino Almeida defendeu que a organização está a ser alvo de uma «campanha de difamação», pelo que decidiu avançar com medidas.

«Entregámos aos advogados estes documentos para que possam proceder criminalmente contra os autores destes blogues, porque eles sabem que estão a mentir», disse.

Para esta terça-feira, a confap agendou uma conferência de imprensa, com o intuito de manifestar a sua independência em relação ao ME."

Ver Artigo Completo (TSF Online)

------------------------
Cada vez mais é necessário termos muito cuidado com aquilo que dizemos e escrevemos. Escusado será dizer que a informação disponibilizada pelos blogs acima referidos se encontra tão difundida que será difícil de "apagar". No entanto, e por puro desconhecimento, gostava de saber onde são gastos estes subsídios. Espero sinceramente que na terça-feira, a Confap para além de manifestar a sua independência relativamente ao ME, também esclareça para onde esses "fundos" são aplicados. Seria importante, para esclarecer esta aparente "suspeita". Depois de ler atentamente o que escrevi e de "obrigar" um dos meus amigos (advogado) a ler atentamente este comentário, opto assim em consciência por publicá-lo... ;)
------------------------

3 comentários:

  1. O silenciamento começou, quem opina de maneira diferente a quem manda perdeu o direito de se expressar.

    Que pretendem? Silenciar toda a gente?


    Dia 8...Veremos quem tem coragem de não se calar!!

    ResponderEliminar
  2. Uma associação que se quer isenta, e defensora de uma das partes do sistema educativo, não pode ser financiada a 93% pelo ME... Imaginem o que seria se os sindicatos fossem financiados dessa forma...

    Não li qualquer declaração nesses blogs que implicasse um uso indevido desse dinheiro, apenas, relativo ao facto de uma associação independente e isenta ser financiada quase na totalidade, por um dos lados...

    ResponderEliminar
  3. Na realidade será um pouco difícil à Confap "manifestar a sua independência em relação ao ME", quando são financiados na sua quase totalidade pelo governo. De qualquer forma, gostava de saber onde são gastos os "fundos" atribuídos.

    ResponderEliminar