quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Aqui está uma proposta com sentido...

"Relativamente ao regime geral de concursos, o Ministério da Educação limitou-se a uma proposta de realização de um concurso interno antecipado, que não merece acordo da FENPROF por apenas prever a alteração de normas para a mobilidade interna e a contratação (alterações de que a FENPROF discorda), não admitindo outras alterações, essas sim, necessárias. Desde logo, criando prioridades únicas para os docentes dos quadros, sejam de escola / agrupamento ou de zona pedagógica, que se candidatam tanto ao concurso interno, como à mobilidade interna. Alterações que se deverão estender à redução da área geográfica dos QZP ou à universalidade de candidatura, permitindo que todas as vagas que são abertas para concurso externo, sejam, antes, colocadas em concurso interno."
(Fonte: aqui)

O problema é que por mais sentido que façam estas propostas, existirá sempre quem delas discorde... Com os atuais moldes dos concursos, faz todo o sentido reduzir a extensão das áreas dos Quadros de Zona, assim como facultar aos atuais professores dos quadros, as vagas que surgem a posteriori (nomeadamente as "extraordinárias"), e às quais estão vedados de concorrer. Desde que sejam criados mecanismos de gestão do número de vagas (de modo, a não impossibilitar ou reduzir as novas entradas em quadro), não constato aqui grandes problemas, a não ser uma maior justiça nos concursos.

3 comentários:

  1. Não podia concordar mais. Agora o importante era ver essas reivindicações irem para a frente, porque melhorariam a qualidade de vida de TODOS os professores.(professora contratada 200)

    ResponderEliminar
  2. "Desde que sejam criados mecanismos de gestão do número de vagas (de modo, a não impossibilitar ou reduzir as novas entradas em quadro), não constato aqui grandes problemas, a não ser uma maior justiça nos concursos."


    Este sempre foi o grande problema. O problema está com as vagas negativas e as vagas não recuperáveis.
    E como bem sabes, sendo obrigatório a publicação no aviso de abertura de todas as vagas a concurso, não consegues ter um mecanismo que garante que não ocorra redução de vagas para novas entradas de quadro. Basta que alguém que esteja num local com vaga negativa ou que a sua vaga não seja recuperável ocupe uma vaga e ocorre logo uma diminuição das vagas para novas entradas de quadro.

    ResponderEliminar
  3. Nuno Coelho... O problema é quando mudam as regras depois de submeter candidaturas e tomar decisões!!!
    Quando se concorre, tem-se em conta as regras que, espontaneamente, alteram e, assim sendo, passa a ser injusto!!!

    ResponderEliminar