O colega "Advogado do Diabo" avisou-me para este "pormenor": O Despacho n.º 14420/2010, de 15 de Setembro - o "tal", relativo à calendarização, relatório de auto-avaliação e fichas de avaliação global - refere no anexo II (Regras e padrões de uniformização para a elaboração do relatório de auto-avaliação) a necessidade de elaborar um autodiagnóstico (realizado no início do procedimento de avaliação) que leve em consideração os domínios de avaliação e ou as funções ou actividades específicas não enquadráveis nos domínios, bem como a inserção na vida da escola e, se for o caso, os objectivos individuais apresentados. Este autodiagnóstico deverá depois fazer parte do relatório de auto-avaliação.
Assim, o que eu recomendo é que comecem a redigir um esboço de autodiagnóstico, para que depois não se esqueçam de alguns elementos. E se para os contratados isto é importante, para os colegas dos quadros isto será ainda mais relevante, pois estamos a falar de ciclos avaliativos de dois anos. E se eu já tenho dificuldades em me lembrar do que fiz há um ano atrás, quando estamos a falar de dois anos ainda será pior...
Não se esqueçam também que o relatório de auto‑avaliação terá de ser redigido de forma clara, sucinta e objectiva, não podendo exceder seis páginas A4. Seis páginas A4... Mesmo utilizando um tamalho de letra bem pequeno e reduzindo as margens ao máximo, teremos de acrescentar outros elementos obrigatórios (exemplos: descrição da actividade profissional desenvolvida no período em avaliação e análise pessoal e balanço sobre a actividade lectiva e não lectiva desenvolvida). Assim, teremos de ser tão sucintos quanto as 6 páginas nos irão permitir. Assim, tenham calma com o autodiagnóstico...
Fica o alerta.
Assim, o que eu recomendo é que comecem a redigir um esboço de autodiagnóstico, para que depois não se esqueçam de alguns elementos. E se para os contratados isto é importante, para os colegas dos quadros isto será ainda mais relevante, pois estamos a falar de ciclos avaliativos de dois anos. E se eu já tenho dificuldades em me lembrar do que fiz há um ano atrás, quando estamos a falar de dois anos ainda será pior...
Não se esqueçam também que o relatório de auto‑avaliação terá de ser redigido de forma clara, sucinta e objectiva, não podendo exceder seis páginas A4. Seis páginas A4... Mesmo utilizando um tamalho de letra bem pequeno e reduzindo as margens ao máximo, teremos de acrescentar outros elementos obrigatórios (exemplos: descrição da actividade profissional desenvolvida no período em avaliação e análise pessoal e balanço sobre a actividade lectiva e não lectiva desenvolvida). Assim, teremos de ser tão sucintos quanto as 6 páginas nos irão permitir. Assim, tenham calma com o autodiagnóstico...
Fica o alerta.
Para ser sincera, não percebo muito bem em que consiste esse autodiagnóstico, nem em que moldes o devo elaborar...
ResponderEliminarPois! Nem eu!!! Se alguém tiver umas ideias...
ResponderEliminarAna
se és bom a português estás safo...faz uma composição bem feita e não esqueças os floreados....
ResponderEliminarah!ah!ah!
Existe algum modelo para isto? Ou é um exercício de escrita criativa? Pode ser em verso?
ResponderEliminarQue bom, afinal não só sou eu que estou com dificuldades em fazer o tal autodiagnóstico...
ResponderEliminarSerá uma caracterização da turma antes do processo de avaliação mas eu tenho 1º ano não os conhecia. estou a ficar muuuuuuito baralhada. Alguém me ajude.
Alguém por favor troque isso por miúdos.Penso que o autodiagnóstico tem a ver connosco e não com a turma. Teremos que falar sobre os objectivos individuais que entregamos.Certo?... Ou não?...
ResponderEliminarAlguém já tentou preencher a ficha de auto-avaliação relativa a este biénio com os itens referidos no tal despacho. É que eu tentei, mas em vão, não consigo. Não sei muito bem fazer o autodiagnóstico, mas as alíneas c) e d) também me parecem confusas. Se alguém me pudesse esclarecer, ajudaria muito. Acho que anda tudo baralhado e só agora se tomou consciência que a ficha mudou e não para melhor.
ResponderEliminarVerdadeiramente também não sei o que querem com o autodiagnóstico. A ficha deste ano está muito mais vaga e confusa... esses tipos do ME estão cada vez piores...
ResponderEliminarExactamente, confundindo e baralhando, mais uma humilhação! Estou a começar a ver a série infindável de informação sobre a aberrante avaliação. Já perdi horas, mas continuo cheio de dúvidas e como já disseram não sei o que pretendem nos vários campos; a começar com o "autodiagonóstico"!Em relação ao anterior relatório de auto avaliação piorou!Mais uma aberração feita por iluminados nalgum gabinete dos desgovernantes! Muito subjectivo, quando não o devia ser, podendo por isso prejudicar o docente avaliado, promover os abusos e arbitrariedades e cair na INCONSTITUCIONALIDADE!
ResponderEliminarOI a todos
ResponderEliminarPensava que era só eu que estava confusa, mas afinal não. É pena pois assim haveria alguém que já saberia como fazer o autodiagnóstico e preencher as alineas b) c)com evidências e a d)
do relatório de auto-avaliação.
Estou desesperada. Ajudem-nos.
Alguém anda muito doido pq na minha Escola/Agrupamento, já acabou o prazo para a entrega da Auto-avaliação e NINGUÉM, que eu saiba, fez o tal auto-diagnóstico. Nunca nos foi pedido, nunca foi sequer referido.
ResponderEliminarE agora vai-se fazer um diagnóstico, que devia ser, pela legislação, anterior a tudo- o começo- no final e depois de fazerem a avaliação final do tal diagnóstico que não se fez..?!?
Um pequeno pormenor...Se o autodiagnóstico deve ser feito no início do ciclo avaliativo (2009/2010-2010/2011) mas o 2/2010 só entrou em vigor a 15 de Setembro de 2010, como é que faço um autodiagnóstico que já deveria ter sido feito?
ResponderEliminarHG
Ah,
ResponderEliminarPensava que era só eu...
Mas se não há nada de concreto podemos divagar.
Eu realmente também estou desesperada. Tenho que entregar a ficha até 6ª ás 14Horas e não sei como fazer. Ajudem-me
ResponderEliminarEu também tenho que entregar o relatório de auto-avaliação até amanhã e tenho as mesmas dúvidas que o resto do pessoal: autodiagnóstico, b),c), d)....Não sei que escrever, em que sítio deve ser....uuuhhhrrrrrrrr!!!!!!!!!
ResponderEliminarQue desassossego... Boa sorte para todos.
Também estou deseperada! Isto deveria ser realizado no início do procedimento de avaliação. O que está a fazer no relatório de auto-avaliação?
ResponderEliminarSim, de facto está tudo muito confuso... Já ando a trabalhar no reatório desde Janeiro e não consigo compreeneder muita coisa... Quanto ao tal AUTODIAGNOSTICO, penso que tem a ver com a identificação de dificuldades/constrangimentos detectados no inicio das funções/periodo de avaliação (pode ter a ver com as condições da escola, com a turma, com o horário...) e, consequentemente, será necessário, ao longo do relatório (não sei bem onde!!!) descrever as estratégias usadas para colmatar essas dificuldades e avaliar a consecução dessas mesmas estratégias. Esta foi a minha interpretação, uma vez que me parece que este parametro foi incluido para que parecesse que o processo era mais justo, uma vez que todos sabemos que a realidade das escolas influencia muito o desempenho do professor... foi uma boa tentativa, mas não me parece que vá resultar!
ResponderEliminarAnónima: Olá, li os vossos comentários todos e revi-me neles, de qualquer maneira penso que o autodiagnóstico tem a ver com a organização e gestão da aula, desenvolvimento da aula e comunicação não verbal, enfim tudo aquilo que fazemos na sala de aula.
ResponderEliminarBoa sorte para todos. Eu vou fazer assim!
Será alguma doença rara?
ResponderEliminarO relatório autodiagnóstico é para elogiar o trabalho dos directores e das suas ministras. Nada mais! Tenham vergonha e demitam-se TODOS os directores (salazaristas déspotas incompetentes e saloios)
ResponderEliminarNem sei por que ponta lhe hei-de pegar.Isso de auto-diagnóstico é bom para quem tiver um bocado de paleio.
ResponderEliminarEspero ajudar, porque isto tem sido complicado cá para o meu lado.
ResponderEliminarA ficha da minha escola visa alguns pontos a ter em atenção quando se faz o autodiagnóstico. O que a principio também não ajudou nada só complicou até que encontrei um documento chamado "Padrões do Desempenho", li com alguma calma e consegui perceber a historia das dimensões e dos dominios.
Espero ter ajudado.
E se em vez de autodiagnóstico aqueles Senhores tivessem pedido:"As minhas opções pedagógicas" Ser professor, para quê?
ResponderEliminarEstou desesperada, o que é isto do auto-diagnóstico? E as evidências? São obrigatórias?
ResponderEliminarIsto do Auto-diagnódtico assemelha-se á crise pela qual estamos a passar, parece não ter critérios especificos de resolução!! Alem do mais parece que este problema afecta toda a gente, tal como a crise. . Mas o que pretenderão eles com isto? Será que ao menos eles terão alguma noção do que estão a exigir? Se sim ao menos podiam especificar...
ResponderEliminarBoa sorte a todos :)