sábado, 27 de outubro de 2007

Governo aprova regras do sistema de avaliação dos professores.

No Jornal de Notícias de 25/10/2007: "O Governo aprovou hoje o decreto que regulamenta o processo de avaliação de desempenho do pessoal docente da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário – regras que o Executivo tenciona aplicar já este ano lectivo.

Em conferência de imprensa, a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, frisou que a avaliação será realizada de dois em dois anos.

"A expectativa do Governo é que se realizem avaliações ainda este ano lectivo, sobretudo em relação aos docentes que estão no segundo ano do período previsto para a sua progressão na carreira", salientou a ministra da Educação.

Maria de Lurdes Rodrigues explicou que a avaliação que entrará em vigor terá três dimensões distintas. Na primeira dimensão, o processo centra-se numa ficha de auto-avaliação elaborada por cada um dos professores em exercício, depois, na segunda dimensão, o processo de avaliação é desenvolvido pelo professor titular coordenador do departamento disciplinar, que avaliará o desenvolvimento das aulas, os materiais pedagógicos produzidos e a relação do docente com os alunos. Finalmente, na terceira e última dimensão, a avaliação é feita pelos conselhos executivos, que, entre outros aspectos, aferem a participação dos docentes na vida da escola, ou os graus de responsabilidade e de assiduidade demonstrados por cada professor ao longo do período lectivo.

Segundo a ministra da Educação, o diploma que regulamenta o novo Estatuto da Carreira Docente pretende "estabelecer as regras operativas para a concretização do sistema de avaliação dos professores".

Entre outras matérias, o diploma define a periodicidade, os instrumentos de registos da avaliação, os elementos de referência no que respeita a objectivos individuais de cada professor, mas também o grau de autonomia reservado às escolas na organização dos processos de avaliação dos professores.

O decreto regulamentar identifica também os avaliadores – o coordenador do departamento disciplinar e o presidente do Conselho Executivo – e estabelecem-se as regras de avaliação dos professores contratados e dos professores titulares (responsáveis eles próprios pela avaliação dos restantes docentes) e dos professores em regime de mobilidade nos serviços.

"Com este diploma, o Governo completa um ciclo de regras que permitirão às escolas iniciar os processos de avaliação para todos os docentes", salientou a ministra da Educação."

Ver Artigo Completo (Jornal de Notícias)

------------------------
Quem quiser fazer o download do diploma e de diversos documentos é só utilizar os seguintes links (SPLIU):


Estudem bem estes documentos! Deles depende a vossa avaliação. Bem... Será mais de vocês, mas acho que deu para perceber a ideia. Fica como TPC. Eh eh eh... Só mesmo uma gripe me faz escrever o que quer que seja no blog a um sábado... Um resto de bom fim-de-semana para todos.
-----------------------

1 comentário:

  1. Os direitos dos alunos são cada vez mais (sobretudo dos alunos que faltam, não estudam e arranjam problemas). Os outros não são problema nas estatísticas...

    O trabalho dos professores é avaliado... Ainda não li o diploma só vi as fichas de avaliação, por isso não me posso pronunciar muito. Mas deu para perceber, entre outras coisas, a grande preocupação com o "combate" ao insucesso escolar(camuflar?).

    Quanto tempo mais teremos de esperar para ver medidas que realmente favoreçam a qualidade do ensino?

    Desejo a todos os professores que apesar das contrariedades, continuem a conseguir desenvolver um bom trabalho.

    ResponderEliminar