Aviso: O post que se segue foi inicialmente publicado a 2 de Junho de 2011, no entanto, por continuar a receber dezenas de mensagens de correio electrónico a solicitar modelos de auto-avaliação já preenchidos e por já estar fartinho de escrever que não os possuo, reencaminhado posteriormente para este post, volto a colocá-lo na esperança que esta "avalanche de desespero" pare. Começo a correr o risco de contrair insanidade mental o que certamente me irá conduzir a uma espécie de férias forçadas aqui do blogue. Não me levem a mal, mas isto já começa a roçar o ridículo. Se tivesse os tais modelos preenchidos já os tinha colocado no blogue.
Tenho recebido pedidos algo desesperados de colegas que têm prazos bem apertados para entregar o relatório de auto-avaliação, mas que não sabem o que hão-de fazer...
Tenho recebido pedidos algo desesperados de colegas que têm prazos bem apertados para entregar o relatório de auto-avaliação, mas que não sabem o que hão-de fazer...
Começo por recordar que este relatório é obrigatório (escrevo isto por considerar que alguns colegas acham que podem "saltar" o mesmo ou então elaborá-lo em moldes próprios).
Adiante.
Por mais que queira ajudar, como o prazo de entrega deste documento na minha escola termina a 31 de Agosto e eu estou cheio de trabalho, não tenho tempo para organizar e disponibilizar a esta altura o que quer que seja (o tal "exemplo" que muitos pedem). O máximo que posso fazer é deixar alguns conselhos que julgo úteis:
Adiante.
Por mais que queira ajudar, como o prazo de entrega deste documento na minha escola termina a 31 de Agosto e eu estou cheio de trabalho, não tenho tempo para organizar e disponibilizar a esta altura o que quer que seja (o tal "exemplo" que muitos pedem). O máximo que posso fazer é deixar alguns conselhos que julgo úteis:
1 - Leiam com atenção a legislação que releva para este relatório:
(Decreto-Lei n.º 75/2010, de 23 de Junho)
Modelo de Avaliação do Desempenho Docente - nomeadamente o artigo 17.º
(Decreto Regulamentar n.º 2/2010, de 23 de Junho)
Calendarização, relatório de auto-avaliação e fichas de avaliação global - nomeadamente o Anexo II
(Despacho n.º 14420/2010, de 15 de Setembro)
(Despacho n.º 16034/2010, de 22 de Outubro)
Também poderá ser útil ler o Decreto-Lei n.º 240/2001, de 30 de Agosto, onde é definido o perfil geral de desempenho profissional do educador de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário
2 - Leiam também os seguintes posts aqui do blogue:
a) Autodiagnóstico na ADD
b) ADD - Relatório de auto-avaliação
c) ADD - Relatório de auto-avaliação (cont.)
3 - Tenham em atenção os referenciais do vosso Agrupamento / Escola não agrupada, nomeadamente:
a) Referentes internos, em particular: Projecto Educativo do Agrupamento / Escola e os objectivos e metas aí fixados; Planos Anual e Plurianual de Actividades e Projectos Curriculares de Turma.
b) Eventual documento de orientação da ADD produzido pela Comissão de Coordenação da Avaliação do Desempenho (CCAD) "local".
c) A formatação estabelecida pelo vosso agrupamento para as 6 folhas (nomeadamente o tipo de letra, o tamanho da mesma e o espaçamento - oscilam de escola para escola).
4 - E por último, alguns elementos relevantes acerca deste relatório:
a) Tópicos a incluir: 1. Autodiagnóstico; 2. Breve descrição da actividade profissional; 3. Contributo individual para a prossecução dos objectivos e metas da escola no âmbito das actividades exercidas; 4. Análise pessoal e balanço sobre a actividade lectiva e não lectiva desenvolvida; 5. Formação realizada e apreciação dos seus benefícios para a prática lectiva e não lectiva; e 6. Identificação fundamentada das necessidades de formação para o desenvolvimento profissional.
b) Para a avaliação de cada dimensão (que releva para o tópico 3), e tendo por referência os respectivos domínios, deverão mobilizar o mínimo de 2 e o máximo de 4 evidências. As evidências incluem a identificação da actividade ou tarefa, o seu enquadramento no projecto educativo e planos anual e plurianual de escola, metodologias e estratégias, resultados obtidos e a sua apreciação. Existe ainda a situação de grau de cumprimento das mesmas se estivermos a falar de colegas que entregaram os Objectivos Individuais.
c) Máximo de 6 páginas para tudo o que se encontra referido em a) e b).
Colegas, mais do que isto não posso fazer... Se existir por aí algum colega que queira partilhar o seu relatório de auto-avaliação neste blogue, é só remeter o mesmo para o endereço de correio electrónico cá da casa (odracirmt@yahoo.com.br). Apenas voltarei a abordar o tema do relatório de auto-avaliação se alguma informação útil surgir ou eventualmente, algum "exemplo" do mesmo.
a) Autodiagnóstico na ADD
b) ADD - Relatório de auto-avaliação
c) ADD - Relatório de auto-avaliação (cont.)
3 - Tenham em atenção os referenciais do vosso Agrupamento / Escola não agrupada, nomeadamente:
a) Referentes internos, em particular: Projecto Educativo do Agrupamento / Escola e os objectivos e metas aí fixados; Planos Anual e Plurianual de Actividades e Projectos Curriculares de Turma.
b) Eventual documento de orientação da ADD produzido pela Comissão de Coordenação da Avaliação do Desempenho (CCAD) "local".
c) A formatação estabelecida pelo vosso agrupamento para as 6 folhas (nomeadamente o tipo de letra, o tamanho da mesma e o espaçamento - oscilam de escola para escola).
4 - E por último, alguns elementos relevantes acerca deste relatório:
a) Tópicos a incluir: 1. Autodiagnóstico; 2. Breve descrição da actividade profissional; 3. Contributo individual para a prossecução dos objectivos e metas da escola no âmbito das actividades exercidas; 4. Análise pessoal e balanço sobre a actividade lectiva e não lectiva desenvolvida; 5. Formação realizada e apreciação dos seus benefícios para a prática lectiva e não lectiva; e 6. Identificação fundamentada das necessidades de formação para o desenvolvimento profissional.
b) Para a avaliação de cada dimensão (que releva para o tópico 3), e tendo por referência os respectivos domínios, deverão mobilizar o mínimo de 2 e o máximo de 4 evidências. As evidências incluem a identificação da actividade ou tarefa, o seu enquadramento no projecto educativo e planos anual e plurianual de escola, metodologias e estratégias, resultados obtidos e a sua apreciação. Existe ainda a situação de grau de cumprimento das mesmas se estivermos a falar de colegas que entregaram os Objectivos Individuais.
c) Máximo de 6 páginas para tudo o que se encontra referido em a) e b).
Colegas, mais do que isto não posso fazer... Se existir por aí algum colega que queira partilhar o seu relatório de auto-avaliação neste blogue, é só remeter o mesmo para o endereço de correio electrónico cá da casa (odracirmt@yahoo.com.br). Apenas voltarei a abordar o tema do relatório de auto-avaliação se alguma informação útil surgir ou eventualmente, algum "exemplo" do mesmo.
Excelente contributo, Ricardo! : )
ResponderEliminarFora deste contexto gostava que me tirassem uma dúvida minha e dos demais docentes do meu grupo. O concurso extraordinário será no ano lectivo 2011/2012 ou 2012/2013????
ResponderEliminarMuito agradecido desde já
Sónia Braz
Para Margarida Az: É sempre bom ler palavras de agradecimento. Obrigado.
ResponderEliminarPara Sónia Braz: A esta altura ninguém, mas mesmo ninguém lhe saberá responder.
ResponderEliminarMuito obrigada, Ricardo. Já li grande parte das coisas que mencionaste, mas prefiro ter os "passinhos" todos apontados, para ir dando "baixa" na lista de tarefas ;)
ResponderEliminarSó uma questão: não entendi no despacho que as 6 páginas também incluam as evidências, mas que estas fossem em anexo (ponto 3, alínea a do despacho). Estava a pensar fazer o relatório, remeter para as evidências mas colocá-las em anexo, ou estou a perceber mal o que queres dizer?
Obrigada!
Também já vi uns "modelos" de relatório de auto-avaliação, semelhantes aos que deixaste hoje, mas numa escola daqui do distrito de Aveiro têm um mais subdividido. Não é a minha escola, mas queres que to envie?
Alguém consegue disponibilizar um exemplo de auto-avaliação?
ResponderEliminarAndo baralhado e perdido.
Dedinho
ResponderEliminarAs evidências fazem parte do relatório. Em anexo vão os documentos que suportam essa evidência.
Há uns dias o Ricardo, a meu pedido, publicou um exemplo de uma evidência que retirei do forum do educare. Se o ler vai perceber o que se entende por evidência e o que deve ir em anexo.
Para dedinho: Quanto à parte das evidências, o Advogado já te respondeu.
ResponderEliminarRelativamente ao modelo que escreveste, se o quiseres enviar seria muito bom. É sempre mais um e até pode ser interessante.
Abraço.
Em primeiro lugar, obrigado, tenho conseguido perceber o que tenho que fazer graças ao que tens publicado.
ResponderEliminarEsta avaliação é injusta porque varia muito de escola para escola. Na minha escola temos que fazer o relatório mas sem anexos pois temos que entregar um portefólio com inúmeras coisas que não são necessárias para o relatório.
RICARDO
ResponderEliminarPerante o que aqui se vai escrevendo, deixei de me preocupar com o dito relatório. É de louvar o que poucos fazem por tantos!
Se todos tivessemos o espírito que preside a este blogue e a coluna vertebral tesa, a escola e o país estariam bem melhor.
Imensamente agradecido
@Advogado do Diabo:
ResponderEliminarParece que já não te lembras de mim, mas é natural... almoço em Viseu... onde é que já lá vai...
Obrigada pelo esclarecimento. Já vi o ex. de evidência postado no educare (o da Ana, não é?), mas não se enquadra minimamente no meu trabalho actual, mas alguma coisa se há-de arranjar; agora que não é muito fácil nem justo, lá isso não é!
@Ricardo:
Obrigada pela colaboração. Vou já mandar-te o tal modelo aqui da zona. Retira-lhe pf a identificação da escola.
Bem-haja aos dois!
Ricardo, já ajudaste imenso. Imagino o quão farto deves estar quando te pendem um modelo... Por que será que os colegas não põem mãos à obra em vez de tentar mudar o texto de outrem?!
ResponderEliminarBem, obrigada, pela parte que me toca.
RICARDO MONTES , depois de ler todos os comentários e aproveitar as "dicas" aqui ditas , só tenho a dizer...és um BARIL.e tb acho que AINDA EXISTEM PROFESSORES A GOSTAR DE PARTILHAR. muito obrigada.
ResponderEliminarOlá, boa noite.
ResponderEliminarAlguém já tem na sua escola decidido como se faz a avaliação do Coordenador de departamento pelos docentes? Temos departamentos com 50 elementos e os únicos que efectivamente sabem do nosso trabalho são os Coordenadores de àrea dis ciplinar (delegados e grupo). como estão a fazer? Será que podem partilhar.
Obrigada
Curiosamente (ou não), se for feita uma análise detalhada acerca dos posts relativos a este tema e o número de comentários aos mesmos, estaremos perante um "Top 10". Porque será?
ResponderEliminarVou, mais uma vez, citar um "velho amigo":
"Todo homem que lê demais e usa o cérebro de menos, adquire a preguiça de pensar.
(Albert Einstein)
Sempre "atentamente",
Ana
P.S.: O trabalho elaborado pelo Ricardo e outros colegas da blogosfera, qualquer um de nós o pode fazer, bastam apenas três ingredientes: ler a legislação, ter confiança no trabalho realizado e usar a "inteligência".
ola colegas,
ResponderEliminarpreciso da vossa ajuda.
quem ja fez o seu relatorio de avaliação, pode me dispensá-lo enviando-me (claro com os dados pessoais apagados). estou extremente aflita, pois para a semana tenho de entregá-lo e nao o sei preencher.
espero que me possam ajudar
perdida.na.educacao@gamail.com
obrigada mesmo pela ajuda
Olá caros colegas,
ResponderEliminarÉ mais um a precisar da vossa ajuda!!!!
Pedia o enorme favor, a quem já tivesse feito o seu relatório de avaliação de 2010/2011, e tivesse um coração do tamanho do mundo (fazer o bem sem olhar a quem!.E claro, não se importasse e partilhar o seu trabalho com outros colegas, que enviasse para mim, pois tb estou super enrascado porque tenho de entregar até ao dia 15 deste mês!!!
Acreditem, não é preguiça mas é apenas o meu 3º ano a leccionar e não percebo nada desta avaliação!!! Estou a ficar doido...
Vá lá, conto convosco e espero que me ajudem!!!
Abraço
jpsantos079@hotmail.com
Olá colegas!
ResponderEliminarTambém estou desesperada, não sei muito bem o que escrever em cada campo. Seria mais fácil se houvesse um exemplar preenchido para me seguir...preciso mesmo de ajuda. Se alguém tiver algo que me possa enviar para eu me orientar agradeço : anadias347@hotmail.com.
Muito obrigada.
Olá, colegas anónimos anteriores!
ResponderEliminarSe receberem alguna exemplares de relatórios, enviem para o Ricardo, por favor, para que possa ser partilhado. Tb estou super aflita com isto.
Bjs
Olá colegas,
ResponderEliminarComo todos vocês também estou aflita com elaboração do relatório de auto-avaliação que tenho de entregar até dia 15.
Se alguém me puder enviar um agradeço... pois tenho muitas duvidas.
Muito obrigada,
Ana
ana77fardilha@gmail.com
Por favor também estou preocupada com este relatório.. podem mandar-me alguns?
ResponderEliminarObrigada
Margarida
margaridanicolau01@gmail.com
Caros Colegas
ResponderEliminarTambém estou com dificuldades em preencher o meu relatório de auto-avaliação...
Será que me podem enviar alguns?
Desde já, muito obrigado
João
joao_oliveira_21@yahoo.com
Já agora agradeço que me enviem um relatório já feito se for possível pois também estou com dificuldades em elaborá-lo.
ResponderEliminarO mu endereço é: cathyoliveira@gmail.com
Bom dia. Não vim buscar o teu relatorio ( rsrs)... apenas me chamou atençao as informações relevantes.
ResponderEliminarAdorei. Quanto ao relatorio estou a fazer o meu... e sigo realmente as orientações dadas no "NOVO GUIA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE" e as orientações dadas pelo diretor.
ola colegas,
ResponderEliminarpreciso da vossa ajuda.
Quem ja fez o seu relatorio de avaliação, pode me dispensá-lo enviando-me (claro com os dados pessoais apagados).
Estou extremente aflita, pois para a semana tenho de entregá-lo e nao o sei preencher.
espero que me possam ajudar
mjosoliveira@gmail.com
obrigada mesmo pela ajuda