quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Reforço de gestão ou regresso ao passado?


Comentário: O anúncio do "regresso ao passado" foi feito sob a forma de um nota à comunicação social intitulada de "Reforço de medidas de gestão do corpo docente" (aqui) e que foi concretizada no sítio da DGAE através de um nota informativa (acolá). 

Nesta nota informativa é dado aos Diretores dos Agrupamentos a possibilidade de gerir necessidades em determinados grupos de recrutamento com docentes de outros grupos de recrutamento. O caso mais escandaloso será mesmo a questão da possibilidade de "recrutamento" de professores para a área de informática bastando terem "concluído, com aproveitamento, ações de formação destinadas a professores e creditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua que tenham por objeto os conteúdos curriculares da disciplina em causa".

Demasiado preocupante... Se esta é a forma do atual Ministério da Educação resolver aquilo que há muito se prevê, em pouco tempo teremos a falência generalizada de alguma seriedade que os professores ainda vão conseguindo assegurar ao ensino na escola pública. 

Temos um Ministério da Educação sem interesse em encontrar soluções para os problemas que se vão agravando. E ao contrário do que afirma o título da nota à comunicação social não estamos perante um reforço de gestão, mas sim de um reforço da inoperância.

Sem comentários:

Enviar um comentário