sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Área de Projecto em vias de extinção.

No "Sol" a 15/10/2010: "Do Conselho de Ministros desta quinta-feira saiu um decreto-lei que põe fim à área de projecto nos 2.º e 3.º ciclos do básico e permite às escolas ter aulas de 45 ou 90 minutos.

O Governo chegou à conclusão de que a área de projecto é «ineficaz». E decidiu retirá-la «do elenco de áreas curriculares não disciplinares».

A decisão, como explica o comunicado do Conselho de Ministros, foi tomada pela constatação da sua falta de utilidade pela «experiência da sua aplicação» e depois de ouvir «as opiniões expressas pela comunidade educativa».
(...)
No entanto, o comunicado que anuncia este decreto-lei não explica quando poderá entrar em vigor esta medida nem de que forma serão reorganizados os horários já existentes este ano lectivo.

O mesmo decreto-lei dá às escolas a possibilidade de organizar os seus horários em aulas de 45 ou 90 minutos, «no âmbito da sua respectiva autonomia, expressa no seu projecto curricular de turma». Para que essa alteração seja efectiva, a escola terá, contudo de ouvir o conselho geral e o conselho pedagógico."

Ver Artigo Completo (Sol)

------------------------
Comentário: Concordo com a medida de um ponto de vista puramente funcional, ou seja, a Área de Projecto (AP) não funciona. E não quero que me digam que esta área curricular não disciplinar (ACND) é essencial para patati patata... Como está não serve, como tal, acho bem que tenha sido removida. No entanto, teremos de esperar pelo decreto-lei propriamente dito pois ficam algumas dúvidas... nomeadamente da organização dos horários em 45 ou 90 minutos que tem de ser bem entendido.

Para além disso, teremos óbvias consequências nos horários de professores. É que no meio desta fúria governamental anti-despesa, não me parece que o que tiram agora à AP a adicionem em outra(s) disciplina(s) ou ACND. Concluindo, contem com cortes nas contratações a partir do momento em que este decreto entre em vigor.
------------------------

10 comentários:

  1. E no secundário? Nada?
    E quais as razões pedagógicas para o seu fim no básico? Zero!
    Nem tão pouco negam as razões que estão na sua génese!
    A única ACND que ainda podia ser levada a sério pelos alunos, porque legalmente a nota não era apenas decorativa, acabou!
    Não faria sentido, pelo menos, deixá-la no 2º ciclo, para os alunos criarem hábitos desenvolvidos nessa área?
    Uma medida avulsa no currículo! Grande currículo!
    Enfim...
    Um abraço.

    P.S. Quando até as faltas injustificadas às ACND não são consideradas, está tudo dito!

    ResponderEliminar
  2. 45 ou 90 minutos?
    O melhor era 30! Assim dava para entre dois intervalos os alunos por "um só toque, aturarem 3 professores de uma vez" (tipo coelhos!).
    Já não chega "os 5 minutos" que alguns perdem a chegar à sala de aula, que agora é melhor perder mais um tempinho na troca do "chefe da banda"!
    Um abraço.
    P.S. Depois queixem-se que não cumprem os programas por falta de tempo (5min.x40aulas=200 minutos perdidos no ano!). Para algumas disciplinas significa não dar aulas durante duas semanas!

    ResponderEliminar
  3. e no 1º ciclo? a área projecto continua? no artigo do Sol não refere em que ciclos deixará de existir?! sabem algo sobre o 1º ciclo?

    ResponderEliminar
  4. Ouvi que o Estudo Acomponhado também vai acabar. Não me parece que estas horas sejam para distribuir por alguma disciplina, faz tudo parte do plano de austeridade e já está mais que assumido diminuir o número de contratados, logo...

    ResponderEliminar
  5. Acabem com o que quiserem!
    Vai ser uma grande chatice para os "papás"! É que assim sendo, os filhotes vão passar menos tempo no "depósito de crianças", vulgo escola!
    Um abraço.
    P.S. Será que o "Bininho" não acusará nada desta feita!

    ResponderEliminar
  6. É com medidas como esta que se consegue a proeza de diminuir o número de contratados, congelando as admissões. Mais virá com a reforma curricular, para não falar na alteração dos nossos horários. Quanto aos 45 minutos, a ideia não me repugnaria (na medida em que considero que pode ter consequências positivas no aspecto disciplinar) se não advinhasse que isso terá também consequências nefastas para os nossos horários e também as que refere o FD. No que se refere à AP tenho uma opinião muito crítica em relação à proliferação das paradisciplinas. Não me parece que tenham trazido grande vantagem para a aprendizagem e para o sucesso efectivo. Só lamento o fim da AP na perspectiva dos horários dos professores.

    ResponderEliminar
  7. Já ouvi colegas a chamar às ACND’s excrescências do currículo. Desde que existe Área de Projecto que a lecciono e peço para continuar a leccionar, tenho é pena que, nos últimos anos, os temas sejam impostos e não escolhidos pelos docentes e discentes, mas continuo a dar as minhas aulas com bons resultados, que o digam as inspecções. Não sei onde foram buscar a ideia de que AP é “ineficaz”, na minha opinião é a Área Curricular, disciplinar ou não, que apresenta melhores resultados, porque as aprendizagens se realizam mediante a necessidade (como defende Agostinho da Silva) e não porque constam dos manuais, dos programas e saem nos testes e exames. Já me constava, há uns anos, que iam acabar com as ACND’s, e já estou preparado para as consequências (menos colegas contratados para a minha disciplina), mas vou ficar com pena. Área de Projecto FUNCIONA, desde que o resultado não se limite a umas brochuras encadernadas com copy/paste de texto e imagem. Dizer que não funciona é dar um tiro no pé, ou não perceber nada de metodologia de projecto nem de motivação extrínseca. António

    ResponderEliminar
  8. FD,
    infelizmente não acredito que isso diminuirá o número de horas de permanência dos alunos na escola. Não vou dizer nada que é para não dar ideias, mas acredito que a minha vai acontecer...

    ResponderEliminar
  9. E O Estudo Acompanhado? Tb vai acabar? Li algures essa possibilidade.
    Já agora acabem com tudo! Que desgraça!Para o ano os contratados (como eu) estão feitos! Irá haver uma dimunuição considerável.
    Ana

    ResponderEliminar
  10. Penso que para avaliar Area Proj, é objectivo e varia muitissimo de escola para escola. Se for como na Visconde de Juromenha - Mem Martins em que os meus filhos no 5º ano se queixam que este periodo só falaram sobre o aquario da escola e sobre carpas em todas as aulas de AP e que já estão fartos... ...Não parece realmente fazer muita falta.

    ResponderEliminar