quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Da previsibilidade da falta de professores a curto e médio prazo...


Comentário: A pergunta tem várias respostas e quem é professor conhece-as perfeitamente... É um panorama há muito previsto, e fruto das recentes políticas educativas, que centram a sua ação na degradação de uma classe profissional, não só em termos de perda de autoridade, de desrespeito, de desmotivação, mas acima de tudo, na burocratização. 

Os professores estão imersos em legislação e estão a ser formatados para se limitarem a aplicá-la e justificá-la, não deixando grande espaço para aquilo que deveria ser central na classe: ensinar! E quando finalmente os professores criaram metodologias e estratégias para desenvolverem aquilo que está legislado, eis que alguém volta a "baralhar as cartas" e a mudar as designações. Isto é motivador? Claro que não... Se aliarmos a isto, o roubo de tempo de serviço, os salários irreais para uma classe que deixa muito na estrada e nos alugueres de quartos, a indisciplina dos alunos e a falta de educação de alguns progenitores, é óbvio que nas próximas duas décadas, estas notícias serão em maior número.

Posso (e quero) estar enganado, mas creio que estamos perante uma situação dificilmente reversível, tendo em conta que não existe vontade política para a modificar.

2 comentários:

  1. A solução será encontrada. Já no passado exitui falta de professores. Primeiro será permitido fazer horas extraordinárias, e quantos colegas o anseiam. Depois havendo mesmo falta os recem licenciados arranjarão ligo colocaçao. Consequência mais quererão o ser.
    Claro que há grupos específicos. Mas serão solucionadados caso a caso. Por exemplo,informática, há muitos colegas de outros grupos, uns com formação, outros com competencia para lecionarem os conteúdos da diaciplina.

    ResponderEliminar
  2. "Star Dust" queres dizer que no curto prazo qualquer louc@ pode fazer de "professor"?...
    O que interessa é manter os miúdos na casa dos vinte nas Escolas, para diminuir os assaltos a supermercados?...
    Mas está tudo louc@?!!!...

    ResponderEliminar