segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Autodiagnóstico na ADD.

O colega "Advogado do Diabo" avisou-me para este "pormenor": O Despacho n.º 14420/2010, de 15 de Setembro - o "tal", relativo à calendarização, relatório de auto-avaliação e fichas de avaliação global - refere no anexo II (Regras e padrões de uniformização para a elaboração do relatório de auto-avaliação) a necessidade de elaborar um autodiagnóstico (realizado no início do procedimento de avaliação) que leve em consideração os domínios de avaliação e ou as funções ou actividades específicas não enquadráveis nos domínios, bem como a inserção na vida da escola e, se for o caso, os objectivos individuais apresentados. Este autodiagnóstico deverá depois fazer parte do relatório de auto-avaliação.

Assim, o que eu recomendo é que comecem a redigir um esboço de autodiagnóstico, para que depois não se esqueçam de alguns elementos. E se para os contratados isto é importante, para os colegas dos quadros isto será ainda mais relevante, pois estamos a falar de ciclos avaliativos de dois anos. E se eu já tenho dificuldades em me lembrar do que fiz há um ano atrás, quando estamos a falar de dois anos ainda será pior...

Não se esqueçam também que o relatório de auto‑avaliação terá de ser redigido de forma clara, sucinta e objectiva, não podendo exceder seis páginas A4. Seis páginas A4... Mesmo utilizando um tamalho de letra bem pequeno e reduzindo as margens ao máximo, teremos de acrescentar outros elementos obrigatórios (exemplos: descrição da actividade profissional desenvolvida no período em avaliação e análise pessoal e balanço sobre a actividade lectiva e não lectiva desenvolvida). Assim, teremos de ser tão sucintos quanto as 6 páginas nos irão permitir. Assim, tenham calma com o autodiagnóstico...

Fica o alerta.

25 comentários:

  1. Para ser sincera, não percebo muito bem em que consiste esse autodiagnóstico, nem em que moldes o devo elaborar...

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  2. Pois! Nem eu!!! Se alguém tiver umas ideias...
    Ana

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  3. se és bom a português estás safo...faz uma composição bem feita e não esqueças os floreados....
    ah!ah!ah!

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  4. Existe algum modelo para isto? Ou é um exercício de escrita criativa? Pode ser em verso?

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  5. Que bom, afinal não só sou eu que estou com dificuldades em fazer o tal autodiagnóstico...
    Será uma caracterização da turma antes do processo de avaliação mas eu tenho 1º ano não os conhecia. estou a ficar muuuuuuito baralhada. Alguém me ajude.

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  6. Alguém por favor troque isso por miúdos.Penso que o autodiagnóstico tem a ver connosco e não com a turma. Teremos que falar sobre os objectivos individuais que entregamos.Certo?... Ou não?...

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  7. Alguém já tentou preencher a ficha de auto-avaliação relativa a este biénio com os itens referidos no tal despacho. É que eu tentei, mas em vão, não consigo. Não sei muito bem fazer o autodiagnóstico, mas as alíneas c) e d) também me parecem confusas. Se alguém me pudesse esclarecer, ajudaria muito. Acho que anda tudo baralhado e só agora se tomou consciência que a ficha mudou e não para melhor.

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  8. Verdadeiramente também não sei o que querem com o autodiagnóstico. A ficha deste ano está muito mais vaga e confusa... esses tipos do ME estão cada vez piores...

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  9. Exactamente, confundindo e baralhando, mais uma humilhação! Estou a começar a ver a série infindável de informação sobre a aberrante avaliação. Já perdi horas, mas continuo cheio de dúvidas e como já disseram não sei o que pretendem nos vários campos; a começar com o "autodiagonóstico"!Em relação ao anterior relatório de auto avaliação piorou!Mais uma aberração feita por iluminados nalgum gabinete dos desgovernantes! Muito subjectivo, quando não o devia ser, podendo por isso prejudicar o docente avaliado, promover os abusos e arbitrariedades e cair na INCONSTITUCIONALIDADE!

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  10. OI a todos
    Pensava que era só eu que estava confusa, mas afinal não. É pena pois assim haveria alguém que já saberia como fazer o autodiagnóstico e preencher as alineas b) c)com evidências e a d)
    do relatório de auto-avaliação.
    Estou desesperada. Ajudem-nos.

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  11. Alguém anda muito doido pq na minha Escola/Agrupamento, já acabou o prazo para a entrega da Auto-avaliação e NINGUÉM, que eu saiba, fez o tal auto-diagnóstico. Nunca nos foi pedido, nunca foi sequer referido.
    E agora vai-se fazer um diagnóstico, que devia ser, pela legislação, anterior a tudo- o começo- no final e depois de fazerem a avaliação final do tal diagnóstico que não se fez..?!?

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  12. Um pequeno pormenor...Se o autodiagnóstico deve ser feito no início do ciclo avaliativo (2009/2010-2010/2011) mas o 2/2010 só entrou em vigor a 15 de Setembro de 2010, como é que faço um autodiagnóstico que já deveria ter sido feito?
    HG

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  13. Ah,

    Pensava que era só eu...
    Mas se não há nada de concreto podemos divagar.

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  14. Eu realmente também estou desesperada. Tenho que entregar a ficha até 6ª ás 14Horas e não sei como fazer. Ajudem-me

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  15. Eu também tenho que entregar o relatório de auto-avaliação até amanhã e tenho as mesmas dúvidas que o resto do pessoal: autodiagnóstico, b),c), d)....Não sei que escrever, em que sítio deve ser....uuuhhhrrrrrrrr!!!!!!!!!
    Que desassossego... Boa sorte para todos.

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  16. Também estou deseperada! Isto deveria ser realizado no início do procedimento de avaliação. O que está a fazer no relatório de auto-avaliação?

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  17. Sim, de facto está tudo muito confuso... Já ando a trabalhar no reatório desde Janeiro e não consigo compreeneder muita coisa... Quanto ao tal AUTODIAGNOSTICO, penso que tem a ver com a identificação de dificuldades/constrangimentos detectados no inicio das funções/periodo de avaliação (pode ter a ver com as condições da escola, com a turma, com o horário...) e, consequentemente, será necessário, ao longo do relatório (não sei bem onde!!!) descrever as estratégias usadas para colmatar essas dificuldades e avaliar a consecução dessas mesmas estratégias. Esta foi a minha interpretação, uma vez que me parece que este parametro foi incluido para que parecesse que o processo era mais justo, uma vez que todos sabemos que a realidade das escolas influencia muito o desempenho do professor... foi uma boa tentativa, mas não me parece que vá resultar!

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  18. Anónima: Olá, li os vossos comentários todos e revi-me neles, de qualquer maneira penso que o autodiagnóstico tem a ver com a organização e gestão da aula, desenvolvimento da aula e comunicação não verbal, enfim tudo aquilo que fazemos na sala de aula.
    Boa sorte para todos. Eu vou fazer assim!

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  19. Será alguma doença rara?

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  20. O relatório autodiagnóstico é para elogiar o trabalho dos directores e das suas ministras. Nada mais! Tenham vergonha e demitam-se TODOS os directores (salazaristas déspotas incompetentes e saloios)

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  21. Nem sei por que ponta lhe hei-de pegar.Isso de auto-diagnóstico é bom para quem tiver um bocado de paleio.

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  22. Espero ajudar, porque isto tem sido complicado cá para o meu lado.
    A ficha da minha escola visa alguns pontos a ter em atenção quando se faz o autodiagnóstico. O que a principio também não ajudou nada só complicou até que encontrei um documento chamado "Padrões do Desempenho", li com alguma calma e consegui perceber a historia das dimensões e dos dominios.
    Espero ter ajudado.

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  23. E se em vez de autodiagnóstico aqueles Senhores tivessem pedido:"As minhas opções pedagógicas" Ser professor, para quê?

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  24. Estou desesperada, o que é isto do auto-diagnóstico? E as evidências? São obrigatórias?

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  25. Isto do Auto-diagnódtico assemelha-se á crise pela qual estamos a passar, parece não ter critérios especificos de resolução!! Alem do mais parece que este problema afecta toda a gente, tal como a crise. . Mas o que pretenderão eles com isto? Será que ao menos eles terão alguma noção do que estão a exigir? Se sim ao menos podiam especificar...
    Boa sorte a todos :)

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